Igreja e Sociedade



ID: 2797

A luta contra HIV Aids não pode parar

01/12/2009

Hoje, 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta contra AIDS. Ao redor de todo o mundo, as pessoas estão recebendo informações, estatísticas e sugestões de como engajarem-se na luta contra esta pandemia que já ceifou a vida de milhões. É a 21ª edição desta mobilização global. O tema de 2009 é “Os Direitos Humanos e o Acesso Universal”, abordando a urgente necessidade de proteção dos Direitos Humanos e de se assegurar o acesso universal aos mecanismos de prevenção, tratamento, cuidado e apoio.

Já são 33 milhões infectados (22 milhões vivem na África). Destes 33 milhões, 5 milhões sequer recebem alguma forma de tratamento. O custo médio de dois comprimidos básicos que uma pessoa infectada precisa para sobreviver é de USD 0,40. O programa conjunto da ONU para combate a HIV/AIDS (UNAIDS) produziu um mapa interativo que mostra a evolução da pandemia mundialmente: http://www.unaids.org/en/KnowledgeCentre/HIVData/mapping_progress.asp

O dia é também um chamado às nações, para que terminem com as leis que discriminam aquelas pessoas que vivem com HIV/AIDS. Uma série de eventos está acontecendo mundo afora para marcar a data.

Estima-se que 630 mil pessoas estejam infectadas pelo HIV no Brasil, sendo que mais de 200 mil estão fazendo uso do tratamento oferecido pelo SUS. A política de acesso universal aos medicamentos adotada pelo Governo Brasileiro vem possibilitando, ao longo dos anos, a melhoria da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS.

A IECLB, através do movimento ecumênico, mais especificamente ao lado do Conselho Mundial de Igrejas e da Federação Luterana Mundial, ajuda a engrossar as fileiras daqueles que defendem a conscientização, o cuidado com os infectados e a prevenção ao vírus. Recentemente uma delegação da IECLB participou de um seminário sobre AIDS e Religião, promovido pela Secretaria da Saúde do governo do estado do RS, no qual também participaram representantes de várias religiões. Intercessão pelas pessoas infectadas e seus familiares tem sido uma rotina nas comunidades da IECLB.

Para saber mais:
http://www.worldaidsday.org/
www.unaids.org


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br