Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis

Sínodo Sudeste



Avenida Ipiranga , 346 - Centro
CEP 25685-250 - Petrópolis /RJ - Brasil
Telefone(s): (24) 2242-1703 | (24) 9881-66386
petropolis@luteranos.com.br
ID: 365

O caminho entre muitos descaminhos

16/06/2006

O caminho entre muitos descaminhos *

Uma das grandes artimanhas diabólicas é nos desviar do nosso foco principal. Interessante que o texto bíblico de Marcos 8.33 nos descreve a reação de Jesus diante da palavra de Pedro que estava repreendendo-O, pois O mesmo havia dito que iria ser morto. Jesus diz a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”( NVI*). A grande bênção de Deus para o ser humano é a bênção da renúncia. Jesus incorpora isso de uma forma maravilhosa. Vejam, Ele quando renuncia a tudo e vem a morrer, até parece que perdeu. Mas ao ressuscitar, Ele mostrou que é o Grande Vencedor. E por ter sido fiel ao Pai em tudo, o apóstolo Paulo escreve: “E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” (*NVI, Filipenses 2.8-11).

A renúncia em favor do evangelho não é uma renúncia vã. A grande bênção do cristão é a renúncia a tudo para seguir ao Senhor. Parece estranho quando eu digo isso, afinal, que bênção é essa? O que eu ganho quando eu renuncio tudo para seguir a Cristo? Eu não perco? Aí é que está o sentido do Evangelho. Você não perde ao renunciar tudo, mas você ganha. Jesus mesmo diz: “Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará” (NVI*, Marcos 8.35).

Eu ganho a vida quando eu renuncio e passo a seguir a Jesus. Por que? Porque a minha vida ganha sentido. Antes eu fazia como Pedro, pensava somente nas coisas terrestres, mas agora eu penso em coisas mais sublimes e mais elevadas. Com isso, a minha vida ganha em qualidade. Porque as coisas materiais são passageiras, mas não as celestiais. A minha vida como que transcende o tempo e o espaço a partir do momento que eu renuncio a tudo para seguir a Jesus. O meu alvo não é mais adquirir coisas para ficar rico. O meu alvo é seguir a Cristo. As coisas materiais que eu adquiro são passageiras, mas não as espirituais. Vamos dar um exemplo: Se eu compro uma casa, que é importante, e deve-se trabalhar também por isso, eu estou adquirindo algo passageiro. Um dia ela vai se desfazer. Mas se o Espírito Santo, através de mim ganha alguém para Cristo, então aconteceu algo que transcende essa vida aqui, pois eu vou encontrar essa pessoa na eternidade. E essa pessoa pode ser o meu filho e minha filha. As pessoas que eu mais amo podem estar na eternidade comigo. Por isso, o nosso alvo, mesmo na vida familiar, não é pensar tanto no que eu vou dar em termos materiais para os meus filhos, mas se eles vão estar na eternidade comigo. Esse alvo é muito mais importante. As coisas espirituais têm valor muito mais elevado.

Além disso, a minha vida ganha sentido ao seguir a Jesus. O sentido deixa de ser meramente materialista. Ela ganha um sentido eterno. E, para nós que ainda nos preocupamos com coisas materiais, vale e sempre valerá a palavra de Jesus: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (NVI*, Mateus 6.33). Pense sobre isso e tome a firme resolução de renunciar em favor de Jesus você será o grande vencedor! Amém.

 

--------------------------------------------------------------------------------

** Bíblia Nova Versão Internacional, Ed. Vida
* Publicado no Jornal Tribuna de Petrópolis.

  


Autor(a): Telmo Noé Emerich
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
Natureza do Texto: Artigo
ID: 21005

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br