Movimento Encontrão no Portal Luteranos



ID: 2463

Mais uma cidade nordestina tem trabalho missionário luterano

15/03/2006

 

Grandes coisas o Senhor tem feito e não podemos deixar de falar. Falar de como o Senhor Jesus usou um projeto missionário para alcançar pessoas sedentas do Evangelho da Salvação, sedentas de paz, de amor e justiça. Falamos do Projeto Missão Zero em José de Freitas, no Piauí. Muitas coisas Deus fez, mas algumas delas são impossíveis de traduzir para o papel, porque são tão grandes que palavras são muito pequenas para expressá-las!

A Missão Zero tem, ao longo dos seus mais de 15 anos de existência, se dedicado à evangelização e à missão a partir da IECLB. Desde 2001 as comunidades missionárias são implantadas a partir de um projeto missionário de impacto na cidade. Durante o projeto, pessoas das comunidades luteranas se deslocam para a cidade alvo e trabalham ativamente como voluntários, que além de cozinhar, lavar roupas, limpar alojamentos e banheiros, também se submetem a banhos improvisados (de caneca ou mangueira). Neste período, muitas pessoas são visitadas em suas casas, acolhidas e convidadas a participar das programações públicas que normalmente acontecem em praças.

Este ano o Projeto Missionário aconteceu entre os dias 12 e 29 de janeiro na cidade de José de Freitas no Piauí, sob a coordenação dos obreiros da Área Missionária Luterana no Sertão Nordestino. Mais de 35 pessoas vindas de diferentes comunidades luteranas da metade sul do Brasil e ainda 25 pessoas das frentes missionárias do nordeste (grupo que cresce a cada ano), abriram mão de suas férias e ainda investiram financeiramente para passar quase um mês trabalhando como evangelistas neste projeto. Tem gente que montou uma “engenharia financeira” para conseguir os recursos necessários.

José de Freitas é uma cidade de clima muito quente e úmido, localizada a menos de 50 km ao norte de Teresina, capital do Piauí. Mais de 77 horas de viagem para os que saíram de Curitiba-PR, com trechos de estrada de chão, vista de seca e cactos. Muitos perguntaram pelo caminho, se valia a pena viajar tanto. E a resposta é testemunho de um dos participantes: Viemos falar do amor de Deus e anunciar a salvação em Jesus Cristo, o único mediador entre nós e Deus! Isso faz toda a diferença.

Os primeiros três dias do projeto em terras nordestinas são destinados a treinamento para os projetistas. Aprendem sobre a cultura local, as regras do projeto e as formas de evangelizar respeitando a história local. Os próximos dias são de evangelismo intenso. Todos os dias, no período da manhã, acontece um culto interno para os trabalhadores que no período da tarde saem em duplas para visitar famílias e convidar para o culto da noite, que é realizado em local público.

Muitas histórias tremendas acontecem neste período de intensa comunhão com Deus e serviço dedicado ao Senhor.

O estudante da FATEV, Elvis, testemunha: Em uma de nossas visitas, fomos em uma casa onde havia uma senhora sentada na varanda, na frente da casa, com várias cartelas de remédios nas mãos. Perguntamos se poderíamos entrar e a senhora falou que sim. Logo puxou as cadeiras para podermos sentar e nos perguntou o que estávamos fazendo lá. A Maria Paula (minha parceira de evangelismo) respondeu que estávamos ali para falar do amor de Deus e essa senhora, de repente, começou a chorar sem parar e nós ficamos sem entender nada, até que ela disse que estava pronta a ingerir todos aqueles remédios que tinha em suas mãos para se suicidar. Naquele momento ela começou a rasgar e jogar longe os medicamentos e falou que foi Deus que havia nos enviado naquela tarde à casa dela. Dona Conceição aceitou a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida e renunciou àquela condição de morte para ela. Glória a Deus por isso!

Durante o projeto, dezenas de pessoas tomaram a decisão de andar com Cristo e no culto de consagração do templo (por enquanto uma sala alugada) 80 pessoas da cidade estiveram presentes. Ao final do projeto um grupo de cristãos convictos e alegres ficou em José de Freitas e dispostos a consolidar uma nova comunidade luterana, andando com Jesus. Ore pelos novos irmãos e por esta jovem igreja!



Fonte: Rodrigo Robinson, Movimento Encontrão

Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br