Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis

Sínodo Sudeste



Avenida Ipiranga , 346 - Centro
CEP 25685-250 - Petrópolis /RJ - Brasil
Telefone(s): (24) 2242-1703 | (24) 9881-66386
petropolis@luteranos.com.br
ID: 365

Nosso Mundo tem Salvação

03/01/2003

Nosso Mundo tem Salvação

O novo ano que se inicia, vem repleto de propostas à reflexão. Isto mesmo, a começar pelo tema da IECLB, que sugere: “Nosso mundo tem salvação”; e o lema situado num livro visto como “apocalíptico”, Ap 21,4: “Deus enxugará dos olhos toda lágrima”.

Junta-se a isto o fato de que nós aqui no Brasil vamos presenciar um marco histórico da assim chamada “política de democratização”, isto é, uma nova estrutura política que não conhecemos, e que sugere novos rumos.

Outro contingente de temas para este novo ano: criminalidade eminente; materialismo e consumismo marcantes; globalização desenfreada; educação; e tantos mais que se pensarmos bem, não nos sobra tempo para mais nada a não ser “preocupações mil”.

Soluções? Toda a história da humanidade está repleta de exemplos à busca de soluções, pois esta situação humana não é novidade, não.

Nosso mundo tem salvação”.

Felizmente esta é uma afirmativa promissora que nos conduz a um alvo, a um horizonte verdadeiro, sem “ismos”, sem fantasia. Algo bastante consistente e real.
A 10 de novembro de 1998, a Assembléia Geral da ONU, proclamou 2001 a 2010 a década para a “Cultura de Paz, a não Violência para as Crianças do mundo”.

Me parece que aí está a solução da humanidade: Paz!

Disse Jody Williams (premio Nobel da Paz 97) “A Paz já não é uma expressão da vontade dos poderosos, mas uma expressão da vontade coletiva de viver em Paz. Todos juntos somos uma superpotência”.
A palavra de ordem para que se faça ser verdade este Tema da IECLB é “Paz”.

A paz está na humilde fraternidade que nos aproxima do amor divino, ao Deus da Paz.
Esta singela palavra, mas de tamanha eficácia, nasce lá onde o apóstolo Paulo expõe aos Coríntios, “um caminho sobremodo excelente” (1Co. 13, 1).

Este caminho tão simples e cativante é o mesmo que hoje precisamos trilhar, principalmente neste novo ano de tantas “novas responsabilidades”.

Disse o Apóstolo Paulo a seu tempo, e o diz para nós hoje: “O amor é o dom supremo”. Sim, outra palavrinha tão pequena e tão significativa que pode transpor montanhas. As montanhas das questões que amargam e dificultam a vida.

Encontrar Deus nesta realidade de vida é romper os grilhões da maldade, do pecado, e do velho homem, da samaritana pecadora; e olhar para frente e para o alto, na certeza de que Deus em sua misericórdia há de nos justificar mediante a fé que Nele depositamos. Retomando as palavras do apóstolo Paulo aos Coríntios (1Co 13,13) “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três: porém o maior deles é o amor”, ficam bem claros os caminhos para este “mundo que tem salvação”. O amor é a base de toda harmonia.

Não pense que o mundo é seu, mas pense no seu mundo com amor.

Cultivar o amor, negar a “velha criatura”, renascer na fraternidade e na Paz, cultivando inconteste nossa fé no Soberano Pai, poderemos com absoluta certeza, alimentar a esperança de novos e brilhantes dias e cultivar um Novo Ano de Paz e Amor.

A virtude em viver a vida que Deus nos confiou é saber administrá-la na certeza do amor divino e compartilhar este amor com todos que conosco a estão convivendo.

A todas e todos um Ano repleto de Paz, neste Mundo que é de Deus.

Walter Berner - Presbítero

 

--------------------------------------------------------------------------------

Tema da IECLB para 2003
Deus enxugará dos olhos toda lágrima

Para 2003 temos o seguinte tema: “Nosso Mundo tem Salvação” e como lema: “Deus enxugará dos olhos toda lágrima”. (Ap 21.4).

O trecho abaixo foi extraído de texto do Pastor Presidente Huberto Kirchheim. A íntegra você encontra no site da IECLB.

A formulação do Tema da IECLB 2003:
Este mundo, no novo século e novo milênio, está profundamente abalado, doente e ameaçado. Carece de justiça e paz, de amor e comunhão.
O tema da IECLB é uma adaptação do tema da Federação Luterana Mundial - For the healing of the world. Como não era possível traduzi-lo literalmente — “Para a cura do mundo” já seria um encurtamento do original, pois healing significa ‘cura’ no sentido amplo, ou seja, social, emocional, físico, espiritual, ambiental, enfim integral — pensou-se que o termo “salvação” refleteria melhor este sentido amplo e integral.

O trino Deus vem, vê, ouve, cura e salva
O lema bíblico de Ap 21.4 nos lembra do fato de que o sofrimento não passa despercebido diante do trino Deus. Ele o vê, ouve o clamor e percebe o gemido. Ele liberta, cura e salva no sentido mais amplo.

O tema e o lema, antes de mais nada, objetivam animar o desanimado, erguer o caído, consolar e dar esperança ao desesperado. Querem irmanar e integrar na grande família de Deus toda e qualquer pessoa e comunidade isolada e esquecida, colocando-a a caminho.

Estão disponíveis os seguintes materiais para divulgar e ilustrar o tema e lema de 2003:


Cartaz;
Outdoor;
Calendário de bolso;
Adesivo e,
um caderno de estudos que será elaborado em mutirão.
 


Autor(a): Walter Berner
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20982

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br