Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Encontro Sinodal do Setor de Visitação do Sínodo Sul-Rio-Grandense

10/09/2022

Fotos do encontro
Fotos do encontro
Fotos do encontro
Fotos do encontro
Fotos do encontro
Fotos do encontro
Fotos do encontro
Fotos do encontro
Fotos do encontro
Fotos do encontro
Fotos do encontro
1 | 1
Ampliar

Aconteceu no dia 10 de setembro, o Encontro Sinodal do Setor de Visitação do Sínodo Sul-Rio-Grandense, na comunidade de São Lourenço do Sul/RS. O tema foi “Família no enredo da dependência química”. O professor Dr. Rolf Krüger, da Faculdade Luterana de Teologia (São Bento do Sul/SC), abordou o tema a partir de pesquisas e de sua experiência de atuação em comunidade terapêutica.

Os participantes puderam trazer perguntas e relatos de experiências. Dependência química e codependência, causas da dependência, fases para a recuperação, abordagem e encaminhamentos, acolhimento à família e importância dos grupos de apoio foram alguns dos assuntos destacados pelo assessor.

Vivemos em uma sociedade em que a dimensão virtual está cada vez mais forte, trazendo um aumento nas compulsões e, consequentemente, nas dependências. O transtorno afeta a pessoa inteira. Por isso, o tratamento da dependência química precisa ser integral, ou seja, voltado ao ser humano como um todo. A Igreja (comunidade de fé) tem uma grande importância nesse processo, pois pode oferecer um ambiente favorável para o dependente no pós-tratamento (após sair da comunidade terapêutica). Na comunidade de fé, a pessoa pode cultivar novas relações sociais, além disso, os familiares também podem ser acolhidos por meio de grupos de apoio.

Contamos com a participação de 22 pessoas, dentre elas lideranças de comunidade, visitadores, ministros(as), integrantes de grupos de jovens e pessoas que trabalham com dependentes químicos. Gratidão ao Sínodo Sul-Rio-Grandense por oportunizar o encontro, à comunidade de São Lourenço do Sul pela acolhida e a cada pessoa participante!
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br