Sínodo Paranapanema



Rua Treze de Maio , 928 - São Francisco
CEP 80590-300 - Curitiba /PR - Brasil
Telefone(s): (41) 3257-5571 | (41) 3356-5017
sinodo@sinodoparanapanema.com.br
ID: 14

Se eu mereço a sua atenção, não passem pela minha humilde casa sem me fazerem uma visita - Gênesis 18.3

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

18/02/2021

Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica.

Eu sou Veridiane de Souza Ministra Candidata da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil na Paróquia Cristo Salvador em Curitiba.

O tema de hoje é Fraternidade e Diálogo e a passagem bíblica que nos orienta vem de Gênesis 18.3: “Senhores, se eu mereço a sua atenção, não passem pela minha humilde casa sem me fazerem uma visita”.

Ao lermos esta passagem de Gênesis temos a percepção que Abraão é retratado como um modelo de hospitalidade. A hospitalidade é tão honrosa quanto receber a presença divina. Há apenas uma única criatura em todo o universo, em que Deus pôs a sua imagem, o ser humano.

É muito fácil receber a presença divina quando Deus se apresenta como Deus. O que é difícil é sentir a presença de Deus, quando Ele vem na forma de viajantes desconhecidos e esta foi a grandeza de Abraão. Ele sabia que ouvir a Deus e oferecer ajuda ao próximo, era uma coisa só.

Nós honramos Deus quando honramos a Sua imagem, o ser humano, sem colocar o ser humano em categorias ou querer encaixá-lo em padrões que a sociedade impõe. O nosso amor cristão é voltado automaticamente ajudar quem necessita. Jesus Cristo nos deixa a sua mensagem também sobre a essência da fé para sermos pessoas hospitaleiras: (Mateus 25:42-45) “Pois eu estava com fome, e vocês não me deram comida; estava com sede, e não me deram água. Era estrangeiro, e não me receberam na sua casa; estava sem roupa, e não me vestiram. Estava doente e na prisão, e vocês não cuidaram de mim. Então eles perguntarão: Senhor, quando foi que vimos o Senhor com fome, ou com sede, ou como estrangeiro, ou sem roupa, ou doente, ou na prisão e não te ajudamos? Então lhes responderá: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar.”

E você tens sido uma pessoa cristã, proporcionando hospitalidade a quem precisa?

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade”. 


Autor(a): Veridiane de Souza
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema
Área: Ecumene
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC
Testamento: Antigo / Livro: Gênesis / Capitulo: 18 / Versículo Inicial: 3
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61701
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem é tão forte que não necessite também de consolo do menor dos seus irmãos?
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br