Missão com Adolescentes


ID: 2804

Ação Confirmandos/na Trilha da Solidariedade

30/05/2015

Pro-Ludus
Pro-Ludus
Pro-Ludus
AEVAS
AEVAS
1 | 1
Ampliar

Como previsto no próprio folder de divulgação da Ação Confirmandos 2014, as entidades beneficiadas seriam a Associação Luterana Pró Desenvolvimento e Universalização de Direitos Sociais – PRO LUDUS – O CAMINHO, de Gravatá/PE e a Escola Comunitária “Raio de Sol”, de Novo Hamburgo. Cada qual recebeu o montante de R$ 13.000,00. E para saberem o que se fez/está fazendo com a verba recebida, seguem relatos das duas entidades.

PRO LUDUS – O CAMINHO:

Os primeiros passos de nosso trabalho teve o seu início em 1996 na cidade de Gravatá, localizada no Agreste Pernambucano, especificamente na comunidade de Riacho do Mel-CAIC, uma localidade marcada por graves problemas sociais, como: consumo e tráfico de drogas, violência sócio-familiar, exploração, ociosidade infanto-juvenil, baixa escolaridade, falta de lazer e prostituição. Demandas que sensibilizaram a Sra. Gerda Dolores Nied, Diaconisa da IECLB a dar início ao trabalho com o Projeto “O Caminho”, quando a mesma passou a morar na comunidade de Riacho do Mel – CAIC e a motivaram a pleitear, junto à Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Recife, uma Ação Diaconal com crianças e suas famílias no bairro.

O trabalho foi se fortalecendo e se estruturando no intuito de mudar a realidade em apreço. A semente lançada precisou ser cuidada, que resultou na germinação e no fruto. Em 2002, com interesse de algumas pessoas, principalmente adolescentes e jovens, deu-se início à formação da Comunidade Luterana Nordestina. Em janeiro de 2005, Projeto “O Caminho”, foi transformada na ONG - Pro Ludus O Caminho (Associação Luterana Pro Desenvolvimento e Universalização dos Direitos Sociais), que hoje atua juntamente com a Comunidade Luterana de Gravatá, desenvolvendo atividades prioritárias no atendimento a crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em situação de risco pessoal e social, usando a metodologia da brinquedoteca: através do brincar e do brinquedo como a forma de inclusão social. Bem como, participam de forma efetiva nos Conselhos, Conferências Municipais, construindo políticas públicas para os menos favorecidos na sociedade.

Atualmente a Pro Ludus O Caminho atende semanalmente, de segunda a sexta-feira, 54 crianças de 02 a 05 anos, 45 crianças e adolescentes de 07 a 14 anos, 50 adolescentes e jovens esporadicamente. São desenvolvidas atividades lúdicas através da brinquedoteca comunitária; oficinas temáticas; esporte: futebol, capoeira; balé; informática e teatro. São desenvolvidos também trabalhos com as famílias das crianças e adolescentes através de visitas; mobilizações e eventos comunitários; rodas de diálogo aberto, palestras e encontros temáticos.

A Comunidade Luterana de Gravatá-PE, é composta por quarenta e cinco membros. As atividades desenvolvidas são: Cultos Comunitários semanalmente, Ensino Confirmatório, Encontros do Grupo Jovem Luterana “Caminhando Para o Futuro”. Encontros de Famílias, Retiros Comunitários, Encontros do Presbitério, Grupo Ecumênico, Grupo de Música, Culto Infantil e Encontros de Capacitação. É uma comunidade em fase de fortalecimento, onde simpatizantes vem, procuram conforto e dessas acabam se identificando fazendo a Profissão de Fé. Não é sustentável financeiramente ainda, pois é composta por membros de classe média baixa. Mas o sonho de sustentabilidade está presente nas discussões e práticas no dia a dia da comunidade.

Diác. Davi Haese – Coordenador de Pro Ludus – O Caminho

Espaço Raio de Sol – Uma luz no caminho de quem necessita

Localizado em um terreno cedido pela Comunidade Evangélica da Ascensão de Novo Hamburgo, o espaço denominado Raio de Sol já serviu para vários propósitos diaconais e educacionais nos últimos 45 anos.

Inicialmente, conduzido por senhoras da OASE, o trabalho envolvia a ocupação e a capacitação de mulheres carentes da região, com o objetivo de auxiliá-las na organização de suas vidas e ensiná-las a costurar cobertas e outras técnicas domésticas.

Assim, foi construído o barracão Raio de Sol no Bairro Roselândia.

À medida que estas famílias assistidas conseguiam colocação no mercado de trabalho, surgiu a necessidade de criar-se um espaço saudável e seguro onde suas crianças passassem seus dias. Assim, em 1990, a Creche Comunitária Raio de Sol nasceu no barracão, passando a ser administrada e mantida pela AEVAS – Associação Evangélica de Ação Social em Novo Hamburgo – a partir de 1996.

Durante 24 anos este espaço serviu para este propósito, trazendo alegrias, felicidade e tranquilidade para crianças e suas famílias na comunidade da Roselândia.

Neste ano de 2015, foi possível retomar a proposta inicial deste espaço, como Centro Comunitário Raio de Sol, com a missão de beneficiar toda a comunidade, de crianças a idosos.

Queremos que este espaço esteja aberto para a comunidade assim como a comunidade esteja aberta a ele. É um local para acolhimento, para partilha de conhecimentos, para construção de vidas.

A manutenção deste espaço, sempre se deu através de recursos provindos de doações e promoções.

E assim, com grande alegria e gratidão, também recebemos o montante de R$ 13.000,00, arrecadado com muito carinho e dedicação pela Ação Confirmandos ao longo do ano de 2014.

Este recurso garantirá que o espaço do Centro Comunitário Raio de Sol possa acolher, de forma mais segura e com mais qualidade, a comunidade local. Dentre as demandas que serão supridas com este recurso está: a finalização da adequação do pavilhão de atividades, que necessitava de forro e vedação de paredes; reformas e rebocos de paredes das salas de aula, danificadas pelo tempo; conserto de calhas e telhado; e pinturas em geral.

Esperamos que este espaço possa continua a ser muito utilizado pela comunidade local e pelas atividades desenvolvidas pela nossa igreja.

Fabiane Kuhn – Administradora AEVAS
 


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br