Parcerias intersinodais e intercomunitárias


ID: 2883

500 anos: Reforma Protestante e a responsabilidade social

Este é o tema que marcará seminário da contagem regressiva para os 500 anos da Reforma Luterana na UP Grande Vitória

18/06/2016

Na Grande Vitória, a contagem regressiva inicia no dia 18 de junho 2016 nas dependências do Albergue Martim Lutero, situado na Rua José Ferreira dos Santos, 25, B. Tabuazeiro. Estamos promovendo um seminário alusivo, que iniciará às 15 horas. Todos e todas são bem-vindos e bem-vindas!!!

Em 2017, o mundo celebrará os 500 anos da Reforma Protestante, ocorrida na Alemanha, em 31 de outubro de 1517. As Igrejas Protestantes, Faculdades de Teologia, Escolas Luteranas, Entidades Sociais, Comunidades e Paróquias de diferentes países estão mobilizando várias atividades, dentre estas, a celebração dos “500 Dias que antecedem o Jubileu da Reforma Protestante”.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) na Grande Vitória, realizará um importante Seminário que terá como tema 500 anos: Reforma Protestante e a responsabilidade social, sendo assessora a Pa. Dra. Rosane Pletsch. E como é parte da boa tradição capixaba, será servido um café na chegada, seguindo então uma celebração com identificação “símbolos luteranos” e participação do coral de Vila Velha.

Portanto, venha celebrar e reflitir com a gente!!! Pois Reforma Protestante foi fundamental para a renovação da Igreja Cristã, posto que recuperou as origens do movimento cristão. Resgatou princípios da fé que são fundamentais, como por exemplo, a gratuidade da salvação, isto é, de que a salvação “não está à venda”, ela é obra de Deus, que, em Jesus Cristo, resgata o ser humano do pecado e da morte e o torna livre para amar e cuidar, responsavelmente, de toda a criação.

Ademais, a Reforma foi importante também para a sociedade como um todo. Teve forte impacto na educação, na economia, na política, na compreensão do papel da mulher na sociedade e na igreja. A mulher conquistou o direito de desenvolver uma profissão secular e de que a sua vida religiosa não fosse restrita a clausura dos conventos. Esta compreensão levou, posteriormente, as Igrejas Luteranas a ordenarem mulheres ao ministério eclesiástico.

No que diz respeito à responsabilidade pública, a Reforma Protestante deu significativos impulsos para a criação de um sistema de assistência social centralizado, coordenado e público. Rompeu-se com uma visão medieval da pobreza como vontade de Deus e da caridade como caminho para expiar os pecados.

Martinho Lutero foi o primeiro reformador importante a escrever sobre a teoria e a prática do sistema de assistência aos pobres e de bem estar social no início da modernidade. Sua teologia, por um lado, minou a idealização medieval da pobreza, mas também forneceu um embasamento teológico para a assistência social que se traduziu em legislação. Com base na justificação por graça e fé e não por obras, não há nenhum valor salvífico em dar ou receber esmolas. Essa nova teologia transformou a forma medieval de tratar os pobres, que tinha obscurecido tanto os problemas sociais e econômicos da pobreza, quanto obstruído o desenvolvimento da assistência social.

Comemorar 500 anos do movimento protestante é estar em constante movimento de critica e autocritica, tem como objetivo a construção de uma sociedade justa e igualitária e uma Igreja, que afirma somente Cristo, somente a Sagrada Escritura, somente a Fé e Somente a Graça. A teologia da Reforma afirma somos justificados por graça e fé, por isto, somos responsáveis pelo cuidado integral com toda a criação.

Portanto, o Estado laico, a assistência social pública, os direitos de cidadania, a democracia, a educação e saúde pública e de qualidade são valores que o luteranismo ajudou a elaborar e defende como fundamentais para um Estado Democrático de Direito.  



Horário: 15:00
Local: Rua José Ferreira dos Santos, 25 - Tabuazeiro - Vitória/ES



“ Oremos pelas pessoas envolvidas com este evento! Que Deus estenda a sua mão sobre elas! ”


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br