Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis

Sínodo Sudeste



Avenida Ipiranga , 346 - Centro
CEP 25685-250 - Petrópolis /RJ - Brasil
Telefone(s): (24) 2242-1703 | (24) 9881-66386
petropolis@luteranos.com.br
ID: 365

Ressurreição e Salvação

27/06/2008

POR QUE CREIO NA RESSURREIÇÃO E NA SALVAÇÃO POR GRAÇA E FÉ?


1 – Algumas pessoas acreditam que podem voltar a ter uma nova vida aqui após a morte. Outros acreditam em nova chance de salvação após a morte. Por que eu não acredito nisso, mas sim na ressurreição? Porque Em Hebreus 9.27 está escrito: “E, assim, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,”. Nós morremos uma vez apenas e depois vem o juízo, o julgamento.

2 – A Bíblia fala em ressurreição no último dia, dia da vinda do Senhor: “Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.”

(1Tessalonicenses 5.14-17) Os mortos estão aguardando a ressurreição. O apóstolo Paulo fala em “dormir”. Na minha compreensão, a Bíblia nos orienta para deixarmos os mortos no lugar de descanso. Em Deuteronômio 18.10-11 está escrito: “Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos.”

3 – Jesus fala: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.”

(João 5.24-29) Nós confessamos no Credo Apostólico que Jesus virá para julgar os vivos e os mortos.

4 – A salvação não é baseada em obras, pois Jesus mesmo falou no texto acima: ...quem ouve a minha palavra e crê... E o apóstolo Paulo diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2.8-9) Portanto, a salvação é um presente de Deus que nós recebemos pela fé. Não é algo que nós podemos conseguir com os nossos esforços. Isso não quer dizer que não devemos fazer boas obras, pois, fazer as mesmas é um dever cristão. O próprio Apóstolo Paulo continua dizendo: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2.10) O cristão pratica boas obras não para ser salvo, mas porque foi transformado por Deus ao receber Jesus como Senhor e Salvador. E, procurando cada vez mais contato com Jesus, se torna semelhante a Ele, praticando boas obras. Se as obras pudessem nos salvar, o sacrifício de Cristo teria sido em vão.A Teologia da Cruz seria totalmente sem sentido e inútil. Para que iria morrer se as minhas obras podem comprar um lugar no céu? Na verdade, elas não podem, por isso Jesus doou a Sua vida, morrendo em nosso lugar.

5 – Se você ainda não o fez, entregue hoje mesmo a sua vida ao Senhor Jesus. Só Ele pode salvar as pessoas. Ele é o Salvador. (Faça) Recomendo a seguinte oração: “Senhor Jesus, eu me arrependo de todos os meus pecados. Entra agora mesmo no meu coração. Limpa-o completamente. Livra-me de todo o mal. Preenche cada parte do meu ser e derrama sobre mim o Espírito Santo. Eu não quero andar mais sem a Tua presença na minha vida. Eu te recebo como meu Único Senhor e Salvador, e a única razão na esperança pela vida eterna. Amém.”

Pastor Telmo Noé Emerich

*Obrigado ao presbítero Walter Berner pelo auxílio no complemento, destaque e correção do texto.

* Os textos bíblicos advêm da versão de João Ferreira de Almeida. Soc. Bíblica do Brasil. Revista e Atualizada. 2a Ed. São Paulo.1993.


Autor(a): Telmo Emerich
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8239

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br