Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de outubro de 2018

25/10/2018

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de oração pela Diaconia, data oficializada pela

Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de outubro de 2018

Acolhida: Ao acendermos a(s) vela(s) lembramos o trino Deus: Deus criou o mundo e soprou em mim o fôlego da vida. Jesus Cristo salvou o mundo e estendeu para mim a sua mão. O Espírito de Deus abraça o mundo e abençoa a minha vida com esperança. A(s) vela(s) brilham como sinal de amor da Trindade: Deus sobre nós, Deus ao nosso lado e Deus em nós. Início, meio e fim. A senha que nos acompanhou durante este mês nos diz conforme o Salmo 38:9 “Ó Senhor, tu sabes o que eu desejo, pois ouves todos os meus gemidos.” Neste mês de outubro lembramos em especial do ciclo das nossas vidas, pois são celebrados o Dia do Idoso e o Dia das Crianças!

Canto: Aqui você tem lugar LC 6

Oração: “Deus aqui estou. Na presença e na comunhão de irmãs e irmãos e, mesmo assim, cada qual para si. Deus aqui estou, como sou: com minhas decepções e minha esperança, com minha tristeza e minha alegria, com minha impaciência e minha certeza, com meu desânimo e meus sonhos, com minhas omissões e minha boa vontade, com todos os fragmentos da minha vida. Querido Deus, tu sabes o que nos move e nos atormenta. Graças que possamos ter a certeza assim como o salmista, que teus ouvidos estão abertos para nós. Graças pelo teu perdão e pelo teu infinito amor. Louvado sejas santo e misericordioso Deus. Amém.”

Canto: Fonte da Celeste... LC 617

Leitura do Salmo 19. 10 – 14: “Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro, até mesmo que o ouro mais fino. São mais doces do que o mel e até mesmo que o mel mais puro. Senhor, os teus ensinamentos dão sabedoria para mim, tua serva, e sou recompensada quando lhe obedeço. Quem pode ver os seus próprios erros? Purifica-me Senhor, das faltas que cometo sem perceber. Livra-me também dos pecados que cometo por vontade própria; não permitas que eles me dominem. Assim serei uma pessoa direita e ficarei livre do grave pecado da desobediência a ti. Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti, ó Senhor Deus, minha rocha e meu defensor! (Bíblia NTLH)

CantoEnquanto oramos - LC 208

Oração de agradecimento e intercessão:

“Deus da vida, fonte de transformação e consolação, faze-nos transbordar de gratidão:

Graças por nos reunir e conceder este tempo de comunhão. Apesar de nossas diferenças, este é um espaço de abrigo e amor. Graças por tua misericórdia que se renova a cada dia de nossas vidas. Graças por nos lembrar através dos dias celebrativos deste mês o cuidado e a responsabilidade que temos para com a nossa vida.” Cantemos em conjunto: “Graças Senhor! Graças Senhor! Por tua bondade, teu poder, teu amor: Graças Senhor!

Nos achegamos humildemente diante de ti e te pedimos:

Pelo nosso mundo: Pedimos por justiça. Dá teu Espirito aqueles que tem responsabilidade especial na política, economia, educação e pesquisa. Pedimos que cumpram suas tarefas com sabedoria e amor às pessoas. Pedimos pela paz entre as nações e pelo entendimento, que passa longe do caminho das armas para resolver conflitos. Cantemos: “Inclina, Senhor, teus ouvidos, escuta o nosso clamor!”

Pelo nosso País, Estado e cidades: Dá-nos a responsabilidade cidadã neste momento tão importante. Que possamos ter consciência da grandiosidade do voto no direcionamento do nosso País, Estado e nas nossas cidades. Que não sejamos enganados e enganadas por políticos interesseiros. Que tenhamos clareza, discernimento e muita sabedoria. Pois das urnas saem a opção e a devida importância que damos a educação, saúde, ecologia, segurança, economia, aos direitos humanos, a sustentabilidade e ao bem viver. Cantemos: “Inclina, Senhor, teus ouvidos, escuta o nosso clamor!”

Pedimos pela Igreja: Rogamos por tua Igreja em todo o mundo, para que não se desvie do caminho de construção da vida abundante que desejas para teus filhos e tuas filhas.

Pedimos que teu Evangelho alcance a todas as pessoas e que as Igrejas reconheçam a importância da diaconia. Cantemos: “Inclina, Senhor teus ouvidos, escuta o nosso clamor!”

Pedimos pela Diaconia: Dá-nos a ousadia de colocarmos sinais do teu reino onde vivemos através de ações diaconais. Fortalece e abençoa as comunhões diaconais, as inúmeras e diversas Instituições e Ações comunitárias. Vocaciona pessoas que se dispõem à pratica da diaconia e ao Ministério Diaconal. Mostra caminhos para a continuidade da formação diaconal. Cantemos: “Inclina, Senhor, teus ouvidos, escuta o nosso clamor!

Pedimos pelas pessoas que enfrentam doença. Pelas pessoas entristecidas pela dureza de suas vidas. Pelas pessoas que sofrem violência em múltiplos sentidos. Pelas pessoas atingidas por catástrofes. Pelas pessoas que tem seus direitos e esperanças mutilados...

Pedimos pelas pessoas idosas, pelas crianças, pelos professores e professoras, pelos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, pelo profissional médico, lembrados neste mês em data celebrativa. Dá-nos teu espírito amoroso que se opõe a toda e qualquer manifestação de ódio, indiferença e injustiça. E tudo o que ainda em nosso coração e em nossa mente trazemos diante de Ti nas palavras que Jesus nos ensinou: “Pai Nosso...

Canto: Diaconia LC - 565

Benção: “Senhor, tu que és a fonte da benção, abençoa-nos. Tu, que és fonte da força, fortalece-nos. Tu que és fonte do amor, anima-nos a amar toda tua criação. Assim nos abençoe o trino Deus. Amém”


Oração elaborada pela Diaconisa Vilma L. Reinar
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB


Autor(a): Vilma L. Reinar
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 49641

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br