Missão com Famílias


ID: 2785

Família, gerações de bênçãos

01/09/2010

A família é a célula básica da sociedade humana, instituída diretamente por Deus. Quando Deus disse que o homem e a mulher iriam deixar suas casas onde nasceram, e formariam um novo lar (conforme Gênesis 2.24), Ele estava pensando em nossa felicidade. Nascer, crescer e formar uma nova família é o rumo natural da vida. Assim Deus nos fez.

Com a presença de Deus em nosso coração, vamos aprendendo a amar, perdoar, servir, ajudar e, é claro, respeitar nossas diferenças e necessidades. Vamos convivendo e crescendo em amor, embora tenhamos em nosso lar pessoas com diferentes idades, tipos de personalidades e habilidades. A convivência que tem tudo para ser desastrosa, devido às diferenças, tornase harmoniosa e muito feliz. E, ao decidirmos conviver, vamos aprendendo a valorizar e a cuidar.

O amor é aprendizado, e Deus é nosso professor. Por isso, fazemos da Igreja nossa família, onde não somente o pastor nos ensina, mas também a convivência com nossos irmãos. Assim, o reconhecimento do amor de Deus e da sua vontade, nos faz amar a nossa família e a nossa igreja. Da mesma forma, na Igreja aprendemos a amar a Deus e ao próximo, cuidando da Sua Criação. Aos poucos nossa consciência vai sendo edificada nas bases do amor, solidariedade, cidadania, ecologia, etc.

Deus nos faz testemunhas de um processo que iniciou com o nosso despertar para a fé. E, em cada etapa de nossa vida, vamos descobrindo que temos uma família abençoada, guiada e protegida pelo nosso Deus, que nos criou, perdoou, salvou e abençoou. Infelizmente muitos pais desconhecem que o agir de Deus é um poderoso aliado na busca pela felicidade e um antídoto contra os males que atingem o ser humano (que precisa ser liberto do poder do pecado e da maldade) fruto da ação do diabo em nosso mundo. Pela pregação da Palavra de Deus descobrimos que precisamos ser libertos e transformados em novas criaturas, mediante o agir do seu Espírito Santo. Foi para isso que Jesus deu sua vida por nós “para que vivêssemos uma vida nova”, e ao olhar a Bíblia vamos aprendendo das experiências de pessoas que ouviram o chamado de Deus e acreditaram em seu plano amoroso.

Em Gênesis, capítulos 12 a 36 encontraremos a experiência de Abraão, Isaque e Jacó, 3 gerações de uma família muito abençoada por Deus e que tornou-se um exemplo para nós pelas experiências vividas com Deus e pelas descobertas que aconteceram em meio aos conflitos e dificuldades. Vale a pena ler e refletir sobre a vida destas famílias. Todas passaram por várias crises e tiveram que sobreviver a inimigos, a rigores da natureza, medos e dúvidas, dificuldades de relacionamentos entre gerações e disputas de poder na família e na sociedade. Ali a gente vê bem como a presença de Deus é o grande diferencial que torna os relacionamentos humanos não somente possíveis, mas sim, uma fonte de alegria e realizações. Infelizmente é na família que também aprendemos muitas vezes, a mentir, enganar e odiar, muitas vezes somente observando o agir e falar na família e em relação aos de fora.

Por isso, necessitamos da presença de Deus em nossa vida e nosso lar, porque somos perdoados e aprendemos a perdoar, somos amados e aprendemos a amar, aprendemos a confiar e a sermos dignos de confiança. E alimentando nossa fé na oração, na leitura diária da Palavra de Deus e na participação na Igreja vamos sendo transformados em pessoas cheias do amor de Deus. Não é à toa, que ao lermos a Bíblia vamos nos identificando em muitos aspectos como Abraão, Isaque e Jacó, ou com os apóstolos e demais cristãos que vamos conhecendo em nossos momentos devocionais.

Assim, Deus continua agindo na vida daqueles que se deixam guiar pelo Seu amor e pela sua vontade. Estes são influenciados pelo amor, poder e misericórdia de Deus e passam a influenciar os outros com seu jeito confiante, justo e amoroso de viver. Que tenhamos muito amor pela nossa família, pela nossa Igreja e pelo nosso país. Que o nosso agir e falar - motivados pelo que aprendemos na família e em nossa Igreja - produzam transformações em nossa sociedade. Que Deus nos guie e fortaleça para que andemos nos seus caminhos, porque são caminhos de bem e não de mal. Amém.

Par. Semeador
P. Ernâni Marino Petry

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br