Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis

Sínodo Sudeste



Avenida Ipiranga , 346 - Centro
CEP 25685-250 - Petrópolis /RJ - Brasil
Telefone(s): (24) 2242-1703 | (24) 9881-66386
petropolis@luteranos.com.br
ID: 365

Ser bênção - Um privilégio que Deus concede aos seus

06/02/2004

 

“Há pessoas estrelas e pessoas cometas. Os cometas passam, apenas são lembrados pelas datas em que passam e retornam. Os cometas desaparecem. Há muita gente cometa! Passa pela vida da gente apenas por uns instantes. Gente que não se prende a ninguém e que a ninguém se prende. Gente sem presença. Assim são as pessoas que vivem numa mesma família e passam um pelo outro sem serem presentes. Importante é ser estrela permanecer, estar presente, marcar presença. Estar junto, ser Luz... ser calor... ser vida. Amigo é estrela. Podem passar anos, podem surgir distâncias, mas fica a marca no coração. Coração que não quer enamorar-se de cometas, que apenas atraem olhares passageiros. E muitos são cometas. Passam, a gente bate palmas e desaparecem. Ser cometa não é ser amigo. É ser companheiro por instantes. É explorar o sentimento humano. A solidão de muitas pessoas é a conseqüência de não poderem contar com alguém. A solidão é o resultado de uma vida cometa! Ninguém fica. Todos passam. E a gente passa pelos outros... Há a necessidade de se criar um mundo de estrelas. Todos os dias sentir sua luz e calor. Assim são os amigos estrelas da vida da gente. Pode-se contar com eles. Eles são presença. São coragem nos momentos difíceis. São luz nos momentos escuros. São segurança nos momentos de desânimo. Ser estrela nesse mundo passageiro, neste mundo de pessoas cometa é um desafio, mas é acima de tudo, uma recompensa.”

Gosto muito desse poema que nos fala do tipo de gente que nós somos. E esse texto me lembra uma palavra que Deus disse a Abraão quando o chamou. Ele está em Gênesis 12.3, onde o Senhor lhe diz: “Sê tu uma bênção.” Quando eu me despedi da comunidade de Tubarão, SC, onde trabalhei, recebi um quadro bordado com esses dizeres: Sê tu uma bênção. Eu tenho procurado ser uma bênção aonde eu ando. Tenho procurado ser um amigo estrela, que ajuda os outros a encontrarem o caminho que dá a verdadeira paz: Jesus!

Mas quando eu olho para o mundo religioso à nossa volta, especialmente o mundo evangélico, tenho notado que há um crescimento muito grande de novos adeptos não porque a pregação os chama para ser bênção, mas para receber bênção.

Hoje em dia textos que falam sobre as bênçãos de Deus são muito divulgados. As pessoas buscam constantemente a bênção de Deus nas mais variadas igrejas que têm surgido.

Receber bênçãos de Deus é muito bom. Quem não gosta? Contudo, há algo que a meu ver é extremamente gratificante, mas que muitas pessoas não têm buscado, que é ser uma bênção.

Talvez por ter um preço a ser pago é que as pessoas não almejam ser uma bênção. O preço pago por Abraão foi sair da sua terra, da sua parentela, da casa do seu pai e ir para uma outra terra. Certamente, esse foi um preço bem alto. Mas Abraão obedeceu a Deus e se tornou uma bênção.
 

Abraão teve de abandonar pessoas e coisas que eram importantes para ele. Noto que algumas pessoas hoje até almejam ser uma bênção, mas a maioria não quer pagar o preço de deixar o pecado de lado. Há pessoas presas ao egoísmo; outras à infidelidade; outras à ganância; outras ao individualismo; outras ao sucesso; etc. E por estarem presas e não terem coragem para romper as correntes que as prendem, deixam de ser bênção.

Abraão, no final da vida, ao olhar para trás, certamente pensou: ‘Que bom ter obedecido a voz do Senhor e ter deixado para trás tudo que me impedia de ser bênção.’

Faça como Abraão! Deixe para trás uma vida de pecados. Busque comunhão com Deus e seja uma bênção nesse mundo. Seja um amigo, um irmão-estrela. Amém.

P. Telmo Noé Emerich


Autor(a): Telmo Noé Emerich
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8118

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br