Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Dia Nacional da Diaconia 2017 - Apresentação

08/04/2017

Na IECLB, o Domingo Misericordias Domini (Misericórdia do Senhor – cf. Salmo 89.2) é a data escolhida para a celebração do Dia Nacional da Diaconia. A data é comemorada anualmente, desde 1997.

Neste ano, em 30 de abril, celebramos o 20° Dia Nacional da Diaconia. O tema deste ano “Reforma e Diaconia” insere-se nas comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante e reforça a chamada do Tema do Ano da IECLB: Alegres Jubilai! Este jubilo também implica em viver a fé no contexto onde estamos por meio de ações de amor – Diaconia – e promover transformação.

A partir dessa compreensão convidamos as comunidades e instituições com vínculo confessional com a IECLB a refletir e vivenciar o que o próprio Lutero expressa em uma de suas prédicas:

“Depois disso, cuida apenas para proceder com o próximo, como Cristo procedeu contigo, e deixa todas as tuas obras com toda a sua vida visar o teu próximo. Procura onde há pobres, doentes e débeis; ajuda-os; exercita neles a tua vida, para que tenham apoio, por tua parte, todos aqueles que precisam de ti; ajuda-os na medida de tuas capacidades com teu corpo, teus bens e tua honra... Saiba que servir a Deus não é outra coisa, senão servir ao teu próximo, fazendo-lhe bem com amor, seja ele uma criança, uma mulher, um criado, um inimigo ou um amigo. Não faças distinções quaisquer. O teu próximo é aquele que necessita de ti em assuntos de corpo e alma. Onde podes ajudar corporal e espiritualmente, lá há serviço a Deus e boas obras... Olha para a tua vida. Se não te encontrares, como Cristo no Evangelho, em meio aos pobres e necessitados, então saiba que a tua fé ainda não é verdadeira e que certamente ainda não experimentaste em ti o favor e a obra de Cristo” (Sermonário de 1522; prédica sobre Mt 11.2-10; WA 10/I, 2, p. 168, linha 17 até p. 169, linha10).

Desejamos uma boa celebração e um bom estudo sob as bênçãos de Deus.

Diác. Ma. Carla Vilma Jandrey
Coordenadora de Diaconia e Programa Diaconia Inclusão

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Secretário da Ação Comunitária
 


Autor(a): Carla Vilma Jandrey e Mauro Batista de Souza
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Artigo
ID: 41862

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Fé significa confiar e construir sobre a misericórdia de Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br