Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Eclesiastes 3.1-14 - Liturgia de Sepultamento

20/06/2023

Liturgia de Sepultamento
Caderno de Cultos 2023 - Sínodo Mato Grosso
Leituras: Sl 23; Mt 11.28-30. Mensagem: Eclesiastes 3.1-14.
P. Isaías Steinmetz

Acolhida
Em meio à dor e ao luto. Em meio à aflição e ao sofrimento. Em meio às lágrimas e ao coração
partido nos reunimos para buscar o consolo do Senhor.
Assim nos diz o salmista: Elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O
meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra” Sl 121.1
Invocação Trinitária
É por crermos que podemos chorar e buscar consolo na presença de Deus que nos achegamos
aqui. No nome e na presença do Trino Deus trazemos nossos corações. No nome do Deus que
é Pai, que é Filho e que é Espírito Santo (+), amém.
Oração
Oremos: Misericordioso e Eterno Deus, nos reunimos diante de ti para pedir por teu consolo.
Cremos e confiamos em ti, no teu amor e na tua graça. Vem, Senhor, acalentar nossos
corações neste momento de perda. Vem com teu Espírito Santo nos abraçar e mostrar-nos a
tua infinita misericórdia. No nome de Jesus oramos, amém.
Jesus Cristo diz: “Venham a mim os cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” Mt 11.28
Hoje estamos com o coração pesado e confiante. Pesado pela dor da perda, mas confiantes no
consolo e na esperança da ressurreição por meio de Jesus Cristo. Viemos nos despedir de
_____________________, entregando-o às mãos de misericórdia do Senhor e pedindo que Ele
esteja ao nosso lado neste momento tão difícil.

Hino: Se eu tiver Jesus ao lado (LCI 632)

Leitura Bíblica: Eclesiastes 3.1-14
Acompanhemos as palavras bíblicas:
Há um momento certo para tudo, um tempo para cada atividade debaixo do céu. Há tempo de
nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de colher. Tempo de matar, e tempo
de curar; tempo de derrubar, e tempo de construir. Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo
de se entristecer, e tempo de dançar. Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntá-las;
tempo de abraçar, e tempo de se afastar. Tempo de procurar, e tempo de deixar de buscar;
tempo de guardar, e tempo de jogar fora. Tempo de rasgar, e tempo de remendar; tempo de
calar, e tempo de falar. Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
O que as pessoas ganham com tanto trabalho árduo? Vi o fardo que Deus pôs sobre toda a

humanidade. E, no entanto, Deus fez tudo apropriado para seu devido tempo. Ele colocou um
senso de eternidade no coração humano, mas mesmo assim ninguém é capaz de entender
toda a obra de Deus, do começo ao fim. Concluí, portanto, que a melhor coisa a fazer é ser
feliz e desfrutar a vida enquanto é possível. Cada um deve comer e beber e desfrutar os frutos
de seu trabalho, pois são presentes de Deus. E sei que tudo que Deus faz é definitivo; não se
pode acrescentar ou tirar nada. O propósito de Deus é que as pessoas o temam..
Mensagem:
Que a graça do Senhor Jesus, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão do Espírito Santo estejam
presentes conosco neste momento, amém.
A morte é algo com que não estamos acostumados. Por mais que saibamos que nossos dias
terão o fim, ainda não aprendemos e não nos acostumamos com esta triste realidade. Mais
difícil ainda é se despedir de alguém tão próximo.
É certo que a dor nos trouxe até aqui neste momento. Também é certo que Deus não nos
desamparou, nem abandonou, mas se faz presente em todos os momentos, especialmente
neste.
No texto que ouvimos há pouco o tempo foi muito citado. E, de fato, há tempo para cada
situação debaixo do sol. O tempo é a medida que Deus nos dá para vivermos. Deus concede o
tempo para que possamos buscá-lo e amá-lo. Deus concede o tempo para que possamos
desfrutar de uma família, de um lar, de pessoas próximas. Deus concede o tempo para que
possamos trabalhar, estudar, meditar. Deus concede tempo, inclusive, para descansar.
Eventualmente, em nosso tempo, enfrentaremos situações de dor, de angústia e de pesar. O
que nos faz, por muitas vezes, perguntar: O que tenho feito com o tempo que Deus concedeu?
Ou ainda perguntamos: Por que, Deus, não nos deste mais tempo com este ente querido? E,
naturalmente, esta pergunta pode surgir em nossos corações no momento de angústia.
Mas Deus, sendo generoso em graça e misericórdia tem nos chamado para perceber que
também o tempo está em suas mãos. Não temos controle sobre o nosso tempo. Mas somos
chamados a confiar naquele que é o Senhor do tempo. Somos chamados a confiar naquele que
tocou o nosso tempo, em especial, a confiarmos na obra de Jesus Cristo.
Jesus tocou o nosso tempo nos trazendo a esperança do perdão e da vida eterna. Jesus é o
Filho de Deus que se doou para que pudéssemos perceber a mão cuidadora, consoladora e
cheia de esperança do próprio Deus.
Querida comunidade, família e amigos. Hoje nos silenciamos. Nos silenciamos ao lado de vocês
para ouvir a presença de Deus. Nos silenciamos, pois a morte nos deixa sem palavras. E em
meio ao sofrimento clamamos pela presença de Deus.
Nos silenciamos com o coração pesado. Mas lembramos, com o silêncio, que Deus nos carrega.
Que não estamos desamparados Deus não nos abandonou no tempo, mas no concedeu a sua
presença consoladora.
Deus concedeu o tempo a este irmão, amigo, familiar. E nós podemos, mesmo com o coração
pesado, lembrar que Deus nos ensina a agradecer pelo tempo, ainda que seja breve.

Guardem as boas memórias. Celebrem e lembrem-se do amor que Deus concedeu a cada um
de vocês, também a este ente querido. Quando sentirem saudades chorem.. Quando o
coração apertar orem pedindo consolo a Deus.
Que Deus, em sua infinita misericórdia, os console e esteja presente com vocês neste tempo.
Que o tempo de Deus esteja em nossos corações, nos apontando para a esperança do tempo e
vida eternos em Cristo Jesus. Amém.

Hino – Em nada ponho a minha fé (LCI 614)

Oração
Oremos: Querido Deus consolador, estamos diante de ti em silêncio. Cremos na tua presença e
no teu cuidado. Cremos que Tu és Senhor e confiamos nossa vida em tuas mãos. Vem, Senhor
amado, carregar esta família em tuas mãos de misericórdia. Que possam sentir-se abraçadas e
amparadas por ti. Ajuda-nos a, em meio ao luto, nos silenciarmos e ouvirmos a tua presença.
Lembra-nos, Senhor, da esperança para a vida eterna por meio de Cristo Jesus, Lembra-nos,
Senhor, da tua eternidade e de que podemos encontrar refúgio em teus braços de amor e
misericórdia.
Ensina-nos a depender de ti e a confiar a brevidade dos nossos dias em tuas mãos. Ensina-nos
a esperar em ti e a crer que nos encontraremos todos perante ti, e que de eternidade em
eternidade teu amor dura para sempre.
Tudo o que temos e o que somos, toda nossa dor e confiança, trazemos diante de ti com as
palavras que teu filho, Jesus, nos ensinou dizendo: Pai nosso, que estás nos céus...

Leitura dos dados pessoais

Encomendação
Misericordioso Deus, na segura, silenciosa e consoladora esperança da ressurreição para vida
eterna, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, encomendamos a ti o(a) nosso (a) irmão (ã)
__________________.
Recebe-o em teus braços e guarda-o junto a ti até o dia do encontro de todos nós.
O Senhor guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e
para sempre. Paz seja contigo. Amém.

Despedida
Vamos, em silenciosa paz, e acompanhemos nosso (a) irmão (ã) ao seu derradeiro descanso.


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 70625

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br