Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Mateus 3.13-17 - 1º Domingo após Epifania - 12.01.2014

Caderno de Cultos 2014

12/01/2014

12/01/2014- 1º Domingo após Epifania
Pregação: Mt 3. 13-17; Leituras: Is 42. 1-9; At 10. 34-43
P. André Martin Radinz – Querência - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia! É com muita alegria que nos reunimos na casa do nosso Deus, para juntos louvarmos e bendizermos o seu santo nome. A palavra de Deus é orientação para nossa vida, por isso, acolhemos vocês com as palavras do Salmo 100.3: “Lembrem que o Senhor é Deus. Ele nos fez, e nós somos dele; somos o seu povo, o seu rebanho”. Nesta certeza e confiança nos reunimos e alegres proclamamos suas maravilhas.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
124 – HPD I – Deus está presente.

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos aqui reunidos não em nosso próprio nome, mas em nome de Deus Pai, que formou o universo e tudo que nele existe; em nome de seu Filho, Jesus Cristo, que chamou seus discípulos para a grande seara; e em nome do Espírito Santo que nos motiva a aceitar o chamado para a missão. Que o Tríuno Deus venha nos encorajar neste culto para que possamos escolher o caminho do compromisso e transformação para glorificarmos o nome de nosso Deus. Amém.


CANTOS DE INVOCAÇÃO
85 – HPD I – Vem, Espírito divino.

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Amados/as no Senhor! Diariamente nos flagramos cometendo pecados, pecados estes que nos afastam da comunhão com Deus e com nossos irmãos e irmãs. Reconhecendo nossas transgressões, queremos confessar a Deus aquilo que pesa sobre nós. Na certeza que Ele nos ouve e nos perdoa, confessemos nossos pecados.
(SILÊNCIO)
Todo-poderoso Deus, misericordioso Pai! Confesso perante a tua santíssima face que, a meu pesar, freqüentemente violei a aliança contraída no batismo, e que, por desobediência e obstinação, por leviandade e falta de veracidade, por negligência e ingratidão, por desprezo da tua Palavra e por cobiças de toda espécie, te ofendi, e mereci o teu justo castigo. Ah, Senhor, não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; lembra-te, porém, de mim, segundo a tua misericórdia, por tua bondade. Aceita-me, outra vez, em graça, e quero corrigir-me, de bom grado, e entregar-me, de novo, a ti, como sacrifício vivo. Fortalece-me, tu mesmo, neste propósito, e conserva-me, ó tu, eterno trino Deus, na tua graça, até ao meu fim! Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
O onipotente e misericordioso Deus teve compaixão de nós. Ele entregou, por nós, seu Filho unigênito à morte, e, por amor dele, perdoou-nos todos os pecados; deu, também, a todos os que crêem em o nome dele, poder de tornarem-se filhos de Deus, e prometeu-lhes o seu Espírito Santo. Amém
O trino Deus nos dê a graça de celebrar este culto com corações de lábios puros, por amor do seu santo nome. Amém.

KYRIE
Reconciliados com Deus e com nossos irmãos e irmãs, não podemos deixar de olhar para fora de nós mesmos. Somos chamados como cristãos a não nos acomodarmos com os sofrimentos vivenciados por toda a criação. Por isso, unamos nossas vozes e juntos clamemos a Deus pelas dores deste mundo, cantando: Pelas Dores Deste Mundo, ó Senhor!

GLÓRIA IN EXCELSIS
O Salmo 40.1-3 diz: Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor. Por isso convido para glorificarmos ao seu Santo nome cantando:

Hino: 253 HPD I - Glorificado seja teu nome.

ORAÇÃO DO DIA
Misericordioso Deus da vida. Agradecemos por podermos contar com a tua ajuda nesta vida. Pedimos: prepara-nos para ouvir a tua palavra neste dia, dando-nos um coração alegre e mãos prontas para agir. Por Jesus Cristo que contigo e com o Espírito Santo vive para sempre. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 42. 1-9

2ª Leitura Bíblica: Atos 10. 34-43

3ª Leitura Bíblica: Mateus 3. 13-17

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
170 – HPD I – Nem só palavra é o amor.

PREGAÇÃO
Querida Comunidade!
Quando Jesus foi batizado no Rio Jordão, os céus se abriram, o Espírito Santo desceu sobre Cristo como pomba e uma voz do céu confirmou que ele é o Filho de Deus. Cada um desses fatos merece a nossa atenção:
NO BATISMO DE JESUS, O CÉU SE ABRIU.
Conforme Gênesis 3.22ss., Deus fechou os portões do paraíso por causa da desobediência do ser humano. As portas do céu permanecem fechadas para o pecado. Ao afirmar que os céus se abriram, o Evangelho expressa a presença e a misericórdia de Deus para com os pecadores. Já no Antigo Testamento, em Ezequiel 1.1 e 2.2, “os céus se abriram” para Ezequiel quando este foi chamado por Deus para se tornar seu profeta. Céu aberto é a inversão de Gênesis 3. Deus se volta à humanidade e oferece a salvação. O meio dessa salvação é o Senhor Jesus Cristo. Tudo isso já foi revelado no batismo de Jesus.
O ESPÍRITO SANTO DESCEU COMO POMBA
Desde o tempo do Dilúvio (Gênesis 8.8-12), a pomba é considerada o sinal da paz de Deus com a humanidade. Em Gênesis 1.2, o Espírito de Deus pairava sobre as águas, o que pode ser alusão a uma pomba. Tomando essas referências como base, o cristianismo adotou o símbolo da pomba como imagem da vinda do Espírito Santo. Portanto, no batismo de Jesus, a descida do Espírito Santo na forma de pomba, é sinal e testemunho de que Jesus é o Messias, o Cristo.
Na África existe uma palavra para expressar essa manifestação do Espírito Santo: ABAKA=DESCIDA DO FOGO CELESTE. A expressão Abaka não expressa a idéia de poderes sobrenaturais como o falar em línguas ou realizar curas e milagres. Abaka significa o fogo do Espírito Santo que faz com que você reconheça os seus pecados. Ele se manifesta e opera em você com a função de queimar o ódio, o desejo de vingança, o mal. O fogo do Espírito Santo promove a reconciliação entre as pessoas. Até João Batista pede por esse fogo do Espírito Santo para queimar sua mágoa contra os fariseus e escribas.
O que tudo o Espírito Santo precisa queimar em nossa vida? Com certeza, a impaciência, o ódio, a intolerância, a falta de amor, entre tantos outros. Porém, não se trata de um fogo destruidor, mas de um fogo purificador. O Espírito Santo vem como pombo da paz. Deus não tem prazer na condenação e na destruição do seu povo, mas deseja que o pecador se arrependa e viva. Viver o batismo é reconciliar-se com Deus e com o próximo diariamente.
Deus não deseja que a nossa fé e a nossa esperança se apaguem. Ele deseja que o fogo do Espírito Santo reacenda diariamente em nós a fé, a esperança e o amor. Nós necessitamos desse fogo reconciliador da paz de Deus conosco. Com essa missão Jesus veio ao mundo.
UMA VOZ DO CÉU ANUNCIA: “ESTE É O MEU FILHO AMADO
A Palavra de Deus deixa bem claro que Ele está com o seu Filho. Esta declaração já se pode encontrar no Salmo 2.7: Você é meu Filho, hoje eu me tornei seu Pai. Peça e eu lhe darei todas as nações (leia também Atos 13.33; Hebreus 1.5).
O Salmo 2 testemunha que Deus tem o poder e o controle sobre todas as coisas, mesmo que os poderes deste mundo tentem viver como se não precisassem de Deus. O Filho (Jesus Cristo) é a expressão dessa presença soberana de Deus. Isaías 42.1ss. revela a finalidade Daquele que vem da parte de Deus: Aqui está o meu servo, a quem eu fortaleço, o meu escolhido, que dá muita alegria ao meu coração. Ele anunciará a minha vontade aos povos. Ele não esmagará o galho que está quebrado nem apagará a luz que está fraca. Eu o chamei e o peguei pela mão para que haja salvação por meio dele.
Este é o propósito que Deus tem para nós através de Jesus Cristo. O poder de Deus se manifesta através daquele a quem ele muito ama. Deus não quer que o mal domine o mundo, mas que sua justiça se estabeleça. Para isso Ele enviou Jesus, seu Filho amado. E nós recebemos essas dádivas através do batismo. Somos movidos por essa promessa? “Aqueles que são movidos pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus – Romanos 8.14. Que este Espírito nos mova, arda em nosso coração, dê a certeza do céu aberto sobre nós e nos anime na prática do amor de Deus. Pois na união com Jesus Cristo, somos filhos amados de Deus. Amém
(Geraldo Graf. 08.01.09)

HINO
159 – HPD I – Creia sempre, sem cessar.

CONFISSÃO DE FÉ
Ao Deus que nos dá a oportunidade de sermos seus filhos e filhas, nos tornando assim herdeiros da salvação, confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
184 – HPD I – Vamos nós trabalhar.


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO
O Senhor nos abençoe e nos guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e se compadeça de nós; O Senhor levante o seu rosto sobre nós, e nos dê a paz! Amém.

ENVIO
Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria. Amém!

CANTO FINAL
262 – HPD I – Ó alegria.


Autor(a): André Martin Radinz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 1º Domingo após Epifania
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 13 / Versículo Final: 17
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 26177

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti. Todos os dias, te darei graças e sempre te louvarei.
Salmo 145.1-2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus não se afasta de ninguém, pois está em toda a parte.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br