Missão com Jovens



ID: 2751

Mensagem para o lançamento do Tema do Ano 2012

27/02/2012

Antes que eu te formasse no ventre, te conheci
Comunidade jovem - Igreja viva
      

Neste ano de 2012, quero convidar a todos vocês para refletirmos com muito carinho acerca do Tema do Ano: Comunidade jovem - Igreja viva. O Lema bíblico é Antes que eu te formasse no ventre, te conheci (Jeremias 1.5a). O Tema enfoca a importância da comunidade para o jovem e do jovem para a comunidade permanecer jovem. O Lema enfoca a espiritualidade do jovem e da comunidade jovem: Deus nos conhece desde o ventre materno, nos abraça com sua graça para, com liberdade, servir-lhe e responder ao seu amor revelado em Cristo.

Queremos destacar, à luz deste Tema e deste Lema, que os jovens são parte integrante da comunidade cristã e que a vida comunitária é espaço qualificado para ajudá-los na construção da sua identidade, a partir de valores, práticas e significados de vida, onde podem encontrar amparo em sua angústia, medos e dúvidas (1Co 12.26). Cremos igualmente que jovens tendem a renovar e enriquecer a vida comunitária com a sua capacidade de oferecer novas formas de participação. Nesta perspectiva, quero destacar o seguinte:

Comunidade jovem é aquela que constrói e reconstrói espaços para a vivência da espiritualidade de todos os seus integrantes: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos. Nessa comunidade, os jovens não precisam reivindicar espaço.

Comunidade jovem protege o jovem, mostra os valores que defende, a fim de servir de guia para a construção da identidade dos seus integrantes jovens e dá a eles parâmetros para lidar com os riscos a que estão expostos na sociedade atual e com as adversidades da vida.

Comunidade jovem vive a fé a partir da confiança no Deus presente em todas as horas, o Deus que consola, motiva, o Deus que não teme questionamentos, o Deus amoroso, cuja graça é maior que qualquer medo.

Comunidade jovem ajuda o jovem a encarar a realidade, a enxergar as suas potencialidades por meio da confessionalidade e não vende ao jovem uma religiosidade que serve como meio de fuga da realidade. Pelo contrário, mostra-lhe o tamanho da graça de Deus e como ela o pode ajudar a lidar com a sua ansiedade e os seus medos.

Comunidade jovem respeita a Criação de Deus, entende o ser humano como parte da Criação, não como seu proprietário, mas, sim, como seu cuidador, por isso comunidade jovem é cuidadora, responsável.

Pastor Nestor Friedrich
Pastor Presidente da IECLB
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br