Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis

Sínodo Sudeste



Avenida Ipiranga , 346 - Centro
CEP 25685-250 - Petrópolis /RJ - Brasil
Telefone(s): (24) 2242-1703 | (24) 9881-66386
petropolis@luteranos.com.br
ID: 365

Comunidade em Petrópolis festeja 166 anos com visita de Joinville

18/09/2011

1 | 1
Ampliar



No dia 29 de agosto, nossa Comunidade completou 166 anos de existência. A festa de aniversário foi celebrada no dia 04 de setembro, com culto de Ação de Graças e almoço de confraternização. Neste dia, recebemos a visita da Paróquia Martin Luther, de Joinville, que celebrou este dia conosco.

No almoço, a Paróquia Martin Luther apresentou a moda praia 2011/2012 num inusitado desfile de maiôs, que a todos encantou, quer pela beleza das modelos na passarela como pela beleza dos modelos de biquínis e maiôs apresentados.

Para que possamos recordar do valor e da importância de Deus na vida dos nossos antepassados, basta um breve olhar para o início da história de nossa Comunidade – história que se confunde com a história da cidade de Petrópolis - e que começou com a chegada dos imigrantes alemães nesta cidade em 29 de junho de 1845.

Uma das primeiras providências tomadas por nossos antepassados foi FUNDAR A COMUNIDADE. Dois meses depois da chegada de nossos antepassados, em 29 de agosto de 1845, foi fundada nossa Comunidade – nossos antepassados não podiam conceber a vida sem celebrar sua fé, sem ter seu culto, sua Comunidade, sem celebrar ao Deus da vida. E a fundação da Comunidade foi realizada com a celebração de um culto, o casamento de oito casais e a bênção do cemitério protestante petropolitano. Assim escreveu Cândido Batista de Oliveira, Presidente da Província:

“Dou parte a V. Excia. que, ontem, celebrou aqui o Serviço Divino o Revmo. Cura da Igreja Evangélica Germânica do Rio de Janeiro, o Dr. Frederico Avé Lallemant. Depois do serviço, procedeu o casamento de oito casais de colonos, abençoou-se o Cemitério Protestante Petropolitano. Todos estes atos religiosos foram praticados e presenciados com o maior acatamento pelos colonos e por eles aceitos como um benefício mui grande que o Governo Provincial lhes prestou. O Reverendo Cura combinou comigo de vir de 3 em 3 semanas e estar 3 ou 4 dias, a fim de ter tempo de exercer seu sagrado ministério, e simultaneamente de ensinar a religião Cristã aos meninos. Com a celebração deste culto estava de fato fundada a Comunidade Evangélica de Petrópolis. (livro “Comunidade Luterana em Petrópolis – 160 anos – A história de nossa Comunidade em seus 160 anos, p.7,8)

Muitas foram as dificuldades enfrentadas. Antes de conseguir um terreno, construir o templo, os luteranos tiveram que se reunir “num mesmo salão dos denominados Quartéis Provinciais, onde também funcionavam em outras dependências a Diretoria da Colônia, uma das escolas, a enfermaria e a prisão.” Mais tarde reuniu-se a Comunidade Evangélica de Petrópolis no Engenho de Serrar e naquela sala de escola nos Quartéis Provinciais (hoje Fórum) que era do Professor Pedro Jacoby. Este professor, na falta de pastor, não só ensinava a religião evangélica às crianças, como também celebrava em sua escola cultos de leitura.” Com a chegada do pastor Stroele, este “conseguiu animar os membros da Comunidade a comprar um terreno na então RUA JOINVILLE, hoje Avenida Ipiranga, pelo preço de 1.000$000” (livro “Comunidade Luterana em Petrópolis – 160 anos – A história de nossa Comunidade em seus 160 anos, p.9,10)

Muito trabalho foi preciso para erguer este templo, a casa pastoral, o salão comunitário. Mas tudo foi feito com amor e dedicação. Por isso, podemos nós estar aqui hoje como Comunidade Luterana. Por isso, rendemos ações de graças a Deus, pois somente pela força dada por Deus é que foi possível chegar até aqui. Como bem diz a letra do hino 233: “Até aqui me trouxe Deus, guiou-me com bondade. Ele amparou os passos meus com graça e fieldade.”

Cabe a nós honrar a memória de nossos antepassados, que tanto se empenharam por nossa Comunidade, mantendo viva e atuante nossa Comunidade, através da conservação de todo patrimônio a nós legado, mas principalmente através da vivência da nossa fé de confessionalidade luterana. Isto somente é possível se cada membro desta Comunidade colocar suas mãos, sua vida a serviço do Evangelho, participando a Comunidade, sendo testemunha de Jesus Cristo nesta cidade onde Deus nos colocou a seu serviço.

Como bem diz Martin Lutero: “Quem quer achar Jesus Cristo precisa primeiro achar a Igreja. Como se poderia saber onde está Cristo e a fé cristã, senão sabendo onde estão as pessoas que crêem nele? E quem quiser saber algo de Jesus não pode confiar em si mesmo nem construir uma ponte própria para o céu por intermédio de sua razão, mas deve ater-se à Igreja, freqüentá-la e consultá-la.”










































 


Autor(a): Paróquia Petrópolis
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
ID: 4420

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br