Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Atos 10.34-43 - Domingo de Páscoa - 17/04/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

17/04/2022

 

17/04/2022 – Domingo de Páscoa

Pregação: Atos 10.34-43;

Leituras: Salmo 118.1-2,14-24; 1 Coríntios 15.19-26

Missionária Silena Schultz Lourenço – Tangará da Serra – MT

 

     LITURGIA DE ABERTURA

 

ACOLHIDA

Bom dia / Boa noite, sejam todos bem vindos! Quem os recebe é o próprio Deus. Hoje celebramos com grande alegria a vitória de nosso Senhor Jesus Cristo. Saúdo a todos com as palavras de Lucas 24.5b-6a: “Por que é que vocês estão procurando entre os mortos quem está vivo? Ele não está aqui, mas foi ressuscitado.”

 

Celebramos este culto em nome e na companhia de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

CANTO DE ENTRADA

Nº 436 - LCI – Porque Ele vive

 

Ou: Nº ____________________________________________________

 

 

CONFISSÃO DE PECADOS

Pai de amor, nos achegamos na tua presença com humildade, crendo no teu amor e em tua misericórdia. Reconhecemos que somos falhos, que fracassamos muitas vezes e envergonhamos o teu evangelho. Amado Deus, queremos em oração silenciosa confessar as nossas falhas que foram cometidas em palavras, pensamentos e ação. Ouve Pai o nosso pedido de perdão: (deixar um tempo em silêncio)

Obrigada Pai pelo teu amor que é tão grande. Ajuda-nos a ficarmos sempre firmes contigo. Em nome de Cristo. Amém.

 

ANÚNCIO DO PERDÃO

Palavra de Salmo 86.5 diz: Ó Senhor, tu és bom e perdoador e tens muito amor por todos os que oram a ti. Se você está verdadeiramente arrependido e que ter nova vida com Cristo, eu anuncio o perdão de vossos pecados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

ORAÇÃO DO DIA

Amado Senhor, prepara o nosso coração para receber a tua Palavra. Aquieta nossa alma para prestar atenção no que Tu queres falar conosco. Não permita que as preocupações do dia a dia venham tirar nossa concentração em Ti. Abençoa esse momento de compartilhar e receber da tua Palavra. Amém.

 

LITURGIA DA PALAVRA

 

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Salmo 118.1-2,14-24

 

2ª Leitura Bíblica: 1 Coríntios 15.19-26

 

 

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO

Nº 165 - LCI – Estou pronto, Senhor

 

PREGAÇÃO

Convido a abrir nossas bíblias no livro de Atos 10.34-43.

No texto que acabamos de ler, Pedro está anunciando o Evangelho para Cornélio – comandante  de um batalhão romano.

Ao receberem a Palavra de Deus o Espírito Santo desce sobre todos os que estão naquela casa e eles recebem o batismo.

Quando nos colocamos a serviço de nosso Mestre, coisas maravilhosas acontecem: pessoas recebem a Palavra que traz perdão dos pecados e salvação.

Infelizmente, não nos damos conta do poder da Palavra de Deus. Um exemplo simples: não temos o hábito de ler a Bíblia todos os dias. Não existe em nós o interesse de aprofundar nosso conhecimento em Deus. Falta tempo para dedicarmos a oração. Estamos sempre tão atarefados que não temos tempo para essas coisas.

E hoje estamos aqui celebrando a Páscoa de nosso Jesus. O que significa Páscoa? Será que a Páscoa que celebramos de fato agrada a Deus?

Páscoa se origina da palavra em latim Pascha, que deriva do hebraico Pessach / Pesach, que significa “a passagem”. Essa “passagem” está descrita no Antigo Testamento como a libertação do povo israelita da escravidão no Egito. A Páscoa era celebrada pelos judeus para comemorar a liberdade conquistada pelo seu povo. Foi ordem de Deus celebrar a Páscoa, confira em sua bíblia Êxodo 12.1-14, 43-51.

Já no Novo Testamento, Páscoa é a celebração da passagem da morte para a vida, através da ressurreição de Jesus Cristo. Jesus que é Deus, deixando toda a sua glória e poder, vem a em forma humana para cumprir o plano de salvação de toda a humanidade. Passando por tentações, provações, traições, foi preso, surrado, humilhado em praça púbica e pregado em uma cruz, onde ficou até sua morte. Pessoas que o amavam pediram autorização ao governador Pilatos e o retiraram da cruz, dando a Ele um túmulo. Mas as mulheres que o acompanhavam queriam dar um sepultamento digno, perfumando seu corpo, mas naquele dia não podiam mais, pois no sábado ao pôr do sol os judeus não podem fazer nenhuma atividade até no nascer do sol de domingo, E, foi isso que aquelas mulheres fizeram, foram para suas casas aguardar o nascer do sol do domingo. Essas mulheres levaram um grande susto, pois chegando perto do túmulo viram que ele estava aberto, a grande pedra foi tirada do lugar. Entrando no tumulo encontram dois anjos que perguntam: Por que é que vocês estão procurando entre os mortos quem está vivo? (Lc 24.5)

Páscoa é a celebração da ressureição de Cristo Jesus. E dia de festa, de alegria para todos os cristãos. Lembre-se que tudo oque Jesus fez, foi por te amar.

Por isso, celebre essa data com sua família, amigos e igreja. Pois o teu Senhor está vivo e permanece contigo hoje e sempre.

Não permita que nada ofusque o verdadeiro significado da Páscoa, explique para as crianças da tua família o que aconteceu nessa data. Permita que a Palavra de Deus continue sendo anunciada pura e verdadeiramente. Deixe que a Palavra de Deus faça o milagre acontecer, mas para isso, você e eu precisamos anunciar. Precisamos ser instrumento de Deus nesse mundo que carece de amor e compaixão.

Que a graça e a paz de Deus esteja com cada um de nós. Amém.

 

 

CONFISSÃO DE FÉ

Em resposta a Palavra anunciada confessemos a nossa fé com as palavras do credo apostólico: Creio em Deus Pai, ...

 

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

Nº 626 - LCI – Conta as bênçãos

 

 

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Deus da graça e do amor, te agradecemos por este culto, onde tua Palavra foi anunciada, ajuda-nos a vive-la nessa semana que está iniciando. Queremos colocar em tua presença toda família que aqui está representada. Esteja dentro dos nossos lares, em nosso local de trabalho e nos nossos momentos de lazer. Lembramos das pessoas que estão acamadas, dê paz em seus corações. Restaure a esperança daqueles que estão enfermos. Permita que aqueles que estão desempregados possam encontrar trabalho. Também colocamos em tua presença todos aqueles que possuem poder político em nosso país, estado e cidade. Não permita que cometam injustiça fazendo o teu povo sofrer. Lembramos de nossos jovens que são atraídos para caminhos enganosos, proteja-os. E tudo mais que quero pedir ou agradecer nós incluímos na oração que Jesus o teu Filho nos ensinou dizendo: Pai nosso que estás no céu ....

 

LITURGIA DE DESPEDIDA

 

AVISOS

Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.

Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...

______________ _________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

 

BÊNÇÃO

O Senhor te abençoe e te guarde;
o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

 

ENVIO

Vamos na paz do Senhor e vamos servi-lo com alegria. Amém.

 

CANTO FINAL

Nº 442 - LCI – Celebrai a Cristo

 


Autor(a): Missionária Silena Schultz Lourenço
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 34 / Versículo Final: 43
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 66231

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.
Romanos 14.19
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br