Pessoas com Deficiência



Telefone(s): (51) 3284-5400
ID: 2784

Quebrar barreiras, abrir portas: por uma sociedade e desenvolvimento inclusivos para todas as pessoas.

03/12/2013

Acessibilidade
Deficiência auditiva
Deficiência visual
1 | 1
Ampliar

Este é o tema do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 3 de dezembro, instituído pela Organização das Nações Unidas.

Abaixo partilho a mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

“Entre nós, mais de um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de deficiência. Temos de eliminar todas as barreiras que afetam a inclusão e a participação de pessoas com deficiência na sociedade, incluindo mudanças de atitudes que estimulam o estigma e a institucionalização da discriminação.

Em setembro, durante a Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral sobre Deficiência e Desenvolvimento, os Estados-membros das Nações Unidas discutiram como as diversas formas da exclusão afetam não somente a vida das pessoas com deficiência, mas o desenvolvimento de comunidades e da sociedade como um todo.

Novamente se comprometeram a desenvolver ações nacionais e internacionais que apoiem o desenvolvimento inclusivo da deficiência. A ONU continuará apoiando estes esforços. Precisamos trabalhar mais para garantir que existam infraestruturas e serviços de apoio ao desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável para todos.

Neste sentido, temos que garantir a significativa participação de pessoas com deficiência nos processos que afetam seus direitos e interesses, proporcionando um ambiente adequado. Para isso, inauguramos o Centro de Acessibilidade da ONU, na sede da Organização. Apelo a todo do sistema da ONU e aos nossos parceiros para que sigam esta orientação.

Neste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, apelo aos governos, membros do Sistema ONU, empresas e sociedade civil para que quebrem barreiras e abrir as portas de oportunidade a todas as pessoas com deficiência. Juntos, vamos construir uma sociedade inclusiva para todos.”

Uma boa reflexão e que esta possa se reverter em atitudes que promovam a quebra de barreiras, resultando assim a inclusão de todas as pessoas.

Fraternalmente,
Diác. Carla Vilma Jandrey
Coordenadora Programa Diaconia Inclusão da IECLB

Veja também: Pai Nosso e Credo Apostólico na Língua Brasileira de Sinais


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br