Diversidade étnica



ID: 2907

Falecimento de Charles Rath em São Paulo

07/09/2009

 

Comunicamos que no dia 7 de setembro faleceu e foi sepultado o Sr. Charles Rath. Nascido em Budapest/Hungria no ano de 1927, chegou ao Brasil em 1948 com seus pais e sua irmã Verônica. Teve uma profunda estima pelo país que o acolheu. Em São Paulo conheceu e desposou Eva Rath com quem viveu durante 54 anos. O casal teve cinco filhos aos quais se juntaram duas noras e dois genros que lhes deram 9 netos/as.

Charles foi uma pessoa um tanto reservada, de um comportamento extremamente organizado e uma polidez extraordinária. Reservava as sextas-feiras para oferecer algum presentinho à esposa e estava sempre atento aos interesses dos filhos, sobrinhos, genros e netos. Não deixava de passar a oportunidade de fazer uma cópia de qualquer reportagem que pudesse interessar a eles.

Acompanhou intensamente a vida da colônia húngara de São Paulo. Amante do jornalismo, seguiu os passos da tradição de família e colaborou por meio de fotografias na edição do jornal “Utitárs” (Companheiro do Caminho). Participou de competições de esgrima e no âmbito familiar reunia em sua volta de forma muito animada nos finais de semana as pessoas em partidas de bridge e de uno.

Na vida eclesiástica participou intensamente da Igreja Evangélica Luterana Húngara de São Paulo. Durante os períodos de falta de pastor ele assumiu por várias oportunidades a condução dos cultos. Teve um papel importante na organização de um grupo de estudo bíblico que se reúne mensalmente. Acompanhou ativamente as atividades do antigo Sínodo Evangélico Brasil Central, do Distrito Eclesiástico São Paulo e as Regiões Eclesiásticas I e VII. Teve a alegria e a satisfação de participar da VII Assembléia da Federação Luterana Mundial em Budapeste/Hungria como delegado da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Mesmo com problemas de saúde participou dos inícios do Sínodo Sudeste.

Charles Rath sofreu de uma doença degenerativa que lhe trouxe muito sofrimento. Mesmo assim ele sempre recebeu a família e a amiga e enfermeira Maria com um sorriso que não será esquecido.

Uma palavra bíblica faz jus à história de vida de Charles Rath:

“Quanto a mim, a hora já chegou, e já é tempo de deixar esta vida. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado a quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele Dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor.” - II Timóteo 4.6-8

(Quem quiser ver e ouvir o Sr. Charles e Eva Rath, pode fazê-lo no seguinte endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=8rC4v5xVmXI
 


 


Pessoa: Charles Rath
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Missão / Nível: Missão - Multiculturalidade
Natureza do Evento: Pessoal
Perfil do Evento: Falecimento
ID: 807

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor é o Deus verdadeiro. Ele é o Deus vivo, o Rei eterno.
Jeremias 10.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br