Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Mateus 4.1-11 - 1º Domingo na Quaresma - 09.03.2014

Caderno de Cultos 2014

09/03/2014

09/03/2014 - 1º Domingo da Quaresma
Gn 2.15-17; 3.1-7 - Rm 5.12-19; Pregação: Mt 4.1-11
P. Ricardo Arndt – Porto dos Gaúchos

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia. Sejam todos (as) bem vindos (as) a este Culto do 1º domingo da Quaresma.
Quaresma é o convite ao arrependimento, é convite à solidariedade, convite a refletirmos em nossas atitudes, e o amor de Jesus demonstrado na cruz. Deixar de lado o nosso egoísmo, nossa ganância e nos voltarmos ao próximo e a quem precisa de nós.
Somos acolhidos neste culto pelas palavras de Jesus, palavras que queremos meditar neste dia: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus. (Mt 4.4)

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº - HPD 2 – 333 – Estamos aqui Senhor

Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
Reunimo-nos aqui em nome do Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº - HPD 1 – 95 – Jesus Cristo é rei e Senhor

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
(Convide para que em silêncio cada pessoa chegue à presença de Deus colocando os seus erros e falhas, e logo após este período de oração individual, conclua a oração).

Deus! Sabemos que não conseguimos ser perfeitos diante de Ti, a cada dia pecamos diante de Ti e do nosso próximo. Entretanto, neste culto, como irmãos e irmãs chegamos à tua presença reconhecendo o nosso fracasso e assim te pedimos perdão.
Obrigado que tu mesmo digas que quando confessamos os nossos pecados, quando estamos arrependidos, tu és fiel e justo para nos perdoar. Obrigado pelo perdão concedido a cada um de nós. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançara misericórdia. (Pv. 28.13)

KYRIE
Olhamos para o mundo que nos rodeia, neste olhar breve, somos chamados a clamar a Deus pelo sofrimento de nossos irmãos e irmãs em Cristo. Queremos clamar a Deus cantando:
“Pelas dores deste mundo, ó Senhor”...

GLÓRIA IN EXCELSIS
Glorificamos a Deus com alegria cantando: HPD 2 – 345 - Glória

ORAÇÃO DO DIA
Deus, nosso pai e salvador. Cremos que em todos os momentos tu estás ao nosso lado, nos acompanhando dia após dia, segundo após segundo. Ajuda-nos a ouvir e aceitar a tua palavra, para que a mesma possa ser conforto e ânimo aos que sofrem, reconciliação para os que se afastaram de ti, reflexão á aqueles que ainda não te conhecem como Senhor e Salvador, e palavras de amor e estímulo aos que te buscam. Vem ao nosso encontro, Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Gn 2.15-17; 3.1-7 -
2ª Leitura Bíblica: Rm 5.12-19

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - HPD 2 – 379 – Pronto para ouvir

PREGAÇÃO
Texto: Mateus 4.1-11
Conta-se uma estória que há alguns anos um caçador que estava na região amazônica, de repente foi atraído por um pássaro, que no seu canto era visível o medo, o pavor.
Agitada a pequena ave sacudia as asas sobre o ninho onde estava a fêmea e os filhotes. O motivo do medo dos pássaros era uma das serpentes mais peçonhentas da Amazônia, que rastejava silenciosamente em direção ao ninho.
Diante desta cena, o caçador engatilhou a arma, mas observando a cena abaixou a arma novamente. Para sua surpresa o pássaro macho voou e em segundos retornou ao ninho com um pequeno ramo no bico. Ramo este que com muita calma depositou sobre o ninho. Em seguida voou ao galho mais alto e ficou observando a chegada do inimigo.
A cobra ziguezagueou pelo tronco da árvore, até chegar ao lado do ninho, onde por sinal estava desprotegido. Posicionou-se, preparou o bote, e inesperadamente a serpente jogou a cabeça para traz, com muita força como se tive levado um golpe muito potente. A serpente virou-se rapidamente e fez o caminho de volta o mais rápido possível.
Um pouco mais tarde, naquele mesmo dia, o caçador encontrou alguns nativos, e comentou com eles a estranha e magnífica cena que havia visto. Os nativos explicaram que aquele ramo, era de uma planta que possui um veneno poderoso e mortal contra cobras. Seu simples odor apavorava as serpentes.
O pássaro pequeno, frágil e indefeso, sabia que aquelas folhas eram uma arma invencível contra o seu mais temível predador.
Nesta história quem a serpente nos lembra? Outra serpente muito mais perigosa, Satanás, apareceu no deserto para tentar Jesus, mas assim como o pássaro, Jesus sabia qual era a sua proteção. Está escrito: três vezes ele usou a autoridade da palavra de Deus, contra a tentação que ele enfrentou.
O Mal se faz presente na terra, e um de seus alvos é a destruição da família, do casamento, e também igreja. Nota-se a destruição quando não há diálogo, perdão, carinho, compreensão, comunhão, entendimento das Sagradas Escrituras.
Deus vem ao nosso encontro com sua palavra, com seu amor, entretanto não podemos ver e entender a Palavra de Deus como um amuleto. Será que colocar uma Bíblia aberta na minha casa, no meu ambiente de trabalho Deus vai me proteger? Vai proteger minha família? Não! A palavra de Deus é proteção, é cuidado, porém quando buscamos nela orientação para nossa vida, e quando queremos viver verdadeiramente o que ela nos ensina, quando buscamos nela exortação, respostas para os momentos que passamos. A palavra de Deus é proteção, quando assim entendemos o que Jesus Cristo nos diz, e colocamos seus ensinamentos em prática.
Uma pergunta?
Você usa repelente? Como você o usa? A fórmula do repelente foi desenvolvida para espantar os mosquitos e insetos.
O repelente não vai nos proteger das ferroadas dos insetos se não aplicarmos o creme no corpo. Ele é bom, proporciona alívio, proteção, mas precisamos usá-lo. Deixando o creme no frasco não irá repelir os insetos.
Lembramos o que ouvimos a pouco: A palavra de Deus precisa ser lida e estudada. Simplesmente aberta sobre uma mesa não fará nenhuma diferença na nossa vida. Contudo, a palavra de Deus fará diferença se nós a lermos, entendermos, a exemplo do autor do Salmo 199.11 - Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.
Temos guardado a palavra de Deus em nosso coração?
Temos buscado orientação para nossas vidas na palavra de Deus?
Onde colocamos nossa Bíblia quando retornamos do culto? Na gaveta? Na cabeceira da cama? Deixamos a palavra de Deus em um canto? Ou abrimos, lemos, e ouvimos as orientações de Deus para a nossa vida? Que Deus os abençoe! Amém.

HINO
Nº - HPD 2 – 400 – Bem-aventurados

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a palavra de Deus, queremos confessar a nossa fé conforme as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº - HPD 2 – 460 – Conta as bênçãos


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor vos abençoe e vos guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós, o Senhor sobre vós levante o seu rosto e vos dê a paz. Assim vos abençoe o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém!

ENVIO
Ide na paz do nosso Deus.

CANTO FINAL
Nº - HPD 2 – 377 – A paz do Senhor


 


Autor(a): Ricardo Arndt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: 1º Domingo na Quaresma
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 11
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 26185

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br