Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Mt 24.36-44 - 1º Domingo de Advento - 27.11.2016

Caderno de Cultos 2016

27/11/2016

27/11/2016- 1º Domingo de Advento
Pregação: Mateus 24.36-43;
Leituras: Is 2.1-5; Sl 122; Rm 13.11-14
P. Adriel Raach – Transamazônica, Rurópolis - PA

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação” (Sl 85.7).
Com esta palavra do salmista somos todos acolhidos neste culto, quando celebramos o primeiro domingo de Advento. Clamamos junto com o salmista: “Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação.” E ainda pedimos: Dá-nos, Senhor, um abençoado tempo de Advento. Prepara-nos para que celebremos com alegria, vigilantes e em oração este tempo especial. Faze de nossa comunidade instrumento da tua paz! Amém.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 05 – HPD 1 – Erguei os arcos triunfais

Ou: Nº ...à escolha

SAUDAÇÃO
Reunimo-nos em culto, o encontro de Deus conosco, em nome do Trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo (+). Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 123 – HPD 1 – O nosso encontro

Ou: Nº ... à escolha

CONFISSÃO DE PECADOS
Leitura do salmo: Sl 122

ANÚNCIO DO PERDÃO
Alegrai-vos! – convida o salmista. Aceitemos este convite, sejamos testemunhas da alegria, pela fé, no Senhor. Portanto, cantemos:

HINO: HPD 398 – Alegrai-vos sempre no Senhor...

KYRIE
Vigiai! – Advento é também tempo de vigilância. Aquele que se prepara, vigia. Comunidade cristã está vigilante pela criação de Deus. Há que se perceber e clamar por todas as situações de sofrimento e injustiça que entristecem o Senhor e carecem de sua misericórdia e transformação. Tem piedade, Senhor!

HINO: Kyrie Eleison: Pelas dores deste mundo, ó Senhor. ...

GLÓRIA IN EXCELSIS
Porque Deus nos ama e nos ouve quando a Ele clamamos, cantemos glória a Ele nas alturas:
HINO: Nº 253 HPD 1 – Glorificado seja o teu nome

Orai! – À oração somos sempre “convocados” como discípulos e discípulas do Senhor. Jamais cessemos de orar, pois para a oração somos vocacionados pelo Espírito Santo. De pé, oremos:

ORAÇÃO DO DIA
Senhor Deus, Pai Celeste. Nós te agradecemos por nos teres enviado o teu Filho, cujo nome é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte e Príncipe da Paz. Ilumina-nos, Senhor, pelo Espírito Santo, de modo que não desprezemos a Palavra e nem nos escandalizemos em confessar Seu nome. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que contigo, Pai, e na unidade do Espírito Santo vive e reina para sempre. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Is 2.1-5

2ª Leitura Bíblica: Rm 13.1-14

3ª Leitura Bíblica: Mateus 24.36-44

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 235 – HPD 1 – Seu nome é maravilhoso

PREGAÇÃO
Mateus 24.36-44
Oração: Bondoso Deus, guia-me conforme a tua vontade. Fala através de mim. Desta comunidade reunida, abra ouvidos e corações para o que tu tens a dizer neste dia. Por Cristo, amém.

A graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão com o Espírito Santo esteja com todos e todas vocês. Amém.

ADVENTO: o que significa a palavra advento? É sempre bom lembrar.
A palavra advento está estreitamente ligada à palavra PARUSIA. Piorou né? Pois bem... significa PRESENÇA ou VINDA. Quando falamos de advento, nos referimos à vinda de Cristo... trata-se de falar do futuro... ao que está por acontecer. E o texto de hoje nos deixa bem claro que nós precisamos estar alertas, precisamos FICAR VIGIANDO! VIGIAR! ESTAR VIGILANTES! Pois não sabemos quando será! Nas palavras de Jesus: “Ninguém sabe! Somente o Pai sabe!” Ou seja, nem ele, o Filho de Deus sabe quando será esse dia... Tá! mas que dia? - O dia da vinda de Jesus! ... Mas ele não já veio? - Sim! Mas ele virá uma segunda vez! - E quando vai ser isso? - Acabei de dizer... ninguém sabe, somente o Pai. Bom, então não vou me preocupar... “o futuro a Deus pertence”! Deixa por conta dele. Mas tem algo no texto, especialmente na palavra ADVENTO, ao que nós precisamos estar atentos! Advento significa VINDA... e está estreitamente ligada a palavra: PRESENÇA! É verdade! Advento, além de significar VINDA, também pode ser entendida como PRESENÇA.
Quando nós pensamos em advento e natal, logo nos vêm em pensamento lembranças do passado e promessas para o futuro... Mas, percebam! A palavra vinda indica algo que está acontecendo!
Mais ainda, presença! Ou seja, nós estamos falando de algo do agora! Puxa vida! Lá vem o pastor anunciar o fim do mundo! Quanto a gente ouve por aí: “O fim está próximo!” “Em breve Jesus voltará!” “Arrependa-se!” “Com todas essas tragédias, catástrofes, o mundo só pode estar acabando mesmo!” “São os sinais dos tempos!” E por aí vai!
Não é nesse sentido que falamos de advento! Quando fala da segunda vinda de Jesus, e que seremos julgados... o texto diz para ficarmos vigilantes! E Jesus é muito enfático em dizer que ninguém sabe quando acontecerá! Sendo assim, VIGIAR significa agir como se já estivesse acontecendo! E como agir?
- Ai meu Deus!! E agora?? Está tudo acabado! O que é que eu faço? Tenho que me ajoelhar e pedir perdão a Deus por tudo de errado que fiz... a qualquer momento Jesus pode aparecer aí, aí ele disse que vai separar os dois homens que trabalham na fazenda... será que ele vai levar eu ou o zé? - E as mulheres... ele vai separar elas, mas se ele levar o zé e a minha mulher?
Percebam gente como isso pode se transformar em pensamentos inúteis! Jesus não está se referindo a esse tipo de vigília, onde se prega o medo, se toca o terror nas pessoas dizendo que o mundo vai acabar, e que muitos não serão salvos. Isso nós chamamos de “teologia do cagaço”! Dá uma “cagaço” no sujeito pra ele se tocar e se converter logo, antes do mundo acabar... Jesus não age assim... antes, ele nos lembra que precisamos estar sempre vigilantes, a ponto de perceber a sua viiinndaaa... num acontecimento constante... presente.
Sinceramente, Ele espera que nós estejamos preparados para o dia do juízo... Mas precisamos abandonar essa ideia de “o tão temido dia do julgamento”, pois, ao mesmo tempo que será juízo, também será graça! Conquistada, não por nossos méritos, mas por Jesus Cristo, o Filho.
Contudo, não basta dizermos: “o futuro a Deus pertence”, e deixar tudo por conta da graça de Deus no ato do juízo, porque nós não fomos liberados da nossa tarefa nesse mundo, de sermos imitadores de Cristo (o máximo que pudermos!). Temos que estar cientes de que a última palavra sobre a nossa vida será proferida por Deus! Importante isso! É Deus quem tem a última palavra. Portanto, o juízo, em todo e qualquer caso, cabe somente a Ele, e nós não podemos usurpar essa tarefa, não podemos julgar ninguém...
Eu diria, em certas situações, não poderíamos julgar nem a nós mesmos! Quantas vezes somos rápidos em nos julgar a nós mesmos... já nos pondo nos extremos, ora lá no céu, do lado direito de Deus, ora lá no inferno. Deixa isso pra Deus e vai fazer a tua parte!
Esteja sempre vigilante, alerta! advento é tempo de se lembrar disso novamente! De preparar-se para a vinda de Jesus. Mas não somente aqueeela vinda que lembramos que aconteceu no natal há 2015 anos. Aqui me refiro à vinda diária de Jesus às nossas vidas.
Jesus se faz presente e está numa constante vinda através do Espírito Santo.
Portanto, não vamos dar ouvidos aos que tocam terror de que o mundo está se acabando... mas também não vamos relaxar a tal ponto de chegar a nos esquecer o que Jesus espera de nós: que fiquemos vigiando.
Toda história aponta para o centro: Jesus Cristo! Hoje estamos falando de Jesus como algo que aconteceu no passado, mas os profetas falavam dele como uma promessa para o futuro. E nós, hoje, ainda falamos em Jesus como promessa para o futuro, “o Filho do Homem, que virá para julgar vivos e mortos”.
Falta-nos, de uma vez por todas, aprender a falar de Jesus no TEMPO PRESENTE! Como algo que está acontecendo agora! Quando entendermos isso, de fato, então teremos entendido o que Jesus quis dizer com o “Vigiai”!
Se o pai de família soubesse quando viria o ladrão, então ficaria vigiando e não deixaria que sua casa fosse arrombada.
Contra o ladrão a gente se preocupa, e se previne! Mas de Jesus não precisamos ter medo! Por que preocupar-nos com a ora ou o dia em que ele virá? Para Jesus, nossa casa pode estar sempre aberta. Pois confiamos em sua promessa de salvação. E a promessa é: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa. (Atos 16:31).
Que Deus nos ajude e nos inspire neste tempo de advento, a aquietarmos nossos corações, e termos esperança neste Jesus que vem... não somente naquele Jesus distante que virá! Mas neste Jesus presente, que vem, todos os dias, em todos os momentos da nossa vida... ele está presente! Amém.
E que a paz de Deus que excede todo o nosso entendimento, guarde nossos corações e nossas mentes, em Cristo Jesus. Amém.

HINO
Nº 31 – HPD 1 – Quero ir com os pastores

CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta à Palavra ouvida e como nossa confissão de fé, nos coloquemos de pé e professemos as palavras do credo apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 359 – HPD 2 – Te ofertamos nossos dons


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Pai, trazemos nossa gratidão a ti no início do novo ano eclesiástico. Até aqui conservaste a nossa vida. Pedimos-te: Conduze-nos e guia-nos também no futuro. Ajuda-nos a aproveitar o tempo que descortinas diante de nós para fazer o bem, exercitar o amor e semear a paz!
Oramos por todas as pessoas cristãs para que estejam alertas à presença de Cristo em seu meio e que, em seus atos e palavras, a luz de Cristo brilhe através delas.
Oramos pela Igreja, por suas lideranças e membros para que se mantenham firmes no compromisso profético de anunciar e celebrar o Advento de Cristo.
Oramos por nossa Igreja e pelo novo tema a nos nortear nesse novo Ano Eclesiástico. Que o Espírito de Deus nos ajude a oferecer/proporcionar uma multiplicidade de espaços para momentos em que cada membro da nossa IECLB compartilhe e fale sobre Jesus também na sua caminhada de vida, e especialmente venha e ouça, fale e pratique os seus ensinamentos aqui na comunidade, através dos seus dons, através do seu trabalho e empenho na causa do Evangelho.
Oramos pelos governantes para que exerçam suas funções com honestidade e a serviço de todo o povo, especialmente em favor das pessoas empobrecidas em nosso mundo.
Oramos por todas as pessoas enlutadas, deprimidas, entristecidas e sós neste tempo de Advento. Que possam experimentar em meio às dores, raios de luz e de esperança.
Oramos por todas as pessoas doentes e aquelas em recuperação, para que experimentem o amor confortador de Cristo.
Deus de misericórdia, ouve nossa oração e auxilia-nos a caminhar nos teus caminhos com fé, esperança, amor e alegria. Por Cristo, que nos ensinou a orar:
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Despeçamo-nos deste momento de culto aqui para uma vida toda de culto a Deus neste novo ano da Igreja que se inicia recebendo a bênção de Deus:
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz!

ENVIO
Alegrai-vos! Vigiai e orai pela paz! Vão e, assim, acolhendo e respondendo a este imperativo da fé, sirvam ao Senhor! Demos todos graças a Deus!

CANTO FINAL
Nº 118 – HPD 1 – Deus vos guarde


Autor(a): Adriel Raach
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 1º Domingo de Advento
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 24 / Versículo Inicial: 36 / Versículo Final: 44
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 38298

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Passarão o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Lucas 21.33
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br