Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis

Sínodo Sudeste



Avenida Ipiranga , 346 - Centro
CEP 25685-250 - Petrópolis /RJ - Brasil
Telefone(s): (24) 2242-1703 | (24) 9881-66386
petropolis@luteranos.com.br
ID: 365

Quarta reflexão - Arte sacra no contexto cristão

A arte sacra na expressão corporal

08/06/2007

Não esgotaremos aqui as questões anteriormente abordadas. Isto seria de se lamentar e perder no conjunto as belas contribuições que vão se acumulando.

(Gn 1, 26-28) Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos e todos os animais selvagens e todos os répteis que se arrastam sobre a terra. Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e fêmea ele os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei e subjugai a terra! Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre tudo que vive e se move sobre a terra.

O corpo humano é em síntese o santuário do Espírito Santo, portanto morada de Deus, e somos responsáveis por este corpo para que ele esteja pronto para a glória de Deus. E neste sentido, a expressão corporal se faz através de corpo são. Como diz a máxima olímpica? mente sã em corpo são.

(1Co 6,20) Glorificai, pois, a Deus em vosso corpo.
Não só esta máxima mostra a importância da sanidade corporal, mas aos que desejam ler sobre diferentes funções do corpo, recomendo uma vista de olhos no livro Corpo, Território do Sagrado de Evaristo E. Miranda, Edit.Loyola. Um verdadeiro giro pelos campos do corpo enquanto visão do Sagrado.

Entendo que a exemplo de muitas pessoas que integram os episódios da bíblia, a expressão corporal em suas diversas possibilidades é mais um meio de louvor ao Trino Deus, quer seja na postura arrogante ou humilde (Lc 18, 9-14 o fariseu e o publicano); quer seja em silêncio e mãos unidas para a oração, quer seja de braços abertos em louvor, adoração ou petição.

(Lc 11,35) Cuida, pois, que a luz que está em ti não seja escuridão. Porque, se todo o corpo estiver iluminado e não houver parte escura, todo ele brilhará como uma lâmpada, quando te ilumina de vivo esplendor.

Prostrar-se, ajoelhar-se, abraçar um irmão durante um Culto, bater palmas, expressar alegria (principalmente na Comunhão da Ceia do Senhor!), são entre tantas outras manifestações um gesto de estar de bem com a vida, estar de bem e coerente com Deus.
E como é bom quando uma pessoa triste ou depressiva recebe o gesto caloroso de um abraço amigo...Não é? Lembram dos médicos da alegria na reflexão anterior?

Assim também no teatro (a dramaticidade), na formação de um Coral, na impostação quando da prédica, nas apresentações (ingênuas) das crianças durante a Liturgia, enfim, não vejo limites da expressão corporal quer inserido no Culto ou em outros momentos, desde que, a exemplo das colocações anteriores que diferenciam a arte sacra da arte religiosa, também aqui toda atitude seja para honra e glória de Deus. Esta é a essência!

Expressão através do Teatro

Esta é a maneira mais antiga de que o ser humano faz uso para representar e contar estórias e histórias, parábolas e contos, que enriquecem a mensagem quer profana ou bíblica. Evangelísticamente sem dúvida é um recurso pedagógico sem precedentes para o ensino. Não que Jesus tenha usado deste recurso para sua pedagogia, mas deixou para a humanidade um grande número de parábolas e exemplos que abrilhantam quaisquer simpatizantes de roteiros teatrais. Mormente se esta releitura se faz em favor da missão evangelizadora.

A dança litúrgica.

Infelizmente muitos vêm nesta expressão corporal uma heresia, ou uma maneira de ritualizar o Sagrado. Há também quem vê neste gesto a profanação de espaços sagrados.
O que entender da imensa alegria de Davi, ao conduzir a Arca para Jerusalém?

Vejamos a tradução da Edit. Vozes, em sua Bíblia em CD. Com grifo nosso (SBB - RA):
(2 Sm 6, 14) Davi dançava e saracoteava com todo o entusiasmo na presença do Senhor , cingido apenas com um efod [estola sacerdotal] de linho. Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca do Senhor entre gritos de júbilo e ao clangor de trombetas.

Ou ainda o que nos diz Jeremias no Lamento transformado em júbilo (Jr 31, 1-14) em destaque para os versos 7b proclamai, cantai louvores... e 13a Então a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos.

Sim, nada há que nos desvie da reflexão sobre a expressão corporal, quer através do teatro ou da dança litúrgica, conquanto nada que fere o corpo santuário é doloso.
Os Salmos também remetem a esta manifestação litúrgica. Só para lembrar:

(Sl 150) Sinfonia universal Aleluia! Louvai a Deus em seu santuário, louvai-o no seu majestoso firmamento! Louvai-o por seus grandes feitos, louvai-o por sua imensa grandeza! Louvai-o ao som de trombeta, louvai-o com harpa e cítara! Louvai-o com pandeiro e dança, louvai-o com instrumentos de corda e flautas! Louvai-o com címbalos sonoros, louvai-o com címbalos vibrantes! Tudo que respira louve o Senhor! Aleluia!

Pensamentos profundos: (fonte: Danças Circulares Sagradas / Ramos, Renata / Triom)

Bill T.Jones: Não movemos apenas corpos no espaço. Mas idéias e energia de nosso espaço interior, e imaginar isto é muito libertador, muito estimulante.

Nikos Kazantzáquis: A dança mata o eu; e quando o eu está morto não há mais nenhum obstáculo para que se concretize a união com Deus.

Monge Beneditino Marcos Moraes: não há distinção entre Dança Sagrada e dança Profana. Onde o homem dança, a dança é sagrada, pois a criatura é sagrada e a Dança Ritual traz uma carga arquetípica da tradição religiosa, que religa o homem à sua fonte criadora. Este é o conceito de religião - Re-ligare - ligar a pessoa a ela mesma e ao Divino.

Não pretendo aqui projetar ou conjecturar qualquer sentido de filosofia conceitual ou proposta filosófico-religiosa. Que também fique claro que não se trata de valorizar as expressões corporais exibicionistas, ou de transe.

Tão somente motivar ao louvor a Deus através daqueles meios que Ele, e tão somente Ele nos conferiu.

Como disse, cada reflexão não pretende ser um fim em si, mas antes uma abertura a uma reflexão mais ampla que juntos poderemos trabalhar para de certa forma resgatar os valores da comunicação em favor do entendimento simplificado da mensagem de Deus e para Seu louvor e Glória.

Em mensagem eletrônica o Pastor Leonhard Creutzberg (Joinville/ SC) nos motiva:

O artigo no anexo de Winfried Wendland de 1953 não traz novidades. Gostei porque com poucas palavras apresenta o essencial: arte como auxílio na pregação da Palavra de Deus. Fica aberta a pergunta: Como conseguir que nossas comunidades sejam reanimadas a ter este ponto de vista?

Na íntegra o artigo que P. Leonhard garimpou:

Sobre Quadros e Obras de Arte
Winfried Wendland, em Die Kunst der Kirche, Berlin, 1953, páginas 41/42.

Nos tempos áureos da nossa cultura cristã teria sido impossível discutir sobre a questão de quadros e de obras de arte no ambiente das igrejas. Faziam parte da arquitetura e criação decorativa com tanta naturalidade que ninguém desistiria deles. Além disso eram necessários como Bíblia páuperi para os analfabetas. E não por último todas aquelas figuras de Santos e as obras de arte deveriam simbolizar a Jerusalém celestial, como era o objetivo da Igreja medieval.

Só uma vez se protestou com severidade contra isso. Foi quando os iconoclastas assaltaram catedrais e templos, retiraram e destruíram muitos bens artísticos. Também os reformadores suíços esvaziaram os templos de quadros, pensando que fossem somente expressão de crença católica romana. Os luteranos, porém, baseado no livro de Lutero Contra os Iconoclastas, continuaram a cultura artística.

Somente no século XIX iniciou em nossas comunidades uma lamentável indiferença a respeito das artes plásticas. O racionalismo se intrometeu profundamente na nossa vida eclesiástica e destruiu em larga escala o interesse para realizações artísticas. Ainda no século XX nossas Comunidades pouco se animaram a levar obras de artes plásticas para dentro dos recintos dos templos. Às vezes, aqui ou ali, se colocaram obras de vitrais, porém isto foi feito muitas vezes contra a vontade da Comunidade eclesial. Contentaram-se em pintar algumas palavras bíblicas nas paredes. Quadros e esculturas custam dinheiro, e dinheiro é muito raro. Porém, a decisão nunca deve depender da situação econômica, mas, sim, da concordância com a arte. Esta concordância deve ser reanimada novamente em nossas Comunidades.

Quando os iconoclastas causaram estragos ao redor de Wittenberg na terra da Saxônia, Lutero escreveu sua famosa obra Contra os profetas celestiais, sobre pinturas e Sacramento. Nela se encontra o perfil claro da posição do Reformados em relação a arte. Na arte eclesiástica ele não vê um reflexo de superstição ou de crenças pagãs, mas na imagem ele enxerga o símbolo. Além disso ele reconhece que grandes vantagens as artes oferecem para o anúncio da Palavra de Deus e para o louvor e a gratidão a Deus. Isto, também para nós hoje em dia, é a razão para as obras de arte nas igrejas.

Por este motivo nós nem podemos renunciar a obras de arte, pois elas, tão bem como a arquitetura sacra fazem parte da proclamação da Palavra. Igualmente não podemos condenar a música como se fosse um elemento nocivo. Ambas ocupam um lugar legítimo nos cultos. Ou será que para as pessoas atuais é necessário que se chame primeiro o auxílio da ciência da psicologia, a qual fez re-descobertas admiráveis? Um sermão sem o auxílio de ilustrações, pela maioria é pouco aproveitado*). Uma pintura se fixa na memória de metade dos consultados. Um sermão ilustrado por uma pintura é guardado por 75% dos consultados. Portanto, não podemos ser tão cegos de dispensar a colaboração dos artistas na proclamação do Evangelho.

(Por que motivo Jesus ilustrou seus sermões com tantas parábolas bonitas?)
Para refletir (e orar) Cântico de Daniel:
(Dn 3, 52-90) Cântico dos três jovens
Bendito sejas tu, Senhor Deus dos nossos pais,louvado sejas e bem exaltado para sempre! Bendito seja teu nome glorioso e santo,seja ele louvado e bem exaltado para sempre! Bendito sejas no teu templo santo e glorioso,sejas louvado e bem glorificado para sempre! Bendito sejas tu que sondas as profundezas e estás assentado acima dos querubin ,louvado sejas e bem exaltado para sempre!Bendito sejas no teu trono real ,louvado e bem exaltado para sempre!Bendito sejas no firmamento celeste,louvado e glorificado para sempre! Louvai o Senhor, todas as obras do Senhor, celebrai-o e enaltecei-o muito e para sempre!Louvai, ó céus, o Senhor,celebrai-o e enaltecei-o muito e para sempre! Louvai o Senhor, anjos do Senhor,celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! Louvai o Senhor, todas as águas acima do céu, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! Louve toda força ao Senhor,celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! Louvai o Senhor, sol e lua, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! Louvai o Senhor, astros do céu, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! Louvai o Senhor, toda chuva e orvalho,celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre!

Louvai o Senhor, todos os ventos, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre!
Louvai o Senhor, fogo e calor, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre!
Louvai o Senhor, inverno e verão, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre!
Louvai o Senhor, gotas de orvalho e flocos de neve, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre!Louvai o Senhor, noites e dias, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! Louvai o Senhor, luz e trevas, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre!Louvai o Senhor, gelo e frio,celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre!

Louvai o Senhor, geadas e neves, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre!
Louvai o Senhor, raios e nuvens, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre!
Louve a terra o Senhor, celebre-o, exalte-o muito e para sempre! Louvai o Senhor, montes e colinas, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! Louvai o Senhor, todas as plantas da terra, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! Louvai o Senhor, mares e rios,celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! Louvai o Senhor, fontes (e nascentes), celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! Louvai o Senhor, baleias e tudo o que se move nas águas,celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! Louvai o Senhor, todas as aves do céu, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! Louvai o Senhor, todos os animais selvagens e mansos, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! Louvai o Senhor, filhos dos homens, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre!Louvai o Senhor, israelitas, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre!

Louvai, vós sacerdotes, o Senhor, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre!
Louvai, vós servos, o Senhor, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! Louvai o Senhor, espíritos e almas de justos, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre!Louvai o Senhor, santos e humildes de coração, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! Louvai o Senhor, Ananias, Azarias e Misael, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! Pois arrancou-nos dos infernos, e da mão da morte nos salvou, libertou-nos do meio da fornalha das chamas ardentes,do meio do fogo nos libertou. Rendei graças ao Senhor, pois ele é bom, pois sua misericórdia dura para sempre! Vós todos piedosos, louvai o Senhor Deus dos deuses, celebrai-o e rendei-lhe graças,pois sua misericórdia dura para sempre!


- Introdução ao tema

- Início da reflexão

- Segunda reflexão

- Terceira reflexão - Música

- Quarta reflexão - Arte sacra na expressão corporal

- Quinta reflexão - Um exemplo de mensagem através da arte

- Sexta reflexão - A Arte a serviço de quem ou de que?

- Sétima reflexão - Profano ou santo?

- Oitava reflexão - Música, história e adoração

- Nona reflexão - A Ceia do Senhor (Prédica)


Autor(a): Walter L. Berner
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
Natureza do Texto: Artigo
ID: 6739

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br