Missão nas Escolas



ID: 2662

LUTERO E EDUCAÇÃO

03/10/2014

A Reforma Luterana contribuiu sobremodo na criação de escolas e a valorização do estudo. Está por traz um “interesse” teológico: o Sacerdócio Geral de Todas as Pessoas Crentes. Lutero queria devolver a Bíblia ao povo. Todas as pessoas devem ter condições de ler e compreender a palavra de Deus. Como fazer isso entre pessoas que não sabem ler? Conforme Lutero, satanás tem muito mais facilidade de realizar sua tarefa entre pessoas analfabetas. Autoridades corruptas podem facilmente enganar as pessoas menos instruídas.

Com seu escrito “Aos Conselhos de Todas as Cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs” de 1524, Lutero conseguiu sensibilizar políticos de cidades para construírem escolas. Ele ficou muito preocupado com a falta de conhecimento da fé cristã do povo e por isso escreveu o Catecismo Menor endereçado aos pais como subsídio para a educação cristã de seus filhos.

Para o Reformador o Evangelho deve ser o livro mais importante. A compreensão de que a profissão é também uma forma de servir a Deus devemos a Lutero. Para ele, toda profissão deve ser aceita como um chamado do próprio Deus. A preocupação com uma educação mais ampla pode ser encontrada também nos primórdios da reforma luterana. Desta forma se teria bons cidadãos e bons cristãos. Os dois estados são mandatos divinos e inseparáveis (secular e espiritual).

Disciplina, honestidade, melhor administração do lar e educação de seus filhos são benefícios decorrentes da boa educação. Benefícios temporais ou seculares da educação são também a manutenção da paz, justiça social e manutenção da vida temporal passageira.

A Educação para Lutero tinha tanta importância que defendia a ideia de usar até o dinheiro da Igreja para pagar os estudos de crianças e jovens talentosas sem condições para tal. Cria que dessa forma, estamos ajudando a libertar pessoas do inferno e colocando-as no caminho para o céu.

Para a educação hoje, podemos aprender de Lutero a interdisciplinaridade da educação. A educação cristã deve ir além daquela aula de Ensino Religiosa que normalmente se tem nas escolas. A educação acontece com a participação da família, da escola e da Igreja. Quando um destes três atores não cumprem sua tarefa teremos prejuízos na formação integral das pessoas. Na compreensão de Lutero, a educação cristã precisa perpassar a vida das pessoas em todas as suas fases.

Foi a Reforma Luterana que deu um grande impulso para que houvesse uma educação mais holística nas escolas, inclusive escolas onde também meninas pudessem estudar. Na atualidade precisamos voltar com urgência às origens da Reforma e valorizarmos mais a formação e a informação. As pessoas leem muito pouco tanto conteúdo teológico quanto de outras áreas do conhecimento.

Livros como Obras Selecionadas e os Catecismos são materiais muito ricos para compreender a colaboração de Lutero para a Educação. (Matéria publicada no Jornal Sinodal do Sínodo Uruguai, edição de Nº 47).


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Martim Lutero
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