Sínodo Paranapanema



Rua Treze de Maio , 928 - São Francisco
CEP 80590-300 - Curitiba /PR - Brasil
Telefone(s): (41) 3257-5571 | (41) 3356-5017
sinodo@sinodoparanapanema.com.br
ID: 14

5ª Oficina de Música - Canto Culto e Criação - Por que, o que e como cantamos?

26/08/2011


“A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.” Colossenses 3:16

“A 5ª oficina de música realizada em Ponta Grossa nos dias 29 a 31 de julho, foi um momento único de aprendizado mutuo. Aprenderam professores, alunos, as comunidades que enviaram seus músicos, e a comunidade local (Bom Pastor). Renovar nosso dom musical e aprimorá-lo sob um enfoque bíblico é sempre salutar, e faz muito bem a alma. Creio que Deus se alegrou com o que lá foi feito, e muito mais se alegrará quando cada vez mais buscarmos a excelência naquilo que fazemos para o seu reino. E espero que esse mesmo Deus e pai de todos, continue nos dando a graça de glorificarmos o seu nome com nossas vozes, instrumentos e habilidades; todos os dias até o encontro eterno com ele. Amém.”
Lucas Ferreira Frühalf – Oficina de Regência

“Dois momentos especiais da oficina foram as Rodas de Conversa. Nos demais momentos os integrantes da oficina estavam praticamente sempre reunidos em grupos, por interesse, para aprofundamento temático ou da prática musical. Sentados mais à vontade, sobre almofadas e cobertores, em círculo, conversamos, com todos os integrantes da oficina, em dois momentos, sobre o tema central da oficina. Pastor Evandro e Lislie trouxeram para discussão a tríplice pergunta “Por que, o que e como cantamos no culto?”

O primeiro texto que promoveu a conversar foi trazido pela Lislie da “Semana de Canto 2011” acontecida em junho no Espírito Santo. Ela enfocou que o cantar na igreja é bem mais do que louvor e adoração. Música luterana cuida da doutrina e conta a história salvadora de Deus em Cristo, e não só “aleluias” e “glórias”. Basta olharmos com atenção o conteúdo do livro de Salmos em sua diversidade temática. A música no culto deve abranger louvor, lamento, confissão de culpa, exaltação e proclamação da Palavra, intercessão, consolo, esperança, denúncia, benção, etc..

O segundo texto motivador da conversa foi um resumo da tese de mestrado do pastor Evandro e teve como propósito principal conhecer e exercitar um critério e ao mesmo tempo um instrumento metodológico prático para avaliarmos o conteúdo de nossos repertórios musicais. Um critério para avaliar e classificar o conteúdo do que cantamos, no Culto, no Coral, no Culto Infantil, em nossos hinários e cancioneiros, etc... – A CRUZ. A cruz como critério de análise do conteúdo do canto, tem duas partes: a vertical e a horizontal. Na primeira podemos identificar os cantos relacionados ao amor de Deus e a Deus. Na segunda, os cantos relacionados ao amor ao próximo. Desta forma passaremos a identificar se o canto cantado no culto é centrado na cruz ou “desafinado” com ela. Se o conteúdo de nossos repertórios musicais está em desequilíbrio com a cruz ou é “cruzcêntrico”. Saímos das rodas de conversa motivados e motivadas a observar com um pouco mais de atenção o conteúdo do que cantamos. Pois afinal, a música é também uma forma especial de se pregar a Palavra de Deus.”
P. Evandro Meurer - Roda de Conversa.

“Louvai ao Senhor, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-lhe bem o cântico de louvor.” Salmo 147:1
Motivados por tantas passagens bíblicas que falam do cantar louvores, percebemos o quanto Deus nos orienta a utilizarmos a nossa voz como instrumento de louvor. Foi com este objetivo, conhecer mais e melhor este nosso instrumento, que trabalhamos a Técnica Vocal nesta oficina.
Tamanha foi a minha surpresa de ver quase 40 pessoas dos 64 inscritos, buscando conhecer mais a respeito da voz. Nesta oficina trabalhamos vários aspectos da Técnica Vocal: Relaxamento, Respiração, Sistema Fonador, Higiene Vocal, Vocalizes e repertório que foi apresentado no Culto de Domingo.
Senti em todos os participantes, muita curiosidade sobre o correto funcionamento da voz. A turma se mostrou muito participativa e motivada a aprender como usar melhor e com mais saúde o instrumento musical que carregamos o tempo todo conosco: a nossa voz, que na verdade é um grande presente de Deus. Este interesse e motivação, refletiu na qualidade dos hinos que foram apresentados no culto de Domingo.
Que cada vez mais possamos nos preocupar com a qualidade da música que estamos apresentando a Deus. Através destas oficinas de música estamos proporcionando a todos que de alguma forma estão contribuindo com a música dentro da igreja, um espaço de aprendizagem, de motivação e de conscientização que para Deus devemos oferecer o nosso melhor, o louvor mais digno. Que esta preocupação com a qualidade do louvor possa estar norteando os trabalhos com música dentro de nossa IECLB.
“Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma.” Salmo 108:1
Gisella Olsson Schlagenhaufer - Oficina de técnica vocal.

“ Duas coisas sempre mexem comigo nestas oficinas de música:
1 - O interesse do pessoal e a sede de aprender. É bom se sentir útil, como músico e professor, para a construção do Reino. Neste sentido o seminário de música é uma atividade bastante missionária, e ano após ano vemos o impacto destas oficinas aparecendo na vida de pessoas que, devidamente equipadas e incentivadas, encontram alegria e amadurecem na fé ao servir a Deus em suas comunidades.
2 - Mais do que se sentir útil, o aspecto de comunhão, unidade e entrosamento que se desenvolve. A realidade da IECLB abarca diversas linhas teológicas e movimentos, mas a música parece ser uma linguagem que consegue estabelecer pontes entre estas realidades aparentemente tão diferentes.”
Marcell Steuernagel - Oficina de arranjo instrumental

Ensinar a palavra de Deus através dos cantos. É possível! No culto infantil também podemos motivar o aprendizado de forma lúdica. A música pode ser usada como facilitadora para o desenvolvimento cristão e se esses Cantos forem com movimentos, danças, gestos e visuais ajudam absorver melhor o conteúdo que será trabalhado.
Lislie Koester - Oficina de Cantos e dinâmicas para o culto infantil

Nosso agradecimento especial ao Elias Eurich e todas as pessoas que nos receberam com muito carinho, também a comunidade Bom Pastor pelo acolhimento no culto de domingo, onde encerramos apresentando os hinos trabalhados na oficina.

Conselho Sinodal de Música

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O que o Senhor planeja dura para sempre. As suas decisões permanecem eternamente.
Salmo 33.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br