Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis

Sínodo Sudeste



Avenida Ipiranga , 346 - Centro
CEP 25685-250 - Petrópolis /RJ - Brasil
Telefone(s): (24) 2242-1703 | (24) 9881-66386
petropolis@luteranos.com.br
ID: 365

2ª Frühlingfest - Festa da Primavera

14/09/2003

2ª Frühlingfest
Festa da Primavera - 14.09.03


Do culto

Por Neyde Sixel Arentz

Às 9h do dia 14 de setembro foi celebrado um culto festivo alusivo à 2a. Festa da Primavera – FRÜHLINGSFEST e Ação de Graças pela Colheita – ERNTEDANKFEST, onde, palavras são insuficientes para reproduzir toda a beleza e comunhão partilhadas nesse culto, seja através dos cânticos, das orações, da beleza, do carinho transmitido num coletivo abraço fraterno...

Durante o badalar alegre e festivo dos sinos, pela nave principal entraram as senhoras presidentes da OASE de Petrópolis e de Nova Friburgo, conduzindo até ao altar a primeira bíblia de nossa comunidade, trazida pelos colonos em sua bagagem e utilizada oficialmente até 1900. Essa bíblia é uma verdadeira obra de arte que quem quiser pode conhecer em nosso museu, ela foi impressa em alemão e letras góticas. Em seguida, entraram o oficiante, pr. Armindo Müller da Comunidade de Nova Friburgo, o Sr. Walter Berner representando o Presbitério e o Sr. Márcio S. da Costa representando a comissão organizadora da festa.

Pudemos então ouvir como prelúdio “Primavera” de “As Quatro Estações” de Vivaldi, magnificamente interpretada no órgão pelo nosso organista Sr. Thiago Tavares.

Na prédica fomos norteados a meditar sobre os desejos de uma vida cristã em unidade, segundo os ensinamentos bíblicos.

Tivemos a celebração da Santa Ceia, para a qual todos foram cordialmente convidados, mesmo os membros de outras igrejas cristãs que também se fizeram presentes.

No ato de celebração da Erntedankfest, foram doados alimentos destinados às famílias assistidas pelo nosso departamento de Ação Social. Os presbíteros colocaram diante do altar as primeiras ofertas (doadas pelos artesãos e artistas que expuseram seus trabalhos no salão), como também ferramentas e utensílios simbolizando o trabalho de lavrar a terra e doar parte de sua produção a Deus em agradecimento pela colheita, uma tradição trazida pelos colonos alemães e mantida até os dias atuais em nossa comunidade. Em seguida, todos os presentes tiveram oportunidade de levar suas ofertas de mantimentos.
A decoração da igreja lembrou o início da primavera, com o colorido de muitas e variadas flores e arcos enfeitados com cipreste e fitas coloridas. Haviam também vários paramentos litúrgicos espalhados pelo templo. O Sr. Márcio Costa coordenou a decoração; as flores foram doadas pelas Sras. Isolda e Elyane Klippel e os casais Maria Célia e Marcos Carneiro, Nilza e Luiz Bach, Vera e Hans Wilm. Os arranjos foram confeccionados gratuitamente pelo Sr. Eduardo Gonzalez e os arcos foram cedidos pelo grupo de danças alemãs “Bauerngruppe”.

Na parte musical, destacamos além do órgão, as belas vozes do grupo musical “Glorificai” e do Coral Luterano de Petrópolis.

Agradecemos a colaboração das muitas pessoas que organizaram o evento, à oficina de alemão “Komm”, na pessoa da Sra. Waltraud Weber, que custeou os folhetos do culto, a participação de todos, inclusive dos visitantes, com destaque para a comunidade de Nova Friburgo que se fez presente com um grande número de membros.

 

Da festa - stands e barracas

Por Angela Reith Ginasi

A 2a. edição da Festa da Primavera utilizou quase todo espaço social da comunidade, incluindo a casa paroquial, onde foram oferecidas várias iguarias, produtos e serviços nas diversas barracas e stands espalhados pelos dois pátios.

No pátio de baixo:

• Venda de legumes e verduras: por serem produtos de cultivo orgânico, houve uma grande procura. Concluímos que as pessoas estão cuidando melhor da saúde, preocupando-se em incluir em seu hábito alimentar, produtos mais naturais.
• Centro de Pesquisas Ambientais da UCP: neste stand, contamos com a colaboração da Universidade Católica de Petrópolis, distribuindo material sobre a conscientização da preservação do meio ambiente, tão importante para o mundo.
• Família Maiworm: deliciosos vinhos, licores, biscoitos e geléias caseiras com sabores incomparáveis, puderam ser degustados e comercializados.
• Helga’s Brot: a tradicional linha de produtos, lanches e doces tão irresistíveis, demonstraram porque esta empresa cresce dia a dia.
• Venda de Orquídeas e Bromélias: as flores não poderiam faltar, afinal era a festa da primavera. Delicadeza e beleza compunham o visual desta barraca, com a qualidade do Orquidário Binot.
• Stand da comunidade: venda de pastéis, churrasquinhos e comida típica alemã com destaque especial para o chucrute caseiro.
• Família Loos: resgatando a tradição dos produtos alemães com a venda de lanche colonial, queijo de porco, lingüiças coloniais, frios e embutidos que foram bem procurados.
• Eletro Metalúrgica Universal: 51 anos de tradição. Sob responsabilidade das irmãs Ursula e Waltraud, café, chocolate quente, sucos e frutas ao chocolate, foram algumas delícias que puderam ser saboreadas.
• OASE: Tortas irresistíveis, produzidas a partir de receitas de famílias tradicionais de nossa comunidade, foram comercializadas e tiveram grande procura.
• Chopp Imperial: como não poderia deixar de ser, o sucesso foi total na barraca das bebidas.

No pátio de cima:
• Família Justen: cucas coloniais, biscoitos, conservas e o tradicional pão-de-mel alemão, recheado com geléia e coberto com chocolate. Uma perfeita combinação.
• Padaria Roggenbrot: grande variedade de pães alemães e a tão famosa “picada de abelha” (“Bienerstich”).
• Galeria D’Artes: coordenada por Walter Berner e Renata Pertot de Oliveira, tivemos no salão exposição e venda de artes e artesanatos, confeccionados por famílias tradicionais de Petrópolis. O requinte, o fino acabamento e a beleza deram um toque todo especial. Também no salão, tivemos exposição de fotos com tema livre de Gustavo e Angélica e exposição da linha primavera-verão da Werner Tecidos.
• Bazar da Ação Social: na varanda da casa paroquial funcionou o bazar da Ação Social com renda revertida às famílias atendidas por este departamento. Também foram vendidos maiôs e biquínis da Águia Cathalina.
• Exames de Saúde: na sala da casa paroquial, foram oferecidos exames de saúde gratuitos através do Lions Club Quitandinha, Centro, Vale do Ipê e Itaipava, com profissionais competentes. Realizaram exames de pressão arterial, glicose, dentre outros. 

Da programação

Por Márcio S. da Costa

Nem mesmo o frio e a chuva tiraram o brilho de nossa festa, organizada com tanta dedicação e carinho, não apenas por mim, mas também por uma equipe, na qual se envolveu um grande número de pessoas da nossa comunidade.

Após o culto, as pessoas seguiram o pr. Armindo Müller em procissão até o local da festa, onde, por volta de 10h45, com a bênção do pastor de Nova Friburgo, foi aberto oficialmente o evento, que durante o decorrer do dia pôde contar com atrações de alto nível cultural. 

Intercalando-se entre o pátio de baixo, pátio de cima e o salão pudemos acompanhar as seguintes atrações: Banda Marcial Imperial Petropolitana da Escola Municipal Vila Felipe, Grupo Folclórico Germânico Bergstadt – categoria infantil, Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs – categoria oficial, Coral Luterano de Petrópolis, Grupo Folclórico Alemão Koblenz Volkstanz – categoria infantil, Oficina de Alemão “Komm” apresentando cantos em alemão, Grupo Folclórico do Kaiserstadt Kulturkreis, Coral do Instituto Carlos Alberto Werneck e a Serenata Imperial, que, sob o comando do competente regente Sr. Wilson Fagundes, finalizou as apresentações da festa, fazendo cantar e emocionando todos os presentes com aquelas belíssimas “músicas de outrora”.

Durante a tarde, tivemos as competições germânicas coordenadas pelo Erlei Molter, com etapas para homens e mulheres. Nos tomadores de chopp, de suco e no lenhador foram tantas as rodadas e vencedores que até perdemos a conta, mas, para o ano que vem prometemos divulgar os nomes. Houve distribuição de mudas de plantas e árvores nativas, doadas pelas senhoras Neyde S. Arentz e Elisabeth Graebner.

Realizamos também, como novidade neste ano, um concurso de tortas, organizado pela Renata P. de Oliveira. Foram 8 tortas de sabor inigualável, e eu, como um dos jurados, tive dificuldades em julgar, tamanho era a beleza e a qualidade das tortas. Foram premiadas: 1º lugar – Dina Santa Helena com uma torta de maçã, 2º lugar – Fátima Justen também com uma torta de maçã, 3º lugar – Patrícia Lischt com a torta mousse de morangos e em 4º lugar – Elyane Bertha Klippel com sua torta de chocolate e maçã. Parabenizo todas as concorrentes e deixo aqui meu incentivo para no ano que vem, quando realizarmos nossa 3ª edição da Frühlingsfest, vocês participem novamente. Esperamos contar também com outras pessoas que acabaram não participando neste ano.
Como idealizador e um dos organizadores desta festa, deixo aqui meus sinceros agradecimentos às pessoas, departamentos, entidades e empresas, sem as quais, o evento não teria tido o brilho que teve e nem tomado a proporção que tomou. São elas: Presbitério da Comunidade, OASE, grupo de casais 1 e 2, grupo Glorificai!, GALP, Ação Social, Walter Berner, Renata Pertot e Ronaldo Oliveira, Sra. Elsa Becker Pertot, Sra. Ilsa Sixel Vieira, Erlei Molter, Evanir Schmidt, Thiago Tavares, Gustavo Alfradique, Emygdia Hoelz, Neyde Sixel Arentz, Angela Reith Ginasi, Maria Célia e Marcos Carneiro, Nilza e Luiz Bach, Vera e Hans Wilm, Isolda e Eliane Klippel, pastor Armindo Müller, Sr. Laércio (Piauí), Ursula Keuper Berner e Waltraud Keuper Rodrigues, Sra. Neyse Lioy, Elisabeth Graebner, Gonzalez Decorações (Sr. Eduardo), Kenia Keller, Padaria Sabor Tropical (Fátima e Mozart Perdigão), Chopp Imperial (Sr. Rolf Dieringer), Massas Carneiro (Sr. Odir), Açougue Fri Bife (Sra. Cristina), ABC – Barateiro, Eletro Metalúrgica Universal, Werner Tecidos, Águia Cathalina, Lions Club – Quitandinha, Centro, Vale do Ipê e Itaipava, Furacão 2000 (Sr. Gilberto Guarany), Helga’s Brot, UCP – Centro de Estudos Ambientais, Maura (produtos orgânicos), família Maiworm, Orquidário Binot, família Loos, família Justen, Collor Image, E-design, Padaria Roggenbrot, Polícia Militar, artistas, artesãos e fotógrafos, participantes do concurso de tortas e competições germânicas, loja Óptikos, loja Cocodrillo, Banda Marcial Imperial Petropolitana, grupo Bergstadt, grupo Bauerngruppe, grupo Kaiserstadt, grupo Koblenz, Oficina de Alemão “Komm”, coral do Colégio Werneck, Coral Luterano, Serenata Imperial, imprensa petropolitana falada, escrita e televisionada, ao apoio incansável de nossos funcionários Sidnei e Paulo e a todos os membros e integrantes de vários departamentos que colaboraram direta ou indiretamente na realização do evento.

Sabemos que a chuva atrapalhou um pouco o movimento na festa, porém o presbitério e comissão organizadora já estão estudando uma forma de cobertura para o pátio de baixo, afim de solucionarmos este problema. Um fraternal abraço a todos.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br