Missão Evangélica União Cristã - MEUC no Portal Luteranos



Rua Antônio da Veiga , 539
CEP 89012-500 - Blumenau /SC - Brasil
meucblu@terra.com.br
ID: 2462

Consulta sobre MEUC na IECLB reforça vínculos mútuos

07/08/2007

Em um diálogo franco, aberto e respeitoso, realizou-se, de 31 de julho a 2 de agosto, em São Bento do Sul (SC), a Consulta sobre a atuação da Missão Evangélica União Cristã (MEUC) na IECLB, que contou com a presença do Pastor Presidente da IECLB, Walter Altmann, do Presidente da MEUC, Erno Dietterle, e mais 100 participantes, representando  Presidente da MEUC, Erno Dietterle, e Pastor Presidente da IECLB, Walter Altmann, se congratulam pelo bom resultado da Consulta Atuação da MEUC na IECLB obreiros/as, missionários/as e outras lideranças de comunidades e distritos da MEUC, em âmbito dos Sínodos Rio Paraná, Norte Catarinense, Vale do Itajaí, Centro-Sul Catarinense, Uruguai, Noroeste Rio-grandense e Planalto Rio-grandense. Também participaram a Pastora e os Pastores Sinodais do sínodos mencionados e o Diretor da Missão Brasil de Gnadau, na Alemanha, Gottfried Holland.

“A MEUC é, na IECLB, um movimento interno de comunhão, voltado para a missão. Completa neste ano 80 anos de atuação no Brasil, no âmbito de comunidades da IECLB”, avaliou o Pastor Presidente da IECLB. “Muito tem contribuído em prol do despertar para a fé e do avivamento de comunidades. Contudo, ao longo da história também têm havido situações de tensão e mesmo de conflito nas relações entre grupos da MEUC e comunidades da IECLB.”  Desta forma, o encontro buscou avaliar as relações atuais entre IECLB e MEUC, além de superar os impasses existentes e buscar um maior entendimento.

“Tivemos palestras sobre o desenvolvimento histórico da MEUC e sobre o modelo de igreja na IECLB e a relação entre igreja e movimentos no seu interior”, relataram Altmann e Dietterle. “Trabalhamos em grupos e conseguimos delinear modalidades concretas de atuação em cooperação fraternal e respeito mútuo. Também tivemos reuniões com abrangência sinodal. Foi elaborada uma memória da Consulta, registrando todos seus passos e deliberações”.

Ficou realçado, mais uma vez, que a MEUC se entende e é reconhecida pela IECLB como movimento interno e não como igreja. Nos diálogos, deu-se particular atenção à administração de sacramentos e ofícios a participantes das atividades da MEUC, em entendimento com as comunidades locais. “As pessoas que participaram dos diálogos se comprometeram a levar os assuntos debatidos a seus respectivos grupos e comunidades para que lá venham a produzir frutos de entendimento e cooperação”, confirmou Altmann. Na avaliação final as diversas manifestações colhidas testemunharam, com alegria, que as expectativas iniciais foram em muito positivamente superadas.  

Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo, por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
1Pedro 1.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br