Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Efésios 1.3-14 - 2º Domingo após Natal - 03.01.2016

Caderno de Cultos 2016

03/01/2016

03/01/2016 – 2º Domingo após Natal
Jr 31.7-14; Jo 1.(1-9)10-18 Pregação: Ef 1.3-14
P. Cláudio Rieper – Sorriso MT

ACOLHIDA
Ainda em meio as luzes do Natal, Deus se encontra conosco neste primeiro culto do ano, enquanto estamos aqui reunidos em culto como família de Deus por meio da fé em Seu Filho Jesus Cristo. Ele nos saúda neste culto com a palavra de João 8.12, onde Jesus Cristo nos diz: “EU SOU a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida”. Jesus nos convida a nos deixar ser iluminados por Sua palavra e pelo Seu exemplo. Silenciosamente brilha sobre nós e desafia a experimentar juntos o descanso que Deus nos trouxe a partir da manjedoura do menino Jesus.

Se houver visitantes entre nós, queremos saudar a todos/as que nos visitam, com o abraço caloroso do Pai, que nos recebe e nos acolhe de braços abertos em nossa comunidade, para que juntos vivamos no descanso de Deus e sintamos que fazemos parte da Família de Deus.

CANTO DE ENTRADAº 123 - HPD – O nosso encontro vai ser abençoado

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Neste culto queremos invocar pela presença Deus e pedir para que Ele ensine a nos apoiar no exemplo do menino Jesus e a descansar nEle. A construir a nossa vida a partir do prumo e da medida de Deus deixada em Jesus Cristo. Por isso nos reunimos mais uma vez em culto em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 325 - HPD – Aqui você tem lugar

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor, nosso Deus, diante de ti nos colocamos para restaurar o nosso relacionamento contigo e com o meu próximo. Queremos confessar nossas faltas e reconhecer que nossos caminhos dificilmente se apoiam no exemplo que Jesus Cristo nos deixou. Ajuda-nos a enxergar nossas falhas e aprender a apoiar os planos da nossa vida em tuas promessas. Por isso, agora silenciosamente, cada um/a coloca a sua vida aos pés da Tua cruz, confessar as suas faltas, e que precisamos de Ti (momento de silencio).

Pai querido, obrigado porque nos dás a chance de nos apresentar e nos reencontrar na Tua reconciliação. Tu conheces o nosso coração e sabe que não conseguimos expressar em palavras tudo o que nos leva para longe de Ti. Por isso, em tua misericórdia, te pedimos nos perdoa e ajuda-nos a anunciar a Tua vinda, e viver no exemplo e no descanso que deixaste na vinda do Teu Filho Jesus. Isto Te pedimos em nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Essa é a promessa de Deus quando nos unimos ao salmista que diz no Salmo 32.5: “Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados”. Promessa que se cumpre a cada um e a cada uma que sinceramente confessa os seus pecados ao Senhor. Amém.

KYRIE
E da mesma maneira como Deus se reconcilia conosco, queremos nós também nos colocar diante de Deus e clamar pelas dores deste mundo. Por isso, queremos cantar:

1. Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade. A um só tempo geme a criação.
2. Teus ouvidos se inclinem ao clamor desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação.
A tua paz, bendita e irmanada com a justiça. Abrace o mundo inteiro. Tem compaixão!
O teu poder sustente o testemunho do teu povo. Teu Reino venha a nós! Kyrie eleison!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Queremos glorificar o trino Deus cantando:
Nº 427 - HPD – Senhor, oramos agora

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, nosso Deus, mais uma vez nos colocamos diante de ti, para te pedir que venhas sobre nós com teu Espírito e a Tua Palavra, como vieste aos Teus discípulos no passado. Para que a nossa fé na promessa da Tua primeira vinda nos anime e faça aguardar também pelo Teu retorno sob a luz da Tua Palavra e assim seguir contigo pelos caminhos deste novo ano. Por isso te pedimos Senhor: derrama Teu Espírito sobre nós, abre nosso coração e nossos ouvidos para que estejamos prontos para Te ouvir e sejamos transformados por meio da Tua palavra. Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Jeremias 31.7-14
2ª Leitura Bíblica: João 1.(1-9)10-18
3ª Leitura Bíblica: Efésios 1.3-14

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 381 - HPD – Pela Palavra de Deus

PREGAÇÃO
A Palavra de Deus se tornou uma pessoa e morou no meio de nós! Em muitas ocasiões ao longo da Bíblia, Deus nos falou por meio de profetas. O texto de hoje, fala que Deus veio pessoalmente a este mundo para morrer em nosso lugar e para nos levar até o Pai. Cada um/a é chamado/a a receber Jesus Cristo como Deus vindo visita-lo pessoalmente em sua vida. As luzes do Natal, como a estrela na época do nascimento do Filho de Deus, ainda hoje sinalizam a vinda silenciosa de Deus para dentro deste mundo. Deus continua nos dando a chance de encontra-lo quando o buscamos. Deus veio nos abençoar, nos convidar a ser bênção de Deus e ser luz neste mundo cheio de escuridão! (Sugestão de ilustração: Com um prumo de construtor verifique se as paredes do templo estão bem alinhadas)

Pergunte: Você vive como uma pessoa abençoada por Deus? Será que você está construindo a sua vida pelo prumo certo?

O proprietário de uma casa consegue imaginar como será a casa dos seus sonhos, muito antes de levantar a primeira parede. Assim também recebemos hoje, das mãos de Deus, mais um ano para construir a nossa vida com ou sem Deus. O construtor se vale de uma ferramenta simples como o prumo para ver se as paredes levantadas estão saindo de acordo com o projeto. Todo cristão, deveria ter consciência de que é um pecador/a, e por isso, não deve construir sua vida pela medida e pelo prumo do seu coração. Pois no que depender do seu coração e das pessoas deste mundo decaído, todo e qualquer projeto nesta vida, sempre sairá torto e sempre nos levará na direção da desgraça humana. Por isso, Deus deixou a luz do seu Filho para que caminhemos com fé até Ele. Pois Ele é o único que pode colocar a sua vida no prumo certo!

Todo esforço do acabamento final de uma casa nova, como: a pintura, as aberturas, o piso e a beleza dos móveis, se perdem numa parede malfeita. Pequenas falhas, nessa hora, fazem todo o resto perder o seu brilho. O nosso olho parece ser treinado para ver só o que está errado. Por isso, uma parede mal levantada, compromete todo o resto do trabalho, mesmo que seja bem feito. É fácil ver isso quando Deus fala com o profeta Amós (Amós 7.7-15). Enquanto a vida com Deus dependia do que faziam (sacrifícios, cultos e deveres religiosos) para andar com Ele, a casa de Deus construída por eles saía torta. Por isso, Deus fez de Jesus Cristo, o muro perfeito. Construiu um muro, uma parede, onde não se acha falhas e todos podem se apoiar com segurança, pois sabem que ele não cairá. É nEle que nossos pecados e preocupações podem ser trazidos e recebemos o perdão de Deus. Só Jesus Cristo teve condições de realizar essa proeza. Proeza que se realiza na vida de cada um/a em nossas comunidades, quando cada um se apoia com fé em Jesus Cristo. Onde o prumo bate e mostra um muro sem defeitos. Quem aceita andar escorado nesta parede, e neste PRUMO, é abençoado! Você se sente abençoado?

Muitas pessoas buscam por bênçãos materiais, como no Antigo Testamento: casa, carro e sucesso profissional. Mas o texto de Efésios diz que Deus tem algo melhor. São as bênçãos espirituais! Porque elas moldam seu espírito para algo muito maior, pois não acabam nesta vida. Por isso não existe benção maior do que estas três: ser livre, ser perdoado e escolhido por Deus em Jesus Cristo. Pois quem apoia a sua vida no exemplo de Jesus, é libertado dos seus erros e aperfeiçoado por Deus. É amado por Deus, pois escolheu Jesus Cristo para passar pelo Prumo de Deus, no seu lugar. De que vale uma vida cheia de bênçãos materiais se você terá que deixar tudo no dia da sua morte? Viver como escolhido de Deus é muito melhor. Não existe bênção maior do que aprender amar e ser amado. Do que deitar a noite com a cabeça no travesseiro e dormir em paz, livre de fantasmas, culpas e medo do fim.

É quando estamos em culto, com a nossa mente e coração voltados para Jesus, que Deus nos dá essas bênçãos. É na hora: da confissão de pecados, da confissão de fé, no louvor, mas de modo especial na bênção final, que sentimos a alegria de estar com Deus, como Jeremias fala. Onde Deus te envia e vai na frente de ti preparar o caminho do seu novo ano e da sua nova semana, porque você decidiu levar Deus junto com você para dentro da sua casa e sua vida. Coloque o prumo da sua vida na parede de Deus (Jesus Cristo) e viva como alguém abençoado. Use as três medidas que Ele deixou em Jesus:

1º.Viva como escolhido. Quem se sente escolhido, ama porque aprendeu a sentir o abraço carinhoso de Deus e por isso retribui para as pessoas, o que recebeu. Não deixe brigas e confusões tirarem isso de você, viva no amor! 2º.Viva sua vida como uma viagem com destino programado. Quem se prepara para a viagem, pensa em tudo que vai curtir e no que precisa carregar para chegar no destino certo. Por isso, neste novo ano que Deus te deu, em casa, no trabalho, trate as pessoas com respeito, como numa viagem, onde você precisa sempre estar pronto para descer na estação final. Aproveite a viagem, mas não deixe que tirem sua Fé e Esperança em Jesus Cristo. Esse é seu ticket de viagem para desembarcar no lugar certo. Você nunca sabe quando terá de descer! 3º.Viva como perdoado! Como alguém que sofreu um acidente, escapou da morte e nasceu de novo. Como alguém que recebeu de graça, uma nova chance (presente). Ao sair do culto, não se canse de dizer obrigado a Deus e as pessoas que vivem com você. Convide Jesus para aproveitar cada segundo do novo ano que Deus te deu.

Lembre-se: Não interessa se sua parede é torta, com Jesus Cristo você se torna a morada perfeita para Deus. Que Deus nos abençoe. Amém!

HINO
Nº 254 - HPD – Senhor, meu Deus


CONFISSÃO DE FÉ
Queremos nos unir aos cristãos ao redor de toda a terra e de todos os tempos. Confessar a nossa fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que veio nos revelar a vontade de Deus de se reconciliar com todos os que buscam a Deus de todo seu coração. Queremos faze-lo por meio do Credo Apostólico, dizendo juntos:

Creio em Deus Pai, ...
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 166 - HPD – Dá-nos olhos claros

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________

Senhor, nosso Deus, obrigado porque vieste revelar por meio do teu Filho Jesus Cristo a tua vontade e nos chamar a participar da Tua família. Obrigado porque vieste em Teu Filho Jesus Cristo nos iluminar e nos ensinar a viver no Teu descanso por meio da reconciliação do sangue de Cristo. Neste momento, também queremos interceder por este mundo perdido, que carece da Tua luz e do Teu amor, que vive em meio a guerras e a destruição. Vem com teu Espírito e renova a face da terra. Olha pelo nosso país, pela nossa cidade e ajuda-nos na tarefa de anunciar a Tua salvação por meio de nossas mãos, seja na oração ou no testemunho concreto de nossa fé em Jesus Cristo, para que as pessoas ao nosso redor também encontrem o caminho da salvação. Tudo o mais queremos colocar diante de Ti na oração que o teu Filho Jesus Cristo nos ensinou por meio dos apóstolos dizendo...

PAI NOSSO
Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Queremos receber das mãos de Deus à bênção que ele nos oferece, toda vez que nos reunimos em culto. Que Deus Te abençoe e Te guarde, que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que ele sobre ti levante o Seu rosto e Te de a paz. Que assim Deus Pai, Filho e Espírito Santo Te conduza pelos caminhos de Deus, hoje e para todo o sempre. Amém.

ENVIO
Vão na paz do Senhor Jesus Cristo, na certeza de que ele vai adiante de vocês e de todo/a aquele/a que se deixa conduzir por Suas mãos. Pois Ele foi nos preparar lugar junto a Ele para que todo/a aquele/a que se coloca debaixo da Sua vontade venha estar com Ele pela eternidade. Que Deus os abençoe.

CANTO FINAL
Nº 350 - HPD – Que a graça do Senhor


Autor(a): Cláudio Rieper
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Natal
Perfil do Domingo: 2º Domingo após Natal
Testamento: Novo / Livro: Efésios / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 3 / Versículo Final: 14
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 36418

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br