Formação Teológica


ID: 2663

EST forma 23 novos bacharéis em Teologia no segundo semestre

04/12/2004

 

Tendo como lema trecho do hino “Se caminhar é preciso, caminharemos unidos. E nossos pés, nossos braços, sustentarão nossos passos...”, formaram-se, no último sábado, 4 de dezembro, 23 novos bacharéis em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo (RS). Desses, 19 se formaram na ênfase Pastorado, dois, na ênfase Educação Cristã, e duas, na ênfase Diaconia.

A colação de grau foi antecedida pelo culto de formatura, tendo como oficiantes um grupo de cinco formandos e o pastor e professor Dr. Wilhelm Wachholz, como pregador.

Em sua prédica, Wachholz apontou para o panô com a pegada de cada um dos formandos, todos “caminhando” na mesma direção, e em alusão, refletiu sobre a importância da caminhada com o apoio da família. Ele fez referência às muitas caminhadas dadas pelos pais e avós pelos filhos e netos que estavam se formando. Wachholz rogou a Deus que a Igreja acolha esta turma de formandos em seus campos de trabalho e que eles também possam ajudar a carregar as pessoas em sua caminhada de vida e fé, por onde atuarem como obreiras e obreiros da IECLB.

Coube ao reitor da EST, Dr. Lothar Carlos Hoch, conferir o grau de bacharel em Teologia aos formandos, um momento comemorado por cada um deles e também pelo público.

“Talvez esse fosse um momento em que precisaríamos colocar uma coluna de pedras como marco da história de Deus conosco a fim de agradecê-lo e testemunhá-lo por nos ter conduzido até aqui em meio a tantos desafios, alegrias, frustrações, realizações”, frisou Eli Deifeld, que com Juliano Peter formou a dupla de oradores. “Ao chegarmos ao final de um processo em nossas vidas, uma certeza podemos ter, de que aquele que prometeu estar conosco todos os dias até a consumação do século cumpriu sua promessa, mesmo que, por vezes, nós não tenhamos percebido”, acrescentou.

Juliano, numa de suas falas, expressou o agradecimento aos professores e professoras da EST por terem ajudado os formandos a crescer não só teologicamente, mas também como seres humanos. Agradeceu igualmente aos funcionários da EST, por todo carinho, por toda ajuda e disposição. Em especial aos professores Uwe Wegner (paraninfo) e Marie Krahn (professora homenageada) e a Allan Krahn (funcionário homenageado). Agradeceu à Igreja e às comunidades pela ajuda financeira através de bolsas de estudo e à EST pela acolhida e possibilidade de estudo.

Representando o pastor presidente, Dr. Walter Altmann, o secretário de Formação da IECLB, Dr. Romeu Martini, enfatizou a importância de compreender a dinâmica da Igreja a partir da ótica da comunidade. A coordenadora da ênfase Diaconia falou em nome dos professores da instituição e desejou aos formandos que, cada um e cada uma com seus dons, continue concretizando a partilha de ministérios. O reitor Lothar Hoch externou os agradecimentos em nome da EST a todos que contribuíram para a conclusão do curso de mais uma turma de bacharéis em Teologia.

Confira o nome dos formandos e sua comunidade de origem:

Ênfase Pastorado: Alexandre Klitzke (Laranja da Terra/ES), Ana Isa dos Reis (Timbó/SC), Antonio Carlos Oliveira (Céu Azul/PR), Carlos Alberto Radinz (Colatina/ES), Cristiane Ines Echelmeier (Venâncio Aires/RS), Edélcio Tônio Tetzner (São Gabriel da Palha/ES), Edivaldo Binow (Vila Pavão/ES), Eli Elisa Deifeld (Ajuricaba/RS), Elisângela Borchardt Röwer (São Gabriel da Palha/ES), Fabiani Appelt (Cunha Porã/SC), Francinne de Oliveira Kerkhoff (Horizontina/RS), Idacir Batschke (Porto Lucena/RS), Jonas Ronei Gunsch (Ijuí/RS), José Alencar Lhulhier Junior (Pelotas/RS), Juliano Müller Peter (Canguçu/RS), Marcos Aurélio de Oliveira (Igrejinha/RS), Marilene Panzenhagen (São Miguel do Oeste/SC), Milton Schmidt (Cerro Grande do Sul/RS) e Roberto Franke (Céu Azul/PR).

Enfase Educação Cristã: Sigfrid Bublitz Trage (Três de Maio/RS) e Carlos Alberto Armange Portão/RS)

Ênfase Diaconia: Carla Maria Abeling (Viamão/RS) e Lovani Lilge (São Lourenço do Sul/RS)

Fonte: EST - Ingelore S. Koch


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
Romanos 15.4
REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br