Obra Gustavo Adolfo



Rua Sinodal , 50
CEP 93030-225 - São Leopoldo /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3589-1098 | (19) 9971-69022
ogaieclb@oga.org.br | secretaria@oga.org.br
ID: 2548

Representantes do Gustav Adolf Werk da Alemanha visitam a IECLB

13/10/2022

1 | 1
Ampliar

      Parte do mês de outubro foi ocupado com a visita do P. Dr. Martin Dutzmann (Presidente) e do P. Enno Haaks (Secretário Geral) do Gustav-Adolf-Werk (GAW). Faz parte das relações de parceria que aconteçam essas visitas, que têm por objetivo estreitar os laços com a OGA e a IECLB e olhar alguns dos projetos apoiados pelo GAW.      

Nossos visitantes chegaram no dia 13 de outubro, vindos da Argentina, onde tiveram um programa semelhante. Na tarde do mesmo dia aconteceu um encontro com a direção da Casa Matriz e com a direção das Faculdades EST. Foram tratados assuntos específicos de cada instituição que recebeu apoio financeiro. Na EST um dos pontos foi o intercâmbio de estudantes nossos que tem pouquíssimos interessados, não em último lugar por causa do alemão.   

  À noite, tivemos uma confraternização com as diretorias da OGA (a atual e a já eleita para o próximo período) e pessoas vinculadas às atividades da OGA. Foram momentos de diálogos informais que ajudaram principalmente o novo presidente do GAW, Dr. Dutzmann, a sentir o clima fraterno e solidário que nos norteia.     

O dia seguinte estava cheio de atividades. Começamos com uma reunião das duas diretorias da OGA, que oportunizou aos visitantes fazer perguntas e ouvir da nossa realidade institucional. Esses diálogos têm influência direta na avaliação de nossos projetos. Ainda na parte da manhã aconteceu uma visita à sede sinodal e um diálogo com o Pastor Sinodal Carlos E. M. Bock.     

Logo no início da tarde, fomos a Porto Alegre para um encontro na sede da IECLB, do qual participaram a Pastora Presidente, Sílvia Genz, o Pastor 2.Vice-Presidente, Mauro Batista de Souza e o Secretário Geral, Marcos Bechert. Tema foi o bom relacionamento com a IECLB através da OGA, a questão da expectativa pelo concílio geral que aconteceria uma semana mais tarde, bem como informações gerais sobre a IECLB. Em momento seguinte houve um diálogo com o Pastor Marcos Armange, da capelania hospitalar do sínodo. Na mesma noite aconteceu um encontro com a direção do Instituto Ivoti e do IFPLA, o curso de línguas em nível superior com ênfase no alemão. Foi um diálogo frutífero pela participação dos/as estudantes do curso que se comunicavam em alemão, o que atestou a eficácia do curso.

      Na madrugada seguinte, Dr. Dutzmann e P. Haaks embarcaram para Cacoal, destino que tinha uma dupla finalidade: Conhecer e visitar comunidades que receberam apoio financeiro do Gustav-Adolf-Werk e participar parcialmente do concílio da IECLB. O programa de visitas e encontros foi organizado pela comissão integrada pelo Sínodo da Amazônia e pela comunidade de Cacoal. Foram visitadas as comunidades de Pimenta Bueno, Comunidade Martin Luther Linha 11, Comunidade Cristo vive, Comunidade Bom Pastor, Comunidade Natalício, Comunidade da Paz em Espigão do Oeste, Comunidade Florescer, Comunidade de Cacoal. Segundo o relatório dos visitantes “muitos cultos foram celebrados com as comunidades, foram ditas palavras de saudação em nome do GAW tanto pelo presidente como pelo secretário geral, houve refeições em comum e muitos diálogos”. Em todas essas andanças os visitantes foram acompanhados pela direção sinodal e por algum integrante da secretaria geral da IECLB.      

 O concílio da IECLB é constituído por representantes de todo o Brasil, o que para muitos significou longas viagens. Os relatórios mostraram a rede de contatos ecumênicos da IECLB, descreveram um quadro da própria igreja suas alegrias e seus conflitos internos. Foi reeleita a direção da IECLB. Dr. Dutzmann apresentou a saudação do GAW e ressaltou a boa parceria com a IECLB, pela qual agradeceu.     

A caminho de retorno, houve um tempo de espera de um dia em São Paulo. Junto com o pastor Frederico Ludwig, os visitantes foram à nossa igreja que há alguns anos foi atingida por um incêndio e puderam constatar a reconstrução. Ficaram muito impactados com o trabalho social com moradores de rua que a comunidade mantém e que também foi prejudicado pelo incêndio. Em uma carta aberta, Dr. Dutzmann fez na Alemanha um apelo para doações específicas para este serviço da comunidade.
  
 

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br