Missão com Jovens



ID: 2751

Meditação Acampamento ARJ 2023 Mateus 4.18-22

Autoria JUEMA (Juventude Ev de Maripá) e P. Me. Alexander Busch Texto base Mt 4.18-22 e paralelo Mt 5.13-14

16/02/2023

MEDITAÇÃO ARJ 2023


AMBIENTE: Dispor no altar, junto com a Bíblia, vela e flor, um cesto de frutas do mesmo tamanho e uma fruta diferente e maior do que as demais


ACENDER A VELA / PALAVRA DE SAUDAÇÃO Mt 5.13-16
“Vocês são o sal da terra; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam. Vocês são a luz do mundo . . . Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todas as pessoas que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que as outras pessoas vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês.”


CANTO LC 341 Amanhecer


ORAÇÃO Obrigado Deus, pela oportunidade de comunhão contigo e com tantas pessoas neste acampamento. Assim como o sol se deita para renovar suas forças e brilhar, nós também queremos descansar na tua Palavra para despertar com novo ânimo e te servir como sal da terra e luz do mundo, em comunhão com Cristo Jesus e seu Espírito, Amém.


LEITURA DO TEXTO Mt 4.18-22


DINÂMICA E MEDITAÇÃO
Dinâmica das frutas: as frutas representam oportunidades. Na vida temos muitas oportunidades e tentamos agarrar com nossa mão as oportunidades que nos parecem ser as melhores (pegar algumas frutas menores com 1 só mão). Mas, às vezes, surge uma grande oportunidade, uma oportunidade maior, uma oportunidade que realmente vale a pena agarrar (tentar pegar a fruta maior com as frutas menores na mão) . Podemos tentar pegar esta oportunidade sem abrir mão das outras oportunidades que já temos em mão, mas será muito difícil administrar esta somatória de oportunidades. Por isso, melhor abrir mão de certas oportunidades, que podem até ser boas em si, para garantir que tenhamos em mão a oportunidade maior para nossa vida (recolocar as frutas menores no cesto, pegar a fruta maior com algumas frutas menores que couberem na mão).


Meditação: Jesus surge para alguns pescadores que trabalhavam para o sustento próprio e de sua família. Em si mesmo, o sustento é bom e necessário. Mas Jesus lhes oferece uma oportunidade maior: participar do Reino de Deus e transformar a realidade das pessoas e do mundo. De fato, logo mais adiante Jesus chama seus seguidores e seguidoras para ser sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13-14).
Nesta história bíblica que ouvimos, os pescadores poderiam ter escolhido continuar pescando e sustentando sua família. Mas, caso tivessem tomado esta decisão, eles teriam perdido a OPORTUNIDADE de sua vida: seguir Jesus e participar de um projeto maior e melhor. Os pescadores escolheram abrir mão de outras oportunidades para abraçar o Reino de Deus e transformar a realidade das pessoas e do mundo.
Como pessoas jovens, chamadas para seguir Jesus como sal da terra e luz do mundo, nós também temos muitas boas oportunidades na caminhada da vida. Mas, como vimos antes, nem sempre é possível agarrar e administrar todas estas oportunidades. Por isso, vamos nos reunir agora em pequenos grupos e dialogar sobre as seguintes perguntas:
PERGUNTAS
1 Quais são as oportunidades que atrapalham a pessoa jovem de seguir Jesus?
2 Quando nós seguimos Jesus, que outras oportunidades se abrem na nossa vida?
Depois do diálogo em pequenos grupos complementar com estas possíveis resposta:
1 Preguiça; comodismo; foco excessivo no trabalho ou nos estudos da faculdade; relacionamento de namoro; falta de incentivo; falta de um convite para participar; ser mal acolhido no grupo de juventude; distância física e falta de transporte para participar num grupo de JE.
2 Novas convivências e experiências; aprender a conviver com outras pessoas, respeitando as diferenças e os diferentes dons; aprender sobre jeitos de ser e culturas diferentes dentro da própria igreja; disposição para servir (sal da terra e luz do mundo); ampliar os horizontes.


CANTO LC 584 Pedro


ORAÇÃO:
Bondoso Deus, tua envias Jesus como a maior e melhor oportunidade, pois é ele quem dá sabor à vida e ilumina o nosso caminhar. Por isso,
Agradecemos por estar oportunidade de participar no Acampamento Repartir Juntos, ter estes momentos de convivência e fazer novas amizades . . .
Pedimos para que Jesus nos dê sabedoria nas escolhas que precisamos fazer ao longo da caminhada, abrindo mão do que é menos importante e aprendendo a administrar bem as oportunidades que precisam fazer parte da jornada . . .
Intercedemos pelas pessoas de nossa convivência na família, na escola ou faculdade, no trabalho, para que Jesus nos use para transformar a realidade das pessoas e do mundo, como sal da terra e luz do mundo . . .
Dá à tua igreja aqui e em todo o mundo, coragem de permanecer fiel à sua missão, apesar de hostilidade, desprezo e indiferença de muitas pessoas. Que a igreja compartilhe luz que dispersa a escuridão e sal que dá sabor à vida. Assim pedimos por Jesus, que ora conosco, Pai nosso . . .


BENÇÃO: dividir em duplas, as pessoas repetem os gestos da coordenação, invocando a benção de Deus ao colega.
Que Deus toque os nossos olhos, para que possamos enxergar
(tocar os olhos).
Toque os nossos ouvidos, para que possamos ouvir (tocar os ouvidos).
Toque a nossa boca, para que possamos levar adiante a sua mensagem (tocar as bochechas).
Toque as nossas mãos, para que possamos servir com disposição (tocar as mãos).
Toque a nossa vida, para que o Espírito Santo possa nos envolver (tocar os ombros).
Toque o nosso coração e nos permita sentir o seu amor (abraçar).
Amém.
 

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Meditação JUEMA Mt 4.18-22.pdf


Autor(a): P. Me. Alexander Busch
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio Paraná / Paróquia: Maripá (PR)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Missão / Nível: Missão - Jovens
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 18 / Versículo Final: 22
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 69662

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br