Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Erva Daninha

16/02/2020

Faz um ano e pouco que eu moro numa casa que posso chamar de minha. Ela foi edificada no meio do terreno e, por isso, plantei grama dos dois lados.

Eu gosto dos gramados. Eles dão um ar refrescante ao espaço em que se vive. Por outro lado, precisam de cuidado, dedicação e capricho.

Noutro dia eu precisei gastar bom tempo retirando a erva daninha que insistia em crescer em meio à grama verde e bonita. O inço não se deixa arrancar com facilidade e é preciso fazer o uso de ferramentas adequadas para que o mesmo seja extirpado.

Se permanecer alguma raizinha no solo, a planta invasora brota com mais força e, assim, acaba renovando seu espaço entre as gramíneas.

Esse mato indesejado é resistente. Vai daí o cuidado com o gramado precisa ser constante para que a beleza impere de forma saudável.

Esses pequenos brotos indesejados assemelham-se ao “joio” citado na parábola de Mateus 13.24-25. Nela o Reino dos Céus é comparado a uma pessoa que semeou boa semente no campo, mas enquanto o pessoal responsável dormia, veio um inimigo e semeou o tal do “joio” no meio do trigo.

Nós, durante toda vida, convivemos com pessoas que são comparadas a “boa semente” e, outras tantas, ao “joio” ou às “plantinhas não bem vindas” do nosso gramado.

Sim, precisamos remover; arrancar, eliminar das nossas vidas estas últimas. Por quê? Porque a vida precisa ser vivida em paz, sem a presença das ditas cujas.
 


Diác. Valmi Ione Becker
é Diácona Emérita
reside em Florianópolis - Santa Catarina
Sínodo Centro-Sul Catarinense


Autor(a): Diác. em. Valmi Ione Becker
Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia / Subnível: Missão - Diaconia - Pessoa com Deficiência / Organismo: Instituto Luterano Campos Verdejantes
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 24 / Versículo Final: 25
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 55130

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
Romanos 15.4
REDE DE RECURSOS
+
Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br