Missão com Famílias


ID: 2785

Missão e família

01/05/2009

Como pessoa cristã batizada, recebi a tarefa de Jesus Cristo de fazer missão lá onde me encontro. Como mãe, esposa, o local onde mais me encontro é em casa, com minha família. É na família que temos oportunidades de falar e vivenciar o Evangelho. Sei que isto, às vezes, não é nada fácil. Mas Deus deu a cada um de nós dons para esta tarefa.

Lendo as senhas diárias de hoje encontro incentivo para o que gostaria de transmitir.

- Maria diz: O meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Lc1.47-48a.

Alegrar-se em Deus só pode ser fruto da fé, de gratidão. Filhos são dádivas de Deus. Dádivas e missão. Maria cresceu numa nação em conflito, onde a miséria fazia parte da existência das pessoas. Isso ela também expressa no Magnificat. Escritura e realidade fazem parte de sua vida. Este é o momento e o espaço que Jesus se encontra para fazer missão. Maria deve ter feito inúmeras conversas com o menino Jesus, quando debatia textos das Escrituras. A frase de Jesus “Não sabiam que me cumpria estar na casa de meu Pai?”, dirigida a sua mãe, quando ela estava inquieta por tê-lo perdido aos 12 anos, indica que ele estava querendo trazer à memória textos que eles liam. Jesus também acompanhou seus pais à Jerusalém, por ocasião das festas religiosas. Aqui vemos como fé e vida se mesclam.

Para Lutero, ser pai era um exercício diário. Lutero, apesar de ser solicitado como teólogo e reformador, procurava acompanhar o dia-a-dia de seus filhos. Assim podemos encontrar o pai Lutero fazendo uma pausa em suas tarefas para admirar o brincar do filho Martin, de oito anos de idade, com sua boneca e ver nisso um exemplo de pureza ou distrair-se em companhia dos filhos, passeando e jogando bola com eles. O reformador entendia que, através de seus filhos, Deus lhe colocara uma grande missão na vida: ser exemplo para eles.

Como pais que conhecem muito bem seus filhos, sabemos a melhor maneira de nos comunicarmos com eles, somos os primeiros missionários para com eles. Ouvir e responder perguntas sobre vida e fé de maneira simples, comprar livros com histórias bíblicas, cantar e orar com os filhos. Ao deixá-los fazer a oração, descobriremos coisas interessantes sobre como a criança entende o dia-a dia e Deus. Nossa Igreja oferece um trabalho marcante para as crianças, o culto infantil. Material preparado cuidadosamente observando pedagogia e teologia. Que oportunidade para nossas crianças! Crianças que participam do culto infantil gostam e compreendem melhor o período do ensino confirmatório.

A fase da adolescência é uma das mais complexas de se lidar. Quem de nós já não teve dificuldades nessa fase? Muito já ouvimos e lemos em como melhor lidar com nossos filhos na adolescência. Mas lendo o livro de Augusto Cury “Maria a maior educadora da história”, livro que sugiro aos pais lerem, um aspecto me chamou a atenção. A seguir transcrevo o que ele coloca no livro:

“Maria falava de suas lágrimas para Jesus, dos seus temores, dos seus sonhos. Muitos pais trabalham arduamente para deixar uma herança para seus filhos, mas se esquecem de que o maior tesouro que eles podem dar é seu próprio ser.”

“Lembro-me de uma pesquisa que fiz sobre diálogo, em que mais da metade dos universitários me disse que nunca seus pais falavam com eles sobre suas vidas.”

“O maior erro dos educadores é não contar os seus próprios erros aos jovens. O maior fracasso deles é não revelar suas derrotas. A maior decepção é não falar das suas frustrações.”

“Será que não estamos percebendo que grande parte dos jovens da atualidade é vítima da ansiedade, da solidão, do afeto desorganizado.”

“O excelente educador é o que abraça quando todos rejeitam. Como? Contando as suas próprias rejeições. É o que aplaude os que jamais subiram ao pódio. Como? Revelando seus momentos quando ficou inseguro. É o que ensina a chorar contando as suas próprias lágrimas.”

“Não entendem que o edifício da personalidade precisa de uma rica rede de relacionamentos.”

Você pai e mãe, Deus te convida a fazer missão em tua família e assim experimentar o seu amor e a sua misericórdia.

Cristina Henrich
Obreira catequista


Autor(a): Cristina Henrich
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Família
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7681

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
REDE DE RECURSOS
+
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br