Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de julho de 2022

26/07/2022

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

Julho de 2022

Iniciamos em nome do Trino Deus. Que seu amor, sua graça e seu espírito esteja entre nós. Amém.

Louvem o Senhor, invoquem o seu nome; anunciem entre as nações os seus feitos, e tornem conhecida a sua bondade e exaltem sua presença (Isaias 12.4)

Oremos: Deus, tu tens teu coração grudado no nosso coração; tu tens teu olhar grudado no nosso corpo. Agora pedimos: Dá-nos antes de todas as outras coisas a tua Palavra, permite que o Evangelho seja anunciado entre nós e em todo o mundo. Permita que mentes, corações e comportamentos sejam mudados para que a Diaconia possa ser realidade entre as pessoas que sofrem as dores deste mundo. Agora vem e fica conosco. Amém.

Hino: LCI Nº 15- Em tuas suas

Leitura de Mateus 6.25-31

“Buscai o Reino de Deus e sua justiça” é uma afirmação consoladora de Jesus Cristo que nos permite a alegria de vivermos com dignidade. Deus não ignoro as dores humanas que provocam muitas preocupações. A ansiedade é uma realidade profunda em nosso tempo de pandemias e de devastação da natureza. Mas Deus não está neutro. Não ignora as dificuldades e problemas que a humanidade enfrenta. Também neste tempo de tribulações, Jesus ensina “tenham fé em Deus” (Marcos 11.22).
A justiça do Reino de Deus afirma a proximidade de Deus. A justiça tem sua origem no coração de Deus. Deus chega junto. Pega junto. Então, Deus cria a fé e a confiança nele. Fé vem de Deus. Ela vem do coração de Deus. Ela vem pelo ouvir a Palavra, Rm 10.10. Ela não vem de qualquer lugar, nem de qualquer pregação. A fé cristã tem sua raiz no coração de Deus.
A fé muda mentalidades e comportamentos. No entanto, a fé não se constitui de normas morais. Fé é mais que norma. Cristãos e cristãs não são pessoas que proíbem, mas pessoas que amam profundamente. Por ser obra da gratuidade, pessoas atingidas pelo coração de Deus são pessoas gratas e misericordiosas. “O justo vive da fé”, e, por isso, esforça-se em acertar os seus próprios passos na justiça e da bondade.
“Não fica bem a gente passar bem e o outra carestia, ainda mais quando se sabe o que fazer e não se faz” (hino). A fé é a certeza de que Deus está chegando junto conosco, com as comunidades, na diaconia. O coração de Deus chega em nosso coração e convida para vivermos os seus valores. Amém.

Hino: LCI, Nº 563 Barnabé

Oremos:
Querido Deus, intercedemos em favor das ações da diaconia para que as dores do mundo humano e da natureza sejam acolhidas por ti. Pelas pessoas que diariamente são violentadas pelas relações de poder, pela exclusão, pela falta de oportunidades. Clamamos pelos países onde faltam a dignidade de vida, onde as pessoas são oprimidas por guerras, conflitos e destruições. Clamamos por toda a criação de Deus, por lugares dominados pela seca, outros dominados pelas enchentes, pelo desmatamento, poluição e queimadas. Suplicamos pelas pessoas que vivem na escuridão, são escravizadas pelo medo, pela escuridão da ignorância, pelo poder que escraviza, por ameaças, pela fome, pelo desemprego, pelos diversos tipos de drogas, por seus problemas não resolvidos e pelas doenças, pelos seus remorsos e rancores. Pensamos, especialmente, nas mães e crianças que estão em situações de vulnerabilidade. Pelos casais e pelas famílias que vivem em confrontos, pelas que tem pessoas doentes em casa ou no hospital, pelas famílias enlutadas. Deus, se for do teu agrado, nós nos colocamos à tua disposição para colaborarmos com tuas obras de promover vida em abundância. Amém.

Bênção:
Deus é quem te guarda. Ele é a tua amizade. Ele te guarda. Deus te guardará de todo o mal. Guardará a tua vida. Deus conosco guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.
Vamos na paz de Deus, anunciando ao mundo inteiro que Deus é bom. Amém.


Oração elaborada pelo P. Teobaldo Witter
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia
 


Autor(a): Teobaldo Witter
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Liturgia
ID: 67632

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
Mateus 6.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br