Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Mateus 18.15-20 - 15º Domingo após Pentecostes - 10/09/2023

18/07/2023

10/09/2023 – 15º Domingo após Pentecostes
Pregação: Mt 18. 15-20; Leituras: Ezequiel 33.7-11 * Salmo 119.33-40 * Romanos 13.8-14
Estagiária Mariéli Saft– Cuiabá – MT
LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Bom dia/tarde/noite!
Como é bom podermos estarmos juntos uns dos outros e também podermos estar na presença do nosso Deus. Seja bem vindo e bem vinda a esse culto. Que bom que vocês vieram para esse encontro com Deus que entregou a sua vida, em Jesus Cristo, para nos livrar da perdição e da condenação do pecado.
Saúdo, cada um e cada uma de vocês com as palavras que são lema para esta nova semana. Palavras da epístola aos Filipenses 4.4, que convida a alegrar-nos: “Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se”.
Que o Espírito de Deus possa nos guiar neste culto e encher nossos corações de alegria. Que Deus esteja conosco. Amém.
Acolher os/as visitantes
Queremos receber com alegria as pessoas que nos visitam, dizer que o nosso desejo é que todas sintam o Amor do próprio Deus em nosso meio, e que a nossa comunidade sempre estará de braços abertos para receber a todos. Seja bem-vindo/a, pois Deus quer nos abençoar. Por isso, cantemos com alegria..

CANTO DE ENTRADA
Nº 398 – HPD II – Alegrai-vos sempre no Senhor
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Reunimo-nos em culto, em nome do Trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 03 – Livro de Canto – Em nome do Pai!
Ou: Nº ____________________________________________________


CONFISSÃO DE PECADOS
Em Romanos 6.23, o apóstolo Paulo escreve: Pois, o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Convido para que neste momento possamos confessar a Deus nossas falhas e pedirmos que ele nos acolha em seus braços e nos dê o seu perdão.
Deus pai de misericórdia, queremos humildemente perante tua presença, confessar nossas falhas, nossas fraquezas, confessar às vezes, que não vivemos conforme tua vontade pecando contra Ti e nossos irmãos e irmãs.
Tenha piedade de nós Senhor, pelo pecado que cometemos quando fazemos sofrer e não damos atenção, às pessoas que estão junto de nós, que nos cuidam e estão preocupadas com o nosso bem-estar, nossas famílias e pessoas com as quais convivemos.
Perdoa-nos Senhor, quando pecamos em pensamentos, palavras e ações, pelas tantas vezes, que nos calamos frente às injustiças, a violência, a desigualdade, o preconceito, pelas vezes que colocamos nossos próprios interesses em evidência e esquecemos de conduzir nossa vida de maneira correta e verdadeira conforme seus ensinamentos, nem amamos as pessoas ao nosso redor.
Cientes de nossas falhas, colocamos diante de ti o nosso coração, pois tu ó Deus nos conhece e sabe o que perturba e recai sobre nós. Amado Pai, perdoe nossos pecados e nos conduza em teus caminhos conforme tua vontade. É o que pedimos em nome de teu Filho Jesus Cristo. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Para quem confessa os seus pecados, se arrepende deles e está disposto a não mais cometê-los, ouve de Deus uma boa notícia. No livro dos Salmos, capítulo 32, está escrito: “Feliz é aquele cujas maldades Deus perdoa, e cujos pecados ele apaga! Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados”.Perdão e liberdade em Cristo é o que eu vos anuncio em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. (+) Amém!

KYRIE

Diante de tanta injustiça, violência, ódio e indiferença para com o próximo, pela falta de compaixão, imploramos piedade, Senhor. Suplicamos para que Deus liberte o nosso mundo de suas dores. Deus Pai, aqui estamos para rogar por tua misericórdia sobre este mundo que carece tanto de amor, compaixão, perdão e cuidado. Por estas e outras situações das quais Deus conhece, queremos clamar e interceder por tua misericórdia pelo nosso mundo cantando:
Nº 56 – HPD – Pelas dores deste mundo


GLÓRIA IN EXCELSIS
Em gratidão pelo amor, pelo cuidado e pelo perdão que recebemos, bendigamos o nome do Senhor,cantando:

Nº 263 – HPD I – Bendirei ao Senhor

 

ORAÇÃO DO DIA

Pai de misericórdia, nós te louvamos e te agradecemos pela vida. Obrigado porque o Senhor nos conduziu e nos trouxe aqui para termos comunhão contigo e com irmãos e irmãs na fé. Agradecemos-te por ser um Deus presente em nossas vidas, por nos oferecer a tua graça e o teu perdão. Pedimos-te que venhas sobre nós com teu Espírito e a Tua Palavra, como vieste aos discípulos no passado. Para que também nos ajude a viver desse perdão que nos ofereceste na cruz. Te pedimos que derramas Teu Espírito sobre nós, abre nosso coração e nossos ouvidos para que estejamos prontos para ouvir Tua voz e sejamos transformados por meio da Tua palavra. Nos auxilie a compreender a tua palavra para que a possamos colocar em prática. Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo que nós oramos e pedimos. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Ezequiel 33.7-11
2ª Leitura Bíblica: Romanos 13.8-14
3ª Leitura Bíblica: Mateus 18.15-20

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 383 - HPD – A Lei do Senhor


PREGAÇÃO

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos e todas vocês. Amém!
Querida comunidade, voltando nosso olhar para os textos propostos para a nossa reflexão, nos deparamos com o imenso desafio de falarmos sobre o pecado de nossos irmãos e irmãs na fé, e sobre o desafio de sermos pessoas cristãs em comunidade. Sim, compreendermos que comunidade cristã é comunidade de pecadores, sabemos que o joio está misturado com o trigo, mas não há como separar os dois, pois somente Cristo poderá dizer, afinal, quem é joio e quem é trigo.
A natureza humana em sua vivência é condenatória, tóxica e intolerante, estamos o tempo todo criticando, julgando, apontando, e por vezes, somos maldosos e falamos.. “eu não tenho dó, ele está onde está porque merece, fez coisa errada, tem que pagar. Errou comigo, fica onde está, eu não quero mais saber nem conviver com essa pessoa”.
Essas, são apenas algumas formas que demonstram como agimos no decorrer de nossas vidas com aquelas pessoas que erram conosco ou não agem conforme nossas expectativas sobre elas, e são fatos reais de comunidade e vida comunitária, por isso, refletimos como praticamos o perdão, a reconciliação e a compaixão para aqueles e aquelas semelhantes a nós, que pecam e cometem erros.
A grande questão é: E como podemos corrigir alguém sem causar conflito, sem causar constrangimento, sem “prejudicar” a nossa relação com a outra pessoa e como pode surgir um bom resultado nessa relação de cuidado entre pecadores?
A constante desse exercício, apresenta a oportunidade de mudar o rumo, mudar a visão, trocar a prática do pecado e morte e optar por novas relações de vida. Diante disso, temos a tarefa de advertir as pessoas perante seus atos que não promovem a vida e a Cristo.
Mas corrigir e nos deixar corrigir é algo que no momento nos parece motivo de tristeza e não de alegria.
Lembrando o livro de Ezequiel, ajudar as pessoas a perceber o pecado não é algo que fazemos por fazer, é na verdade uma necessidade, uma ordem, que ajuda a manter a liberdade e a vida.
Ajudar alguém perceber seus erros é perceber o cuidado de Deus conosco, pois nós, que somos imperfeitos e pecadores somos chamados a ajudar outras pessoas também imperfeitas e pecadoras, diante disso, vou apresentar 3 possibilidades de responder a essa grande questão
1- Para entendermos esta atitude de reconhecer o pecado e ajudar outra pessoa a ter este reconhecimento é necessário olhar única e exclusivamente para Cristo, como nosso Senhor e salvador, devemos atentar nos mandamentos, no cumprimento dos ensinamentos do mestre. Diante dessa postura de voltar o nosso olhar para Deus, se manifesta a ação do Santo Espírito, que nos move a iniciar uma luta contra o pecado. É nossa tarefa diária como pessoas batizadas procurar fazer o que promove a Cristo, buscando a reconciliação, reparando ao que nos afasta de Deus e nos afasta uns dos outros.
2- A lei existe para regular comportamentos e para promover resolução do conflito, Martinho Lutero reconhece que “a natureza humana é tão má, que mesmo as pessoas que são dotadas do Espírito de Deus, não somente falham em fazer o que é direito, como até mesmo lutam contra isso”. Apenas com a graça e o cuidado de Deus podemos enxergar nossos erros, verdade é que somos pecadores e cada um de nós possui determinadas inclinações pecaminosas que devemos vencer todos os dias, temos momentos de deslizes, pois o pecado sempre tentará retomar sua condição de regente em nossas vidas. A resistência ao pecado não é algo automático, até porque se fosse, a lei seria desnecessária. Evidentemente que não é por intermédio da nossa luta angustiada que chegamos a Cristo e muito menos vencemos os pecados todos os dias. O batismo é um meio de graça. O batismo deve fazer parte da nossa compreensão primária, os crentes são ao mesmo tempo justificados e pecadores. O motivo, é que o batismo é uma ação contínua de Deus, indo muito mais além de um rito isolado, porque o seu significado é reafirmado sempre que houver arrependimento.
É neste sentido que devemos estabelecer nossos objetivos de fé e vida: andando e desfrutando de tudo aquilo que se adequa no conjunto denominado tradicionalmente como estado de graça.
3- O amor é o resumo de toda a lei, através do amor, é possível evitar o mal de toda a prática destrutiva, egoísta e alienada para se revestir de Jesus. Paulo, lembra aos Romanos e nos lembra, que quando agimos com amor, sentimos e vivemos sinais do Reino de Deus entre nós e o que experimentamos aqui em relação ao cuidado e amor de Deus é sinal do que temos preparado no céu. Amar ao próximo não é para ser uma tarefa impossível, mas algo que podemos realizar de bom grado, com gratidão no coração e a certeza que nos ajudando estamos superando a nossa condição de pessoas pecadoras. Confiantes podemos nos espelhar em Jesus, nas suas qualidades, como lembra o texto de Romanos, somos convidados a caminharmos na luz de Cristo, ajudando-nos uns aos outros na luta contra o pecado. Esta tarefa é possível e que ela possa começar em nosso coração entendendo que somos pecadores, mas que com humildade, sinceridade, podemos nos ajudar para que entre nós e ao nosso redor a luz de Cristo brilhe mais forte e o poder do pecado seja superado. Sim, a comunidade nunca será reino de Deus, mas sempre estará a caminho dele. E o mundo precisa notar isto. O mundo reconhecerá isto à medida que vislumbrar, por trás da vida comunitária, a presença de Cristo. Esta promessa da presença de Jesus na comunidade dá uma força especial às decisões e às orações da comunidade: o que a comunidade decidir em matéria de perdão de pecados tem validade; o que a comunidade decidir pedir em oração, em especial em suas intercessões, será ouvido.
E, esse nosso desafio, na verdade, tem a ver com a nossa confiança em Deus e o reconhecimento de que precisamos de seus cuidados, de sua graça e misericórdia. Pois só aquele que crê é capaz de perceber o seu pecado ou a sua teimosia em viver longe de Deus.
Portanto, querida comunidade, nossa vida deve ser de gratidão, louvor a Deus, que se manifesta no bem que fazemos a nossos irmãos e irmãs.
Que a exemplo do nosso mestre Jesus Cristo, demos um belo testemunho de nossa fé, sustentando nossa esperança e praticando o amor ao próximo. Lembremo-nos que somos convidados a cantar e falar do amor. ue o nosso falar e a nossa vida em harmonia estejam,
e que todos o amor em nossa vida vejam.
“Que a paz de Deus que excede todo e qualquer entendimento guarde nossas mentes e corações em Cristo Jesus, nosso Senhor. Amém!”

HINO
Nº 588 - HPD -Quem quer cantar do amor

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta à palavra ouvida e meditada, confessemos a nossa fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que veio nos salvar do pecado e nos reconciliar com todos, por meio do seu corpo e do seu sangue oferecido na cruz. Por isso, queremos confessar nossa fé em Cristo por meio do Credo Apostólico, dizendo juntos:
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Enquanto cantamos o hino, serão recolhidas as ofertas. Elas estão destinadas à/ao....... Que Deus abençoe as dádivas e também os doadores e doadoras, e que cada um e cada uma se sinta livre para ofertar.

Nº 176 - HPD - Deus, teu amor

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2. Deixar as pessoas falarem de suas necessidades, de seus agradecimentos.
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________

Oremos: Querido e amado Deus! Te agradecemos por hoje recebermos novamente da tua Palavra, pelas bênçãos e ensinamentos que tens nos passado, te agradecemos pelo amor e fidelidade por todos e todas nós, e entregamos a ti as nossas intercessões e súplicas.
Intercedemos por todas as pessoas vítimas de violência, pela falta de um lar, de saúde e de igualdade. Intercedemos pelas crianças, mulheres, idosos e por todas as pessoas que vivem excluídas e em situações de conflitos, que essas pessoas possam experimentar a paz, o respeito, a inclusão, a esperança e a verdadeira vida.
Intercedemos por todas as famílias enlutadas, pelas pessoas doentes, enfermas, acamadas ou hospitalizadas.
Intercedemos pelas autoridades que governam nossa nação, para que possam liderar com justiça e igualdade, pelos profissionais da saúde que diariamente se colocam a serviço da vida.
Suplicamos que o teu Santo Espírito esteja presente em nossa igreja, em seus sínodos, suas comunidades e junto de cada um e cada uma de nós, impulsionando-nos a viver sob tua lei e teus ensinamentos.
Pai amado! Estamos chegando ao final deste encontro contigo. Da mesma forma que nos trouxe até aqui nos leves de volta para nossa casa.
Nosso Deus, tu conheces nossos pensamentos e sentimentos, ouve também as súplicas que ficam no silêncio de nossos corações, glória seja ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e de eternidade a eternidade. Por isso unimos nossas vozes e oramos a Ti, dizendo:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que Deus te abençoe e Te guarde, que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que ele sobre ti levante o Seu rosto e Te dê a paz. Que assim Deus Pai, Filho e Espírito Santo te conduza pelos caminhos de Deus, hoje e para todo o sempre. Amém.
ENVIO
Vão na paz do Senhor Jesus Cristo, na certeza de que ele vai adiante de vocês e de todo/a aquele/a que se deixa conduzir por Suas mãos. Pois Ele nos perdoou e nos deu a chance de colocar o perdão, a saúde, a vida, no lugar da morte. Vão na paz do Senhor Jesus, que Deus os abençoe.

CANTO FINAL

Nº 118 - HPD – Deus vos guarde
Ou: Nº ____________________________________________________

 


 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 70850

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br