Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Is 11.1-10 - 2º Domingo de Advento - 04.12.2016

Caderno de Cultos 2016

04/12/2016

04/12/2016 – 2º Domingo de Advento
Sl 72.1-7,18-19; Rm 15.4-13; Mt 3.1-12 Pregação: Is 11.1-10
P. Cláudio Rieper – Sorriso MT

ACOLHIDA
Ainda em meio as correrias do final de ano, a luz do Menino-Jesus nos lembra que caminhamos na direção de um novo tempo no relacionamento de Deus com o mundo. Em poucos dias, estaremos celebrando mais uma vez a vinda do Menino-Jesus. Neste tempo de Advento, Isaías quer reascender em nós, a esperança no agir de Deus. Por isso, Deus nos convida a preparar uma celebração digna de Natal e a dizermos juntos com o profeta Isaías em Lucas 3.4,6: “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. E toda a humanidade verá a salvação de Deus”. Este é o convite! Deus quer que preparemos o caminho para que todos levem a alegria e a paz que o Menino-Jesus veio trazer para dentro de nossas casas. Seja você também um mensageiro da Boa Nova de Deus!

Queremos ainda, se houver visitantes entre nós, saudar a todos/as que nos visitam, com o abraço caloroso do Pai, que nos recebe e nos acolhe de braços abertos em nossa comunidade, para que juntos estejamos nos preparando para o Natal e assim lembremos que todos são chamados pela fé em Jesus Cristo a fazer parte da Família de Deus.

CANTO DE ENTRADA
Nº 337 - HPD – Reunidos Aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Neste culto queremos pedir a Deus para que ajude a nos preparar para este tempo santo de Natal. Onde Deus nos chama a parar e refletir... Sair do meio da agitação da nossa vida e nos aquietar. É em nome deste Deus que nos chama a caminhar na direção da manjedoura do Menino-Jesus, é que nos reunimos em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 024 - HPD – Ó vinde meninos

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor, nosso Deus, diante de ti nos colocamos para restaurar o nosso relacionamento contigo e com o meu próximo. Queremos confessar nossas faltas e reconhecer que não separamos tempo o suficiente para estar Contigo e por isso, muitas vezes nos sentimos confusos e desorientados. Ajuda-nos a enxergar nossas falhas e a santificar o nosso tempo, trazendo o hábito de nos ocupar com a Tua Palavra e com a Tua presença. Por isso, agora silenciosamente, cada um/a coloca a sua vida aos pés da Tua cruz para confessar as suas faltas, e reconhecer que precisamos de Ti (momento de silencio).

Pai querido, obrigado porque nos dás a chance de nos apresentar e nos reencontrar na Tua reconciliação. Tu conheces o nosso coração e sabe que não conseguimos expressar em palavras tudo o que nos leva para longe de Ti. Por isso, em tua misericórdia, te pedimos nos perdoa e ajuda-nos a nos preparar para uma celebração digna de Natal e assim anunciar a Tua vinda em Teu Filho Jesus Cristo. Isto Te pedimos em nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Essa é a promessa de Deus. Que somos perdoados por Deus em Seu Filho Jesus Cristo. Por isso... “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos limpar de toda injustiça” (1João 1.8,9). Promessa que se cumpre a cada um/a que sinceramente confessa os seus pecados ao Senhor. Amém.

KYRIE
E da mesma maneira como Deus se reconcilia conosco, queremos nós também nos colocar diante de Deus e clamar pelas dores deste mundo. Por isso, queremos cantar:

1. Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade. A um só tempo geme a criação.
2. Teus ouvidos se inclinem ao clamor desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação.
A tua paz, bendita e irmanada com a justiça. Abrace o mundo inteiro. Tem compaixão!
O teu poder sustente o testemunho do teu povo. Teu Reino venha a nós! Kyrie eleison!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Queremos glorificar o trino Deus cantando:
Nº 029 - HPD – Jubiloso, venturoso

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, nosso Deus, mais uma vez nos estamos diante de ti, para te pedir que venhas sobre nós com teu Espírito e a Tua Palavra, como vieste aos discípulos no passado. Para que a nossa fé na promessa da Tua primeira vinda nos anime e faça aguardar também pela Tua volta sob a luz da Tua Palavra e assim preparemos uma celebração digna de Natal. Por isso te pedimos Senhor: derrama Teu Espírito sobre nós, abre nosso coração e nossos ouvidos para que estejamos prontos para ouvir Tua voz e sejamos transformados por meio da Tua palavra. Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 72.1-7, 18-19
2ª Leitura Bíblica: Romanos 15.4-33
3ª Leitura Bíblica: Isaías 11.1-10

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 380 - HPD – A Tua palavra é semente

PREGAÇÃO
Jesus está para chegar! Estamos a poucos dias de estar mais uma vez em meio a amigos, familiares, celebrando o Natal. O que vamos celebrar? Estou convencido de que não estamos prontos para estar com Deus. A luz do Menino-Jesus precisa nos alcançar dentro das nossas casas, mas primeiro alcançar o nosso coração. Nos mostrar em sua humildade, que somos pobres... Pobres de espírito! E que mesmo em meio a tantas luzes, vivemos na escuridão e precisamos da Sua Luz para nos guiar!
. Pergunte: Você está pronto para receber o Menino-Jesus em sua casa?
. Ilustração (sugestão): Use um cacho de uva e pergunte: Como vocês imaginam que está o sabor destas uvas? Doce? Azeda? Saborosa?

Talvez como José e Maria, também você esteja procurando um lugar para chamar de lar. Mas talvez você também tenha o hábito de se afastar de quem lhe parece estranho e por isso muitas vezes não ajuda os outros a se sentirem parte do seu lar. O hábito de dar atenção só a quem estamos acostumados, é normal! Ser hospitaleiro exige de nós, algo mais do que o normal. Na noite de Natal, relembraremos antigos costumes e tradições, para nos sentirmos mais uma vez felizes por estar em casa. Mas será que na minha vida e na minha casa, Deus ainda faz parte do Natal? Com certeza, ainda hoje, e mais do que nunca em nossos dias, Jesus busca o seu lugar em nossas casas e na vida de cada um/a de nós!

Mas porque alguém como Jesus que deveria ser da casa, nos parece estranho? Vários motivos podem nos levar a isso. Podemos estranhar alguém que sempre esteve conosco, ao ver que não a conhecemos tão bem. Isso também acontece quando não vemos a muito tempo aquele amigo querido ou quando não dedicamos tempo o suficiente para conhecer a pessoa com quem estamos juntos todos os dias!

Isso também acontece em nosso relacionamento com Deus. Corremos o risco, de tornar Deus um estranho, quando só nos agarramos a velhas tradições de Natal, que nada mais tem a ver com a mensagem da Bíblia. Elas não garantem, a intimidade com Deus. Sem perceber, nossas tradições sem a Palavra de Deus transformam Deus num estranho. Não só no Natal, mas também em nosso dia-a-dia. Às vezes, sem perceber, vamos fechando a porta para Deus. Foi o que aconteceu com o Povo de Deus, na época de Jesus. Quando resolveram seguir seus próprios caminhos para longe dos Planos de Deus. Deus se tornou um estranho para eles e por isso o Menino-Jesus foi recebido como um estrangeiro.

Você pode cometer o mesmo erro das uvas, com Deus. Dizer que as uvas são doces, mas não tira tempo para descobrir que estão azedas. Achar que a sua vida com Deus está bem, sem tirar tempo para estar com Deus todos os dias. Muitos dizem conhecer a Palavra de Deus, só de vir ao culto, ou ouvir o que outros dizem a respeito de Deus, mas não se ocupam em ler a Bíblia com os próprios olhos. É preciso mais do que simples leitura! É preciso estuda-la, conhece-la e pratica-la... É preciso saborear a presença de Deus todos os dias.

Se o Natal, só se resumir a alegria dos presentes e não lhe trouxer alegria em fazer a vontade de Deus em Jesus Cristo, você não estará celebrando o verdadeiro sentido do Natal: o renascimento de Cristo na sua vida. O sentido de celebrar o Natal todos os anos, está em crer na promessa de Deus, de que Ele renovará Céus e Terra... É por isso que celebramos o Natal! Para renovar a fé da nossa família, dos nossos filhos, para que ninguém se perca do Caminho de Deus. Por isso cuide, para que ninguém fique só com as migalhas do Natal. Aproveite estes dias para renovar seu caminho em direção a Deus. Recomece se for preciso!

Desafio você a tornar este tempo de Natal de alguém mais especial. Comece aqui na Igreja! Estenda a mão, deixe um abraço para alguém que talvez esteja se sentindo sozinho e esquecido, como o Menino-Jesus. Em casa, leia a Palavra de Deus. Se possível com alguém. De preferência com alguém da sua família! Neste Natal, abra a porta da sua vida e da sua casa para o Menino-Jesus. Um abençoado tempo de Advento e Natal a todos/as nós. Amém!

HINO
Nº 031 - HPD – Quero ir com os pastores

CONFISSÃO DE FÉ
Queremos nos unir aos cristãos ao redor de toda a terra e de todos os tempos. Confessar a nossa fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que veio nos revelar a vontade de Deus de se reconciliar com todos os que buscam a Deus de todo seu coração. Queremos faze-lo por meio do Credo Apostólico, dizendo juntos:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 249 - HPD – Graças, Senhor, eu rendo

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________

Senhor, nosso Deus, obrigado porque vieste revelar por meio do teu Filho Jesus Cristo a tua vontade e nos chamar a participar da Tua família. Neste momento, também queremos interceder por este mundo perdido, que carece da Tua luz e do Teu amor, que vive em meio a guerras e a destruição. Vem com teu Espírito e renova a face da Terra. Olha pelo nosso país, pela nossa cidade e ajuda-nos na tarefa de anunciar a Tua salvação por meio de nossas mãos, seja na oração ou no testemunho concreto de nossa fé em Jesus Cristo, para que as pessoas ao nosso redor também encontrem o caminho da salvação. Tudo o mais queremos colocar diante de Ti na oração que o teu Filho Jesus Cristo nos ensinou por meio dos apóstolos dizendo...

PAI NOSSO
Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Queremos receber das mãos de Deus à bênção que ele nos oferece, toda vez que nos reunimos em culto. Que Deus Te abençoe e Te guarde, que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que ele sobre ti levante o Seu rosto e Te de a paz. Que assim Deus Pai, Filho e Espírito Santo Te conduza pelos caminhos de Deus, hoje e para todo o sempre. Amém.

ENVIO
Vão na paz do Senhor Jesus Cristo, na certeza de que ele vai adiante de vocês e de todo/a aquele/a que se deixa conduzir por Suas mãos. Pois Ele foi nos preparar lugar junto a Ele para que todo/a aquele/a que se coloca debaixo da Sua vontade venha estar com Ele pela eternidade. Que Deus os abençoe.

CANTO FINAL
Nº 350 - HPD – Que a graça do Senhor


Autor(a): Cláudio Rieper
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 2º Domingo de Advento
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 11 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 10
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 38299

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br