Movimento Encontrão no Portal Luteranos



ID: 2463

Encontrão Jovem em Vila Valério

03/01/2011

De 13 a 15 de novembro aconteceu em Vila Valério o 11º Encontrão Jovem, com o tema: o Jovem Cristão na Onda do Momento, tendo como palestrante o Missionário André Kohlrausch, de Curitiba – Pr.

Foram dias muito legais, com um louvor muito animado, ministrado pela Banda Evolução, de Vila Velha – ES. Nos dias do Encontro realizamos uma gincana – que envolveu e alegrou os mais de 200 jovens que participaram do encontro. Também não faltou tempo para aquele gostoso bate-papo, para conhecer e fazer novos amigos, para jogar aquele futebol...

Os jovens tiveram a oportunidade de ouvir da boca de um jovem sobre as diversas ondas que nos rodeiam. O palestrante enfatizou que a “onda do pecado” vem com força, e tem conseguido arrastar junto muitos jovens (usou os textos: Ef. 2.1-10; II Tm 2.2; Dn 1.3-8.). Como escapar dessa onda? Uma coisa é certa: Sozinhos – não conseguiremos escapar. Precisamos aprender a dominar a onda para não ser dominado por ela.

E a primeira regra é subir na prancha da salvação que é Jesus. Pois Deus, sendo rico em misericórdia, nos deu vida em Cristo. E, por nos amar muito, enviou até nós a prancha da salvação: JESUS! Deus ama a todos sem distinção. Assim sendo, não importa o quanto estamos afundados no pecado, o amor de Deus por nós não muda. O que importa é se queremos ou não queremos sair do pecado. Jesus não quer ser nosso “amiginho”. Ele quer, isto sim, ser o dono da nossa vida. Ele quer nos carregar para a vida eterna. Para pegarmos esta onda, precisamos de fé e arrependimento.

André falou sobre diversas ondas que estão levando os jovens para o beleléu:
* A onda das drogas. Tanto as lícitas (como p.exemplo o álcool), como as ilícitas (p.exemplo o crack). André enfatizou que as drogas lícitas são a porta de entrada para as drogas ilícitas. Enfatizou também que, mesmo uma droga sendo lícita, não significa que ela é boa. O álcool tem destruído muitas famílias, tem causado muitas doenças, tem levado pessoas a desperdiçarem seus bens... SE HÁ PERIGO, PODEMOS E DEVEMOS CAIR FORA. A cerveja no Brasil é como um deus. Tem pessoas que chegam a dizer: “eu não vivo sem cerveja”. Cuidado, o “beber” começa como uma curtição se transforma numa prisão, acaba em caixão. Esta é uma onda que arrasta multidões.
* Outra onda que arrastado muitos jovens é a onda do sexo. O diabo consegue pegar uma coisa boa, distorce, e faz dela uma coisa ruim. Dentro do casamento o sexo é bom, é puro, é santo. Fora do casamento é perversão e se chama prostituição.
* A onda dos sites de relacionamento – nos relacionamos com pessoas distantes de nós, e nos afastamos dos vizinhos e até da família. Há muitos meios de comunicação, e ao mesmo tempo tanta falta de comunicação. No relacionamento virtual não é preciso ser tão sincero assim, coloco a melhor foto, sou quase perfeito. A proximidade gera atrito, por isso muitos jovens preferem os relacionamentos virtuais. Mas, como jovens cristãos, precisamos aprender a valorizar os relacionamentos reais.

O Missionário André também falou de três regras básicas do surf da vida:
1º - Firmeza de caráter – como Daniel que teve postura e decidiu não se contaminar. Ter firmeza de caráter significa viver realmente nossas convicções, e não se deixar levar pelas circunstâncias. O que faz um homem ser homem, e uma mulher ser mulher, é ter caráter firme. É a vontade de Deus que eu tenho que saber. Jesus se deparou com líderes religiosos que eram gelatinosos, que aceitavam a glória dos outros – fariseus e sacerdotes, alguns até já tinham fé, mas não testemunhavam esta fé com ninguém. Preferiam a aprovação dos homens, ao invés de buscarem a aprovação de Cristo Jesus. Se você quer andar com Jesus, então você precisa deixar que Deus mude o teu caráter (1Jo 2.15-17; Rm 12.2); você não pode se “amoldar ao mundo”. Você só conhece a vontade de Deus quando conhece a Sua Palavra. A Palavra de Deus é o alimento que nos mantém em pé. Precisamos ter cada vez mais fome e sede por esta palavra. E, sempre que vamos ler a Bíblia, antes devemos pedir: “Deus fala comigo”.
2º - Confiança em Jesus – Jo 14.1 “não existe fé sem promessas”. Deixe Deus pilotar sua vida. Se você insistir de pilotar sua própria vida, então seu avião cairá.
3º - Comunhão (comum + união) - Dn 1.6-10, ser influenciador e não influenciado por artistas. Nós somos resultados de meio, Cristo vem e transforma isto. As pessoas que nos cercam são fundamentais, com quem você se identifica? Com quem você anda? Imite pessoas que andam na fé.

Elizete Jacobsen
P. Volmar Artêmio Saueressig

 

Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br