Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis

Sínodo Sudeste



Avenida Ipiranga , 346 - Centro
CEP 25685-250 - Petrópolis /RJ - Brasil
Telefone(s): (24) 2242-1703 | (24) 9881-66386
petropolis@luteranos.com.br
ID: 365

Ecumenismo - Um diálogo entre cristãos na diversidade

05/05/2002

ECUMENISMO

Um diálogo entre cristãos na diversidade...

Nem está tão distante assim a época em que uma carta levava semanas para atravessar o continente, ou o oceano. Certamente muitos ainda se lembram de como se desejava receber notícias de familiares. Saudosismo? Não. Apenas início para uma reflexão. Vamos mais distante. Vamos rever uma história em Gênesis; a história de uma capital da Babilônia; ou seria uma torre? Babel.

(Gn 11, 1-9) A Torre de Babel: “Toda a terra usava uma só língua e as mesmas palavras. E aconteceu que, partindo do Oriente, os homens acharam uma planície na terra de Senaar, e ali se estabeleceram. E disseram uns aos outros: Vamos fazer tijolos e cozê-los ao fogo. Utilizaram tijolos em vez de pedra, e o betume serviu-lhes de argamassa. E disseram: Vamos construir para nós uma cidade e uma torre cujo cume chegue até os céus. Assim nos faremos famosos. Do contrário, seremos dispersados por toda a face da terra. Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. E o Senhor disse: Eis que eles formam um só povo e todos falam a mesma língua. Isto é apenas o começo de seus empreendimentos. Agora nada os impedirá de fazer o que se propuserem. Vamos descer ali e confundir-lhes a língua, de modo que já não se entendam uns aos outros. E o Senhor os dispersou dali por toda a superfície da terra, e eles pararam de construir a cidade. Por isso foi chamada Babel, porque foi lá que o Senhor confundiu a língua de todo o mundo, e de lá dispersou os homens por toda a terra”.

Pelo que se percebe, era um povo bastante culto; a observar que dominavam uma só língua; coziam seus tijolos, quando era comum deixá-los secar ao sol. Planejavam e projetavam em conjunto. Trabalhavam com uma meta... Construir uma cidade e uma torre. Um verdadeiro planejamento de equipe organizada, bem aos moldes do que se poderia dizer de uma estrutura super moderna. Não fossem as datas, diríamos que estes cidadãos estudaram nas melhores Universidades do século XX. Lembra-nos hoje as estratégias para a Globalização: uniformidade da moeda corrente; língua e comunicação universalizada; metas arrojadas, e interesses unificados. A informatização até aos níveis mais privativos... Quanta semelhança.

Deus no entanto derrama sobre eles Sua Bênção. Como? Sua Bênção? Isto mesmo. Deus vai ao encontro do ser humano e vê sua capacidade intelectual e sua força de equipe; sua força empreendedora. Percebe no entanto que para o próprio bem daquele povo, isto não era o ideal. Era preciso diversidades...

E sabemos o que se passou: Deus os dispersou. Os fez diferentes. No âmbito da Igreja (global), faz-se necessário que busquemos um entendimento das vontades de Deus sobre o verdadeiro sentido desta palavra (Igreja, Eklesia), hoje tão torre de Babel, isto é, tão intelectualizada; tão normatizada e antropológicamente tão estruturada e sistematizada, e moldada ente quatro paredes: Uma verdadeira Cidade Babel. Uma Igreja antropológica.

Disse um Teólogo Católico: A Igreja ideal é a que se entende na diversidade. Tal qual o também Teólogo Luterano, afirma: A Igreja ideal é feita (constituída) por “diferentes”.

Temo aos 'diferentes' pois tendem ao fundamentalismo, (à apologia?) mas encerram também uma dualidade produtiva. Temo a 'diversidade' pois sugere a dispersão (conformismo?), conquanto é a índole da 'pessoa', isto é: aquele que dialoga. Nos 'diferentes' ou na 'diversidade', reside contudo a vontade de Deus. Isto leva a crer que Deus não está tão a favor de Igrejas Babel, como alguns imaginam ser o ideal.

Ecumenismo (oikumenikos) tem um sentido mais coloquial entre os prelados. Diríamos, mais dialogal. Portanto visa mais a coerência com a Palavra, em suas origens em suas verdades. A busca, em síntese, das raízes de nossa fé e sua coerência para hoje. (Hermenêutica) Se assim há entendimento, o ecumenismo interdenominacional, globalizado, faz o maior sentido. Por vez que Deus não promulgou outra lei senão a Lei maior, que Seu Filho Jesus nos revelou: a Lei do Amor. E que Lei é esta senão aquela que todas as denominações cristãs pregam? A Igreja Babel (globalizada) portanto carece urgentemente do basta de Deus. Carece da nossa humilde fraternidade e entendimento. Reconhecer o fracasso da Igreja Babel

Conquanto o Ecumenismo da Palavra pura e única precisa ser, esta sim, globalizada. Uma verdadeira Bênção de Deus. (ora: é Sua única vontade!)

Assim cada qual, em sua língua, em sua comunidade, em sua pátria, a seu modo de ser e estar, de ir e vir, pode então viver o grande Amor de Deus, em toda a sua magnitude. Ser o diferente, que sabe dialogar e aceitar o outro diferente; este sim, é o verdadeiro sentido de diversidade, sem dispersão, e de compartilhar a comunhão fraterna e o Amor Divino; no uso de uma única Verdade; a raiz de uma única profissão de Fé.

E estar, de ir e vir, pode então viver o grande Amor de Deus, em toda a sua magnitude. Ser o diferente, que sabe dialogar e aceitar o outro diferente; este sim, é o verdadeiro sentido de diversidade, sem dispersão, e de compartilhar a comunhão fraterna e o Amor Divino; no uso de uma única Verdade; a raiz de uma única profissão de Fé.

Este modo de ser cristão, um cristão não globalizado enquanto Igreja Visível, e ecumênico enquanto Igreja Invisível, nos garante a liberdade de também dialogar ou no mínimo ser apologético em relação àquelas denominações religiosas que não são identificadas como cristãs. Isto se aplica ao entendimento maior do que seja o amor de Deus porque todos, sem exceção, somos filhos do Criador Único, qualquer que seja o nome que a Ele o homem venha a dar. É de se dizer que as diferentes definições e entendimentos da Divindade, pode dar uma conotação meramente antropológica, mas em síntese, todos pregam o Amor, e este Amor é gratuidade de Deus, a única Igreja Templo Sagrado. Quem prega o Amor (com A maiúsculo) prega um único Soberano Senhor.

Não pense que o mundo é seu, mas pense no seu mundo com amor.

A paz está na humilde fraternidade que nos aproxima do amor divino, ao Deus da Paz.

Walter L. Berner

 


Autor(a): Walter Berner
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20964

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor é o Deus verdadeiro. Ele é o Deus vivo, o Rei eterno.
Jeremias 10.10
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br