Obra Missionária de Metais Acordai - OMMA



ID: 2536

Grupo de trombonistas resgata uma tradição do século 19

01/10/2013

Com a ajuda do professor Dr. Rodolfo Gaede Neto, um grupo de estudantes do curso de Teologia localizou antigos instrumentos utilizados pelos alunos do extinto Instituto Pré-Teológico (IPT) e resgatou a proposta da EST contar com um Coro de Trombonistas.

Surgidos na Alemanha no final do século 19, os grupos dedicados ao trombone representam uma marca da Igreja Luterana. Segundo o estudante Renato Estrelof, a necessidade de formar instrumentistas de sopro derivou do fato das comunidades luteranas contarem com muitos membros, o que obrigava os pastores a celebrarem seus cultos do lado de fora dos templos.

“Como o órgão não podia ser levado para a rua e o harmônio não tinha amplificação suficiente, foi tomada a decisão de se investir em instrumentos de sopro”, explica Renato.Capixaba, o estudante Robson Peters argumenta que o objetiva do grupo de trombonistas da EST é manter viva uma tradição do Espírito Santo, estado que reúne o maior número de instrumentistas de sopro no contexto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Apesar de recentemente formado, o grupo já tem apresentações agendadas na Igreja de Cristo, em São Leopoldo, e no Culto da Reforma, em Ivoti.

Além de Renato e Robson, integram o coro os estudantes Daniel Pagung, Rebeca Lahass e Odilon Duffeck. Jornalista responsável: Micael Vier Behs 

Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.
2Pedro 1.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br