Formação Teológica


ID: 2663

Elaboração de mensagens temáticas, meditações e dinâmicas para grupos em diferentes fases da vida.

09/03/2019

a alegria da turma
DSC03164
DSC03173
DSC03180
2
4
dinamica de encerramento
DSC03191
DSC03196
DSC03198
DSC03200
DSC03197
DSC03206
DSC03202
DSC03209
DSC03210
DSC03211
DSC03212
DSC03229
DSC03230
DSC03234
DSC03235
DSC03246
i
assessores do encontro
1 | 1
Ampliar

Construir um mundo melhor para todos, você está disposto a ajudar?

Esta foi a 10ª etapa do curso de Teologia, realizada na casa de Retiros Martin Lutero do Sínodo Uruguai em Ipira-SC, nos dias 9 e 10 de março. O encontro foi assessorado pela Diácona Nádia Mara Dal Castel de Oliveira, com o tema Elaboração de Mensagens, Temáticas e Meditações para Grupos /Auxílio Homeléticos, para o Anúncio do Evangelho e dinâmicas para grupos de diferentes fases da vida.

Inicialmente a coordenadora da Formação Diácona Cátia P. Berner fez uma reflexão sobre o tempo litúrgico da Quaresma, tempos de rever valores, mudar de atitude, jejuar, também é tempo de conversão espiritual e esperança de vida plena em Cristo. Enfatizou o Tema do Ano que nos convida a construir caminhos em conjunto pensando alternativas contra a violência e injustiças.

A seguir a Diácona Nádia fez uma dinâmica de apresentação de grupo e falou da importância de olhar para o grupo onde estamos inseridos e nos perguntar: Tenho algo pra mudar em mim? Na minha casa, com os meus filhos, no meu trabalho? Propôs o desafio de refletirmos de como lidar com as pessoas que sofrem. Como elaborar mensagens, ser criativo, se preparar bem, ler atentamente o texto bíblico, tirar tempo para se preparar, silenciar, orar pedindo a Deus sabedoria. A importância de usar palavras doces de consolo, que são encontradas em poesias, poemas... Além disso, explicou os passos de como elaborar uma mensagem: um texto, um estudo, uma meditação e ressaltou a importância de usar a linguagem inclusiva. “Temos que aprender a desaprender” a desconstruir, buscar na palavra de Deus a verdade, pois ela é dinâmica, Deus é dinâmico. Durante a etapa usou várias passagens bíblicas sempre relacionadas ao tema e as fases da vida. 

A assessora destacou a importância de usar os temas, textos bíblicos, músicas, dinâmicas, histórias de vida...contextualizando para cada fase da vida: criança, jovem, adultos e idoso. Sobre este tema concluiu-se que para construir um mundo melhor precisamos obedecer ao mandamento do amor que Jesus nos ensinou. Que Deus é o único Senhor, ame-o com todo o seu coração, com toda sua alma, com toda a sua mente e com todas as suas forças; e ame o próximo como você ama a você mesmo. Marcos12.29-31. O amor de Deus nos impulciona para ações diaconais, na edificação dos grupos e da comunidade.

O professor Mauro Wentz participou do encontro e ensinou algumas brincadeiras, dinâmicas e jogos interativos que podem ser utilizados na edificação dos grupos na comunidade. Levou também seu violão para cantar e alegrar os alunos do curso.

Cetepista Nelsi Wedig - Arabutã, 12 de março de 2019.

Curso de Teologia Popular (CTP) 12ª Edição 10ª etapa


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br