Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Deuteronômio 30.9-14 - 8º Domingo após Pentecostes - 10.07.2016

Caderno de Cultos 2016

10/07/2016

10/07/2016 – 8º Domingo após Pentecostes
Deuteronômio 30.9-14; Colossenses 1.1-14; Lucas 10.25-37.
Autora: Pastora Bruna Schneider Belard

ACOLHIDA
“Se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, Andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos,então viverás e te multiplicarás,e o Senhor teu Deus te abençoará” (Dt 30.16). Com estas Palavras, que são o lema da semana, saudamos e acolhemos cada uma e cada uma de vocês neste 8º Culto após Pentecostes. Sejam todos bem vindos e bem vindas.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
336 – HPD 2 – Quando o povo se reúne.

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Reunimo-nos não em nosso próprio nome, mas em nome do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
318 – HPD 2 – Vem Espírito de Deus

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS

Misericordioso Deus! Mais uma vez estamos aqui, diante de tua face, para te confessar nossa culpa e nosso pecado. E mais uma vez tu nos lembras que o teu mandamento não é difícil. Contudo, nós nos deixamos levar pelo egoísmo e pelos preconceitos. Na busca desenfreada pelo nosso bem-estar, nós nos esquecemos de ti e seguimos outros caminhos. Acentuamos nossos preconceitos e, por causa de- les, fazemos de conta que não sabemos quem é o nosso próximo, deixando de amá-lo, como tu nos ensinas. Perdoa-nos, Senhor! Aceita nossa vontade de conversão. Aproxima a tua palavra de nossas bocas e de nossos corações. Tem piedade de nós, Senhor.

ANÚNCIO DO PERDÃO:
Como um pai e uma mãe se compadecem de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Por podermos ter essa certeza, vos anuncio o perdão dos pecados em nome do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Reconciliados e reconciliadas com Deus, queremos clamar por todas as pessoas e por toda criação que sofre pelos mais diversos motivos. Fazemos isso unindo as nossas vocês e cantando: Tem Senhor piedade, tem Senhor piedade, tem Senhor piedade.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Glória in excelsis

ORAÇÃO DO DIA
Deus de amor! Tu nos amaste mais do que ninguém, enviou Teu Filho para nossa salvação. Ele nos ensinou a amar a Deus e ao nosso próximo. Ajuda-nos a compreender que isso não é tão difícil. Que tenhamos no fundo do coração a raiz do amor: dessa raiz não pode sair outro coisa senão o bem! Dá que a tua Palavra nesse dia possa penetrar e frutificar em nossa mente e corações. Amém.

CANTO DE PALAVRA
130 – HPD 2 – Senhor, tu nos chamaste

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Colossenses 1.1-14

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Aleluia

2ª Leitura Bíblica: Lucas 10. 25-37

3ª Deuteronômio 30. 9-14

PREGAÇÃO:

Prezada Comunidade!

A palavra Bíblica prevista para hoje serve de orientação para o Povo de Deus e nos indica o caminho certo a ser seguido.
No mundo globalizado em que vivemos e com o grande avanço da comunicação em massa, certamente o que não nos faltam são orientações do que fazer e como agir. Afinal, qualquer dúvida, é só jogar a pergunta em um site de buscas e vêm inúmeras respostas. Não precisamos mais de cadernos de receitas, observar o tempo para ver se vai chover ou ir para bibliotecas. Até como educar os filhos e administrar nossas contas podemos aprender na internet.
Diante desse fato, muitos consideram que procurar na Palavra de Deus orientação é algo ultrapassado. Mas será que sempre podemos confiar em todas as informações que lemos e ouvimos na televisão e na internet? Será que elas sempre são o melhor para nós?
Não poucas pessoas caem em golpes através de informações falsas transmitidas pela mídia. A diversidade de informações sobre saúde, por exemplo, muitas vezes, nos deixam mais confusos do que esclarecem dúvidas. Os sites de saúde não devem substituir a ida ao médico. Da mesma forma, pregações online, cultos televisivos, não podem substituir á vida comunitária, o participar de cultos e grupos de estudo, muito menos a oração, leitura e louvor comunitário.
O texto se dirige a pessoas, ao povo de Israel, a um povo que precisa de conselhos norteadores para a sua vida. Trata-se de um povo que já tem uma história longa de experiências com seu Deus. Se voltarmos alguns textos em nossas Bíblias, vamos ver que se trata quase sempre de experiências de salvação: Deus tira o seu povo das enrascadas em que este se mete.
Deus não enviou por acaso os mandamentos para o seu povo. Mas porque percebeu a necessidade de orientá-los, pois estavam desnorteados e a convivência não ia nada bem. Deus enviou os mandamentos pensando apenas no bem do seu povo. Os mandamentos são orientações de Deus para o nosso bem viver.
Embora não nos faltem textos bíblicos afirmando que a Palavra de Deus é perfeita e é a melhor orientação para nós, sabemos que freqüentemente o povo de Israel buscou instruções e exemplos em outros povos, que nem sempre foram as melhores instruções e os melhores exemplos. Da mesma forma, nós facilmente insistimos em agir como se a Palavra de Deus não existisse. Consideramos-nos auto-suficientes ou preferimos buscar orientação em outras fontes.
O texto afirma que nenhum dos mandamentos é difícil de entender e cumprir, e muito menos impossível de ser cumprido. Lembra-nos que eles não estão distantes de nós, muito pelo contrário nos foram dados para fazer parte do cotidiano.
O Evangelho lembra que se tivermos o amor ao próximo como principio não iremos transgredir os mandamentos. Certamente a nossa maior dificuldade e a mesma do interprete da lei que procura Jesus. Ou seja, reconhecer quem é o próximo.
Aí está o tema deste domingo: o convite ao cumprimento da lei, expresso no duplo mandamento do amor, trazido por Jesus, ou seja, a Deus e ao próximo. A tarefa de amar e reconhecer o próximo infelizmente não é tão fácil. Ainda bem que da comunidade dos colossenses nos vem a feliz notícia de que, se é difícil, também não é impossível.
No versículo nove encontramos que Deus tem prazer em abençoar e fazer prosperar aqueles que seguem os seus ensinamentos.
Benção e prosperidade são palavras “da moda” no meio religioso atual. Na maioria das vezes relacionadas apenas a vida terrena, a curas milagrosas e fatores econômicos. Como se as pessoas que enfrentam doenças e não são ricas não tivessem fé ou não fossem abençoadas por Deus. Como se a benção e a prosperidade pudesse ser administrada por mãos humana ou determinadas denominações religiosas, ou, ainda pior, como se pudessem ser negociadas ou vendidas.
A Palavra não quer nos dominar e escravizar, mas quer estar em nossas mentes e corações, quer fazer parte do nosso ser e do nosso agir. Como diz o texto: “todo o coração e toda a alma para o Senhor nosso Deus”. Não como sacrifício ou obra meritória, mas como resposta e fruto natural da fé.
As palavras: “deve” ou “não deve”, presentes nos mandamentos, nos servem de alerta e de limites para a boa convivência com o Criador e entre todas as suas criaturas.
Qual pai ou mãe amorosos não colocam limites em seus filhos? Qual pai ou mãe amorosos não usam as palavras deve ou não deve? Fazem isso para o bem de seus filhos e filhas, com o intuito de orientá-los e protegê-los. Se nós que somos pecadores agimos dessa forma quem dirá nosso Pai Eterno que é bondoso, e sempre sabe o melhor para nós.
É fato que somos um povo sempre em busca de caminhos para viver e sobreviver. Ofertas não nos faltam. Infelizmente muitos optam por caminhos distantes da orientação de Deus, caminhos que destroem a si e aos outros, o caminho da violência, das drogas, da busca interminável por mais dinheiro e poder. Nesse sentido, o tema do ano de 2016, nos alerta: “Buscai o bem e não mal!” (Amós 5.14a).
Que Deus nos ajude a sempre estarmos dispostos a buscar em sua Palavra orientação para nossas vidas, confiando que Ela é perfeita e sempre quer o melhor para seus filhos e filhas. Amém.

CONFISSÃO DE FÉ

Em resposta as leituras Bíblicas e a pregação, nos colocamos em pé e confessemos nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.

HINO
176 –HPD 1 – Deus, teu amor é qual paisagem bela

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________ ________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
_______________________________________________________

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Querido Deus e Pai! Servidos e servidas pela tua Palavra, trazemos agora diante de ti as nossas preces e as nossas súplicas. Ouve-as, Senhor, e concede-nos a graça de sermos atendidos. Nós te pedimos por tua igreja no mundo inteiro, guia-ade acordo com a tua Palavra e a tua vontade. Faze com que os teus mandamentos estejam acima de interesses e interpretações pessoais. Abençoa e conduze seus obreiros e suas obreiras na pregação de tua Palavra e na reta administração de teus sacramentos. Acompanha suas lideranças nas decisões que devem ser tomadas. Pedimos-te por nosso povo e por nossa pátria. Mostra o teu caminho às nossas autoridades federais, estaduais e municipais. Livra-as do mal e da corrupção. Ilumina-as na hora da tomada de decisões, para que concorram para o bem do teu povo. Pedimos-te, enfim, por nossa comunidade e por todas as suas famílias. Abençoa-as, guarda-as e protege-as do mal. Por Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor e Salvador, que reina contigo e com o Espírito Santo, agora e sempre. Amém

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO: A bênção do Deus de Sara, Abraão e Hagar, a bênção do Filho, nascido de Maria, a bênção do Santo Espírito de amor, que cuida com carinho qual mãe cuida da gente, esteja sobre todos nós.

ENVIO: Vamos na paz do Senhor e servimos a Ele com alegria.


CANTO FINAL
118 – HPD 1 – Deus vos guarde


Autor(a): Bruna Schneider Belard
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 8º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Deuteronômio / Capitulo: 30 / Versículo Inicial: 9 / Versículo Final: 14
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 38273

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br