Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Mateus 21.33-46 - 19º Domingo após Pentecostes - 08/10/2023

20/06/2023

Culto 08 de outubro de 2023 19º Domingo após Pentecostes
Pregação: Mateus 21.33-46
Leituras: Isaías 5.1-7; Salmo 80.7-14; Filipenses 3.4b-14
Cor litúrgica: Verde
Miss. Whanderson Perobelli – Lucas do Rio Verde - MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bem-vindo/Bem-vinda ao Encontro com Nosso Deus!
Quem nos acolhe é o próprio Deus que sempre está nos procurando. Deus está sempre enviando convites para que possamos estar com Ele. Deus está sempre nos convidando a fazer Sua vontade e cuidar de tudo que Ele criou.
Somos filhos e filhas de Deus que sempre de novo precisamos escutar Sua palavra.

CANTO DE ENTRADA
Reunidos aqui – 28 LCI

SAUDAÇÃO
Com os ouvidos e corações abertos para ouvir a Palavra e estar na presença de Deus; nos reunimos em nome de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Seu nome é maravilhoso – 164 LCI

CONFISSÃO DE PECADOS
Querido Deus. Tu tens derramado graça sobre nós. Tu tens nos ensinado e desafiado a viver como filhas e filhos espalhando e vivendo os valores de Teu Reino. Quando olhamos para nossas atitudes percebemos que não temos escutado Sua palavra a ponto de que esta Palavra transforme nosso coração e atitudes. Tampouco demonstramos preocupação e amor para com aqueles que não tem conhecimento de sua graciosa paternidade. Tem misericórdia de nós e perdoe-nos! Ajude-nos a buscarmos em Ti os valores de Teu Reino e, também , a vive-los. Pelo nome de Teu filho Jesus, oramos!

ANÚNCIO DO PERDÃO
“Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1.8-9). Como ministro/a chamado/a e ordenado/a pela Igreja de Jesus Cristo, declaro a vocês o perdão de todos os seus pecados, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Creia e confie em Sua Palavra. Amém.

KYRIE
Vivemos num mundo onde há pessoas que insistem em não escutar o convite amoroso de Deus para celebrar a vida com Ele e como Ele tem proposto. Vivem para si e com o interesse de somente acumular, utilizando violência para calar os que denunciam o pecado. A dor e o sofrimento fazem parte de nosso mundo: Clamemos pelas dores deste mundo, cantando: Pelas dores deste mundo...

GLÓRIA IN EXCELSIS
Pela misericórdia e bondade de Deus cantemos-lhe glória (526 - LCI)

ORAÇÃO DO DIA
Obrigado, Pai Celeste, porque tu vês aqueles que sofrem e os conhece em suas dores. Envia-nos como filhos e filhas a estes que sofrem. Permite que Palavra nos revele a Sua presença entre nós. Permite que Sua igreja seja anunciadora do Seu reinado sobre toda a criação e que somos mordomos, anunciando e vivendo segundo os valores do Seu Reino. É o que te pedimos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e único Salvador. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 5.1-7
2ª Leitura Bíblica: Salmo 80.7-14
3ª Leitura Bíblica: Mateus 21.33-46

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Como Tu queres -160 - LCI

PREGAÇÃO

Quando Jesus contou esta parábola, Ele estava falando com o povo judeu que se recusava a seguir Seus ensinos. Eles estavam planejando matá-lo por causa de sua aparente rebelião contra eles.
Imagino se eles lembraram da história do profeta Daniel, quando o rei Nabucodonosor (Dn 2.31-47) teve um sonho de uma estátua imensa: cabeça de ouro, tronco e braços de prata, cintura e quadris, de bronze; e os pés, de uma mistura de barro e ferro. Neste sonho uma pedra caiu sobre os pés de barro e ferro e os esmagou; e a estátua ficou reduzida a milhões de pedaços. Mas a mesma pedra transformou-se em uma imensa montanha e ocupou a terra inteira. Esta PEDRA (com letra maiúscula) estava, agora, diante dos líderes judeus explicando que SEU reino substituiria os reinos humanos. O problema era que esta liderança religiosa não O reconhecia. O messias veio para trazer o reino de Deus à existência, e, por meio deste, os reinos do mundo tremerão, serão abalados e cairão por terra. O filho que os lavradores rejeitaram e a Pedra são a mesma pessoa.
Em que reino nós estamos? E se esta parábola fosse para nós hoje; como a ouviríamos? Que personagem da parábola eu seria? Minha atitude seria como a dos líderes religiosos?

1. Somos mordomos de Deus em Seu Reino
Deus nos oferece Sua maravilhosa vinha que vem com bênçãos abundantes, mas Ele espera que produzamos frutos e saibamos que tudo é dEle e que cuidamos de tudo que Ele nos dá. Todos os recursos que temos não é nosso; mas para ser colocado à disposição para a concretização do Reino de Deus. Existem várias maneiras de “se apossar” dos recursos que Deus nos dá. “Isto é fruto do trabalho de minhas mãos”. “Tudo depende de mim”. “Não compartilho meus bens com quem não merece”. Tenho a certeza de se não fosse Deus eu não teria o que tenho?
2. Não mate o filho
As pessoas não gostam de mensagens duras. Atualmente não é correto falar de pecado. Como isto mudou. Antigamente os pecados eram confessados, em busca de perdão e mudança de vida; mas agora se tornaram motivo de afirmação de identidade. “É assustador e inconcebível que Jesus diga NÃO para algumas coisas. É inadmissível que Jesus – ou qualquer um que seja – questione ideologia, comportamentos e sonhos pessoais.” E Jesus vai sumindo de nossas vidas.
Às vezes, quando não gostamos da mensagem, matamos o mensageiro (descontruímos a pessoa), como fizeram os lavradores da parábola. Mas matar o mensageiro não muda a mensagem! A PEDRA continua vinda e derrubando reinos e poderes humanos. E Ela triunfará! Os judeus estavam zangados com Jesus porque não gostavam que Ele criticasse seu estilo de vida hipócrita. “Uma vida na igreja; outra vida “fora” da igreja! Uma salvação sem mudança de vida? Misericórdia sem abandonar os caminhos pecaminosos? Ou tratar a Deus como um gênio em uma garrafa que realiza seus desejos?; “Como aceitar este homem entre nós que si chama filho de Deus – morte ao herege” CUIDADO: Se Deus não questiona o nosso modo de viver, talvez ele não seja Deus, mas uma imagem de nós mesmos!
Quando não gostamos da mensagem de Jesus, a melhor solução é recorrer a Ele de todo o coração para explorar porque estou em desacordo. Pergunte a Ele e Ele o ajudará a entender Sua mensagem.
3. Somos chamados para dar frutos
Deus dá a cada um de nós dons físicos e espirituais diferentes, assim como deu aos lavradores terras férteis em Sua vinha. O que fazemos com esses dons é uma escolha nossa, mas Deus espera que façamos algo valioso com eles – algo que O honre e expanda Seu Reino.
Como você está dando frutos? Que tipo de fruto você deveria estar dando?
Como estes frutos em sua vida revelam Deus às pessoas que convivem contigo? Ou a ganância está tomando o seu coração de tal maneira que você vive somente para si mesmo, tentando conquistar o mundo e perdendo a alma? Será que não estamos tentando ser deus, matando a tudo e a todos que estão no caminho?

Talvez você tenha um vizinho idoso que precisa de ajuda. Talvez em sua cidade exista uma escola onde você pode contar histórias. Talvez sua própria comunidade de fé precisa de você. Quanto tempo de sua agenda é ocupada “pelas coisas de Deus e de Seu Reino”? Existem infinitas maneiras de dar frutos para Deus. Se Ele não lhe der um caminho claro a seguir, comece fazendo algo que satisfaça Seu mandamento de amar uns aos outros e Ele continuará a guiá-lo a partir daí.
4. Há uma Consequência
Escolhas tem consequências!! Lá vamos nós de novo com assuntos desagradáveis!!! Como seria bom uma vida sem consequências! Será?
Não podemos ignorar o final da parábola em que Jesus diz que quando o dono da vinha finalmente voltar, Ele matará os atuais lavradores e dará a vinha a outros. A única realidade que permanecerá será aquela edificada em cima da PEDRA rejeitada. Tudo o demais desaparecerá. É desconfortável pensar que existe uma consequência muito ruim por dizer “NÃO” a Deus.
Deus é muito paciente, misericordioso; Ele não se apressa em nos condenar.
MAS CUIDADO para não matar a PEDRA-PALAVRA.
Esta é uma parábola cheia de intensidade, dor e poder. Mostra como Jesus veio a Jerusalém confrontar os arrendatários da vinha com a ordem de Deus ao arrependimento, a fim de que Israel, por fim, seja o que foi chamado a ser – a luz do mundo de Deus (Isto que Jesus disse que todo cristão é, ou deveria ser). E é a história de como Israel, por meio de suas autoridades, rejeitará a ordem de arrependimento e terminará por matar o Filho de Deus, tentando tirá-lo da história para continuar a edificação de um reino humano. Deus, através da rejeição da pedra angular, iria arrendar a vinha a outros, isto é, estender sua graça a toda a humanidade, sem distinção.
Nós desfrutamos deste privilégio e somos desafiados a apresentar nossa colheita no “tempo certo”.
Que reconheçamos a presença do Filho (PEDRA-PALAVRA) e sigamos sua vontade. Que não sejamos como os zelosos guardiões do templo, que já não tinham olhos par ver, nem ouvidos para ouvir. Que consigamos anunciar e viver o Reino como bons lavradores. E que muitos sejam convidados para participar do Reino, e assim vidas e o mundo possa ser transformado. Deus nos abençoe!
HINO
Em nada ponho a minha fé – 614 LCI

CONFISSÃO DE FÉ
Na comunhão com as pessoas que creem no trino Deus, confessemos nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.
Todos: Creio em Deus...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Deus tem sido misericordioso conosco e não nos tem deixado faltar nada. Neste momento queremos agradecê-lo com aquilo que Ele nos deu.
Vamos recolher as ofertas que tem como destino ____________________________________.
Rogamos que Deus abençoe dádivas e doadores.
Cantamos para recolher as ofertas o hino: ENE - nº 42 – Cristo vive, e nós também


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o amor do Senhor Jesus atraia você para ELE;
Que o poder do Senhor Jesus te fortaleça em seu serviço, em seus estudos;
Que a alegria do Senhor Jesus encha seus corações;
Que Deus te dê ouvidos para ouvir e praticar Sua Palavra;
E a benção de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo esteja entre vocês e permaneça com você. Amém!

ENVIO
Vá, sirva a Jesus, seja fiel a Ele e comtemple a transformação de pessoas e da realidade.

CANTO FINAL
Há sinais de paz e de graça – 582 LCI
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 70621

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br