Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Mateus 25.1-13 - 22º Domingo após Pentecostes - 09.11.2014

Caderno de Cultos 2014

09/11/2014

09/11/2014 – 22º Domingo após Pentecostes
Am 5.18-24; 1Ts 4.13-18  Pregação: Mt 25.1-13
P. Cláudio Rieper – Sorriso MT

ACOLHIDA
Deus vem nos acolher neste culto e nos chama para permanecer firmes no Seu caminho, pois é certo que virá segunda vez para estar com a Sua igreja, assim como esteve pela primeira vez quando enviou os seus com a tarefa de edificar a igreja. Deus nos saúda com a palavra do evangelho de Mateus 24.42, onde Jesus Cristo nos diz: “Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor”. Porque assim como partiu, retornará para estar com aqueles que estiverem prontos para acompanhá-lo. Que possamos sair deste culto, nos sentindo carregados pelos braços amorosos de Cristo.

Se houver visitantes entre nós, queremos saudar a todos/as que nos visitam, com o abraço caloroso do Pai, que nos recebe e nos acolhe de braços abertos em nossa comunidade, para que juntos sintamos que fazemos parte da Família de Deus.

CANTO DE ENTRADAº 199 - HPD – Chuvas de Bênçãos

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Reunidos por este Deus, que nos convida a celebrar com Ele a vida e nos chama a nos preparar para recebê-lo em nossa vida, é que realizamos este culto em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 325 - HPD – Aqui você tem lugar

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor, nosso Deus, diante de ti nos colocamos para restaurar o nosso relacionamento contigo e com o meu próximo. Queremos confessar nossas faltas e reconhecer que elas nos impedem de anunciar a Tua vinda como gostarias, ao mesmo tempo reconhecemos que estamos tão envolvidos com o corre-corre da vida que nem nos damos conta de que deixamos de esperar e anunciar a Tua salvação. Por isso, agora silenciamos e colocamos nossa vida aos pés da tua cruz, para que cada um individualmente confesse as suas faltas diante de Ti (momento de silencio).

Pai querido, obrigado porque nos dás a chance de nos apresentar diante de ti e buscar pela tua reconciliação. Tu conheces o nosso coração e sabe que não conseguimos expressar em palavras tudo o que nos leva para longe de Ti. Por isso, em tua misericórdia, te pedimos nos perdoa e ajuda-nos a anunciar a Tua vinda e o Teu socorro para as pessoas da nossa cidade.  Isto nós te pedimos em nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Essa é a promessa de Deus (1João 1.9): “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Promessa que se cumpre a cada um que sinceramente confessa os seus pecados ao Senhor. Amém.

KYRIE
E da mesma maneira como Deus se reconcilia conosco, queremos nós também nos colocar diante de Deus e clamar pelas dores deste mundo. Por isso, queremos cantar:

1. Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade. A um só tempo geme a criação.
2. Teus ouvidos se inclinem ao clamor desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação.
A tua paz, bendita e irmanada com a justiça. Abrace o mundo inteiro. Tem compaixão!
O teu poder sustente o testemunho do teu povo. Teu Reino venha a nós! Kyrie eleison!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Queremos glorificar o trino Deus cantando:
Nº 235 - HPD – Seu Nome é maravilhoso

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, nosso Deus, mais uma vez nos colocamos diante de ti, para te pedir que venhas sobre nós com teu Espírito e a tua palavra, como vieste aos Teus discípulos no passado. Para que a nossa fé na promessa da Tua primeira vinda nos anime e faça aguardar também pelo Teu retorno sob a luz da Tua Palavra. Por isso te pedimos Senhor: derrama Teu Espírito sobre nós, abre nossos ouvidos e nosso coração para que estejamos prontos para te ouvir e assim sejamos transformados por meio da Tua palavra. Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Amós 5.18-24
2ª Leitura Bíblica: 1Tessalonicences 4.3-18
3ª Leitura Bíblica: Mateus 25.1-13

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 379 - HPD – Estou pronto Senhor

PREGAÇÃO
Ao final de mais um ano, ainda no meio de muita correria o mundo começa a se preparar para encerrar mais um ano com grandes festas, tentando vender uma falsa alegria regada com muitas vendas e muitas promessas. Época adequada para refletir com o Profeta Amós, quando pergunta ao Povo de Deus se realmente desejam que o Dia do Senhor chegue, porque este dia não será de alegria para todos. Assim como veio pela primeira vez, Jesus Cristo agora convida a nos preparar para a sua segunda vinda. E compara o seu retorno com os preparativos de uma grande festa de casamento, e você está convidado! Como num casamento, devo estar pronto para receber o noivo. E a pergunta que deve nos acompanhar nesta reflexão é: Será que tenho me preparado para participar da festa que Jesus Cristo já nos convidou?

O casamento até hoje, é um dos momentos mais especiais e importantes na vida de um casal. Participar de um casamento é motivo de muita alegria, mas que exige também muitos preparativos. As dez virgens da parábola de Jesus deveriam estar prontas para seguir a noiva, quando o noivo chegasse! Na época de Jesus, o casamento era celebrado sempre à noite por causa do calor do deserto. Por isso usavam lâmpadas a óleo para esperar o noivo. Ao contrário de hoje, era a noiva que esperava pelo noivo, em casa. As dez virgens da noiva eram as damas de honra de hoje. Diz o texto, que cinco das dez virgens eram sem juízo e cinco eram prudentes. Diz ainda, que as cinco prudentes levaram óleo a mais na vasilha. Jesus usa esta ilustração para falar da Sua igreja e Sua volta. A noiva somos nós: A igreja de Cristo. As dez virgens, todos os cristãos, e o noivo: o nosso Senhor Jesus Cristo.

Nesta parábola Jesus ensina de forma bem simples que os cristãos na sua espiritualidade pendem constantemente entre duas situações diferentes: Os que por algum motivo descuidam da sua espiritualidade e os que se mantém em permanente vigília para que a chama de sua fé em Cristo não se apague. Devemos estar conscientes de que a simples participação nos cultos, na contribuição ou nas atividades da igreja não garantem uma espiritualidade sadia, que nos faça estar prontos para participar da grande festa que Deus está preparando para os seus. Mas sim, o zelo em manter um relacionamento autêntico com Deus, amparado na graça e no perdão oferecidos por Cristo na cruz, que nos inspira a praticar o amor, perdão e a misericórdia com o meu semelhante, como gesto de gratidão pelo que Cristo fez por mim na cruz. O cristão vigilante, por isso, também não calcula o retorno de Cristo, pois sabe que ao viver desta graça, está pronto para a chegada do Noivo, seja qual for a hora da sua chegada. Com a proximidade do Natal, somos lembrados pelo aniversariante Jesus Cristo que as luzes e os presentes lembram que a sua vinda veio iluminar o nosso caminho até Deus e nos presentear com a presença reconciliadora do Filho de Deus com o Pai. Você está preparado para receber o Noivo? Lembre-se: Você já foi convidado para esta festa, quando foi batizado e se tornou membro da Igreja. Mas para estar pronto para a festa, é preciso ter claro, que não sabemos em que momento o Noivo virá, mas que devo estar vestido a rigor e pronto para a Sua chegada, pois nesta festa, os atrasados não entram.

As dez virgens pareciam estar todas preparadas. Todas esperavam o noivo. Todas ficaram com sono e adormeceram esperando. Mas a meia-noite, todas despertaram com o grito: Eis o noivo! Todas levantaram e foram preparar suas lâmpadas, mas o que faltou para as cinco despreparadas? Esqueceram-se de levar óleo de reserva para esperar o noivo, caso não chegasse na hora que esperavam. Jesus Cristo usa esta imagem para mostrar que a nossa lâmpada (vida) precisa estar sempre preenchida com o óleo do Espírito Santo que aponta para a salvação em Cristo, corrige o nosso caminhar e nos ensina a viver uns com os outros, para que assim estejamos prontos para receber o Noivo e a nossa chama da fé não se apague (Romanos 10.17). Para ter óleo na lâmpada, o cristão precisa dedicar tempo para estar com Deus no dia-a-dia, e cuidar para que a sua vida e a sua espiritualidade, andem juntas, uma conduzindo até a outra. Quem faz isto, mostra que dedica sua vida a Deus, e não corre o risco de ficar sem óleo. Deus precisa estar no comando da vida. Quem está no comando da sua? Deus ou você?

Foi no meio da noite que as virgens ouviram o grito e não de dia. Só as que tinham o óleo estavam prontas para entrar e festejar com o noivo. O próprio Jesus Cristo diz que virá como o ladrão da noite, quando ninguém o espera. Estes serões ressuscitados e levados para festejar com Ele. Por isso, dedique tempo para estar com Deus e manter a chama da sua fé acesa. Vamos ser uma Igreja que vigia e ora, que dedica de coração tudo o que faz à Deus. Pois os que não estiverem com óleo de reserva, a porta se fechará, e quando tentarem buscar óleo na última hora, já será tarde. Aos atrasados, sobrará a dura palavra de Jesus, quando baterem na porta para querer entrar na festa: Não vos conheço! Não deixe para a última hora, tenha sempre Jesus Cristo dentro da sua vida e sua casa. Pois para conhecer Jesus você precisa conviver com Ele todos os dias. Lembre-se: Se você não tiver tempo para conhecer Cristo agora, Ele também não saberá quem você é, quando vier para festejar a sua volta. Que neste final de ano, em nossas casas, tenhamos mais tempo para estar com Deus e as pessoas que Deus nos confiou na caminhada com Cristo. Que Deus nos abençoe. Amém!

HINO
Nº 181 - HPD – Viver com Jesus é cantar

CONFISSÃO DE FÉ
Queremos nos unir aos cristãos ao redor de toda a terra e de todos os tempos. Confessar a nossa fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que veio nos revelar a vontade de Deus de se reconciliar com todos os que buscam a Deus de todo seu coração. Queremos faze-lo por meio do Credo Apostólico, dizendo juntos:

Creio em Deus Pai, ...
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 249 - HPD – Graças, Senhor eu rendo

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________

Senhor, nosso Deus, obrigado porque vieste revelar por meio do teu Filho Jesus Cristo a tua vontade e nos chamar a participar da Tua família. Obrigado porque vieste em Teu Filho Jesus Cristo nos dar a direção correta para a nossa vida, porque nos reconcilia Contigo por meio do sangue de Cristo. Neste momento, também queremos interceder por este mundo perdido, que carece da Tua luz e do Teu amor, que vive em meio a guerras e a destruição. Vem com teu Espírito e renova a face da terra. Olha pelo nosso país, pela nossa cidade e ajuda-nos na tarefa de anunciar a Tua salvação por meio de nossas mãos, seja na oração ou no testemunho concreto de nossa fé em Jesus Cristo, para que as pessoas ao nosso redor também encontrem o caminho da salvação. Tudo o mais queremos colocar diante de Ti na oração que o teu Filho Jesus Cristo nos ensinou por meio dos apóstolos dizendo...

PAI NOSSO
Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Queremos receber das mãos de Deus à bênção que ele nos oferece, toda vez que nos reunimos em culto. Que Deus Te abençoe e Te guarde, que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que ele sobre ti levante o Seu rosto e Te de a paz. Que assim Deus Pai, Filho e Espírito Santo Te conduza pelos caminhos de Deus, hoje e para todo o sempre. Amém.

ENVIO
Vão na paz do Senhor Jesus Cristo, na certeza de que ele vai adiante de todo/a aquele/a que se deixa conduzir por Suas mãos, e prepara lugar junto a Ele, para todo/a aquele/a que se coloca debaixo da Sua vontade. Que Deus os abençoe.

CANTO FINAL
Nº 309 - HPD – Então se verá


Autor(a): Cláudio Rieper
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 22º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 25 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 13
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 29343

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br