Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis

Sínodo Sudeste



Avenida Ipiranga , 346 - Centro
CEP 25685-250 - Petrópolis /RJ - Brasil
Telefone(s): (24) 2242-1703 | (24) 9881-66386
petropolis@luteranos.com.br
ID: 365

Espiritualidade Formal e Vida Nova

27/06/2008

Um teólogo luterano, alemão, do século XVII, Pastor Dr. Phillip Jacob Spener escreveu o seguinte sobre os luteranos daquela época: “Quantos levam uma vida manifestamente não-cristã, de tal maneira que não o podem negar, pois se afastam da regra em cada um de seus pontos. Essas pessoas também não têm o propósito de viver de modo diferente no futuro. Apesar de tudo isso, entretanto, alimentam uma firme convicção de que alcançarão a salvação. Se alguém lhes perguntar em base de que mantém a esperança da salvação, responderão que confiam em que ninguém será salvo por causa de seu modo de viver, que crêem em Cristo e nele colocam toda a sua confiança, por isso certamente serão salvos. Assim, eles substituem a fé que salva por uma imaginação carnal da fé – pois a fé divina não pode estar sem o Espírito Santo, o qual não existe onde há pecado proposital e contínuo. A fantasia de uma pessoa segura de si, que descreve desta forma a salvação, é um engano diabólico tão horrível, como nenhum outro pode haver.” (Mudança para o Futuro Pia Desideria, p.57-58. Curitiba. Encontrão Editora. Instituto Ecumênico de Pós-graduação em Ciências da Religião. São Bernardo do Campo. 1996.)

Para o meu desgosto e, especialmente, o de Deus, esse quadro não mudou. Quantas pessoas vivem como se nunca tivessem que prestar contas ao Senhor. Acham que a formalidade da fé sem uma vida transformada basta, mas isso é uma ilusão!

Vivemos numa Igreja onde a liberdade cristã é pregada em prosa e verso. E eu sou um dos seus defensores. Contudo, infelizmente, muitos fazem mau uso dessa liberdade. A liberdade cristã não é para a pessoa fazer o que ela quer, mas é para servir a Deus. Lutero diz: “Um cristão é senhor livre sobre todas as coisas e não está sujeito a ninguém. Um cristão é servidor de todas as coisas e sujeito a todos.” (LUTERO, Martim. Da Liberdade Cristã, p.9. 3a. Ed. Editora Sinodal. São Leopoldo. 1969.) Eu quero, parodiando Lutero, dizer: Um cristão foi liberto do peso da Lei pelo próprio Cristo, mas não para andar como quer, mas para servir a Deus e ao próximo em alegria.

Um cristão de fato, e não apenas de palavras, é uma pessoa que tem a vida transformada por Deus e demonstra isso com a sua prática. Não é aquela pessoa que usa da liberdade para pecar. O cristão usa da liberdade para deixar de lado o pecado e fazer o que é agradável a Deus. Ele não usa da liberdade para, por exemplo, não vir à igreja ou para vir esporadicamente à Casa de Deus, mas usa da liberdade para colocar a Deus em primeiro lugar. O cristão não usa da sua liberdade para orar pouco e para desprezar a leitura da Bíblia, mas busca a comunhão com Deus com prazer, com alegria. Uma pessoa transformada por Deus usa da liberdade para deixar outros compromissos para trás com o intuito de agradar a Deus. Quem pensa que será salvo, mas deixa Deus de lado, não O coloca em primeiro lugar, está redondamente enganado. Essa pessoa não teme a Deus.

Lutero, no livro citado, diz: “Aquelas doutrinas fundadas na opinião falsa e distorcida de que mediante boas obras seremos salvos; já em si são más e dignas de condenação; e o são porque desconhecem a liberdade e escarnecem da graça de Deus, a qual só justifica e salva pela fé, coisa impossível para as obras; e pretendendo-o, estas doutrinas, atacam a obra e a honra da graça.” (p.38) É claro que a salvação é de graça e é recebida pela fé, mas uma vida transformada faz boas obras. Creio que Lutero diz isso em outras palavras (p.34).

Fazer boas obras ao próximo mostra quem você é. Ter uma vida devocional de participação alegre nas atividades da Igreja também mostra o valor que você dá às coisas de Deus. Faça uma reflexão sobre a sua vida. Se você não tem colocado a Deus em primeiro lugar, peça perdão a Ele. Peça perdão pela formalidade da sua fé. Peça que Ele entre em sua vida e a modifique. Mas assuma o compromisso de seguir ao Senhor e colocar O mesmo em primeiro lugar. Pague o preço de ser cristão! Não se engane com a formalidade da fé! Receba essa mensagem para a sua vida. Deixe que Jesus modifique o seu ser. Se quiser, ore: “Senhor Jesus, eu Te recebo como o meu Único Salvador. Eu te recebo como o meu Único Senhor. Me perdoe de todos os meus pecados. Eu quero uma vida transformada por Ti. Quero colocar a Ti em primeiro lugar. Derrama sobre mim o Seu Espírito Santo. Amém.” Que o Pai, o Filho e o Espírito Santo lhe abençoe. Amém.

Pastor Telmo Noé Emerich


Autor(a): Telmo Emmerich
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
Natureza do Texto: Artigo
ID: 8240

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br