Obra Missionária de Metais Acordai - OMMA



ID: 2536

Franz Boldt

01/06/2012

Franz Boldt nasceu no dia 31 de março de 1914, na localidade de Alto São Sebastião, município de Santa Maria de Jetibá, como filho de Gustavo Boldt e Emília Roepke Boldt. Gustavo, o pai de Franz foi professor em duas escolas comunitárias: Alto São Sebastião e Alto Jatibocas. Franz estudou, durante alguns anos, na escola comunitária onde seu pai era professor. Com a idade de 16 anos mudou-se para o então povoado de Santa Maria de Jetibá para trabalhar como motorista de caminhão. Veio a casar-se, em 1937, com a Sra. Ida Berger que veio a falecer no dia 30 de junho de 2000. Este matrimônio foi abençoado com o nascimento de seis filhos e uma filha, dos quais dois filhos já são falecidos.

Ainda muito jovem Franz começou a participar do grupo de trombonistas da Comunidade de Santa Maria de Jetibá. Durante um período de 70 anos participou ativamente deste grupo musical que, até os dias de hoje, anima as celebrações da comunidade luterana, realiza apresentações em eventos especiais na cidade de Santa Maria de Jetibá e em outras cidades e localidades, como também participa de encontros sinodais e nacionais de trombonistas. Além de ter sido um instrumentista exemplar, cuja contribuição fica gravada na memória do povo de Santa Maria de Jetibá e na história dos grupos de metais das comunidades luteranas, o Sr. Franz Boldt foi presidente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria de Jetibá por dois mandatos consecutivos.

Durante o período da segunda guerra mundial exerceu papel importante na mesma Comunidade. O pároco luterano local, Pastor Hermann Rölke, ficou preso, em Vitória, por um período de várias semanas. O uso da língua alemã nas escolas e nas celebrações das comunidades foi proibido por lei. O pastor foi impedido de realizar celebrações e de ministrar ofícios como bênçãos matrimoniais, batismos, santa ceia e sepultamentos. Nesta situação o Sr. Franz teve que assumir estas atividades religiosas, substituindo o Pastor Rölke por um período de 14 meses.

Franz Boldt veio a falecer no dia 01 de junho de 2012, alcançando a idade de 98 anos, 2 meses e 1 dia, deixando enlutados 4 filhos, 1 filha, 1 genro, 5 noras, 13 netos e netas, 22 bisnetos e bisnetas e 1 tataraneto. Seu sepultamento ocorreu no dia 02 de junho de 2012, às 16 horas, no cemitério de Santa Maria de Jetibá. Trombonistas de várias comunidades da União Paroquial Santa Maria vieram prestar homenagem póstuma ao Sr. Franz Boldt, cujo nome ficará gravado na história dos trombonistas das comunidades evangélicas de confissão luterana no estado do Espírito Santo como também na “Obra Acordai”, entidade que congrega os grupos de metais de toda a IECLB.
 

Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br