Plano de Ação Missionário da IECLB - PAMI



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IECLB lança a nova fase do PAMI com fundo de missão

13/12/2007

Em 2008, a IECLB vai se apaixonar por Missão. Com a chamada Missão de Deus, nossa paixão, a Presidência está divulgando o texto-base da nova etapa do Plano de Ação Missionária 2008-2012 (PAMI). Esse foi apreciado pelo Conselho da Igreja na reunião de novembro deste ano, que decidiu remetê-lo aos sínodos para colher eventuais sugestões de revisão que poderão ser encaminhadas até o dia 15 de fevereiro de 2008, para o email presidência@ieclb.org.br. Ao mesmo tempo, o Conselho da Igreja aprovou a campanha vinculada ao Fundo de Missão, um dos programas do PAMI, que terá o mesmo slogan – Missão de Deus, nossa paixão. O lançamento da campanha está previsto para o dia 11 de maio de 2008, domingo de Pentecostes, e o encerramento deverá acontecer no final de setembro.

O que é afinal, o Fundo de Missão? “Projetos de Missão na IECLB, em boa medida, foram historicamente financiados com recursos do exterior. Atualmente há uma diminuição crescente desses recursos de fora. O orçamento ordinário da IECLB, por sua vez, no estágio atual, não tem condições de assumir a demanda com projetos de missão. Há, portanto, a necessidade de se ampliar, a partir de recursos da própria IECLB, a capacidade de financiamento destes projetos”, revelou a diácona Ingrit Vogt, coordenadora de Projetos.

O XXV Concílio da Igreja (Panambi/RS, 2006) aprovou a criação de uma campanha para o Fundo de Missão na IECLB. O grupo-tarefa responsável pelo planejamento da nova etapa do PAMI, com o apoio do grupo assessor de Missão, apresentou uma proposta de implementação da campanha em 2008. Essa proposta foi dada ao conhecimento do Conselho da Igreja em julho deste ano. Em setembro, a presidência reunida com os pastores sinodais dialogou sobre a execução da campanha. No diálogo, houve um amplo consenso sobre a importância dessa iniciativa. Na mesma, se ratificou que o lançamento da Campanha para o Fundo de Missão acontecerá no domingo de Pentecostes em 2008.

“A missão é a razão de ser da Igreja”, confirmou o pastor 1° vice-presidente, Homero Severo Pinto, que está à frente do grupo-tarefa do PAMI. “A IECLB definiu missão como prioridade para os próximos anos. O Fundo de Missão será, sem dúvida, um grande propulsor de ações missionárias da nossa igreja em âmbito nacional”, disse.

A idéia não está relacionada apenas à questão financeira, mas também à mobilização de todos os grupos, movimentos e instâncias da IECLB para o envolvimento com o tema. “Pensamos nela como uma ótima oportunidade de reforçar ainda mais a questão da unidade da igreja e desenvolver a consciência missionária dos membros da IECLB. Para isso, será preciso incluir o item missão nos orçamentos das paróquias e comunidades”, lembrou o pastor Homero. “Vamos estar construindo algo a médio e longo prazo, que deve ser pensado e planejado nestes termos - médio e longo prazo.”

A campanha para o Fundo de Missão também vai estar em sintonia com a já tradicional campanha do Tema do Ano. “São duas coisas diferentes e complementares, a campanha do Tema e Lema do Ano e a campanha do Fundo de Missão. Também estamos tendo todo o cuidado para considerar as iniciativas que os sínodos desenvolvem nessa área – evitando duplicidades”, confirmou o pastor 1° vice-presidente.

Tire suas dúvidas:

1. A campanha do Fundo de Missão substitui a campanha do Tema e Lema do ano?

Não. São duas iniciativas diferentes, ainda que complementares. A campanha do Tema e Lema de 2008 já está chegando nas comunidades e paróquias e será lançada no dia 2 março. O tema permanece o mesmo – No poder do Espírito, proclamamos a reconciliação – e o lema tem o seu texto tirado de Zacarias 8, versículos 4 e 5: “Velhinhos e velhinhas sentarão nas praças de Jerusalém e as praças ficarão cheias de meninos e meninas brincando.”

2. O que é então a campanha do Fundo de Missão?

A campanha do Fundo de Missão é um dos programas ligados ao novo Plano de Ação Missionária (PAMI) 2008-2012. A idéia está relacionada à captação de recursos, mas não só – também será uma oportunidade de reforçar ainda mais a unidade da igreja e desenvolver a consciência missionária dos membros da IECLB.

3. A campanha do Fundo de Missão terá os mesmos materiais de Comunicação como a campanha do Tema e Lema do ano?

Não, os materiais serão diferentes e incluem a proposta da elaboração de um cofrinho (ou confecção de envelopes) por parte de todos os grupos das comunidades. Os materiais de divulgação serão disponibilizados em março de 2008. Os valores arrecadados serão gerenciados pela IECLB e destinados a apoiar projetos específicos de missão. Esses projetos serão identificados e divulgados previamente. No final de cada ano, a IECLB prestará contas dos recursos investidos.

4. Como os sínodos vão ser envolvidos na campanha do Fundo de Missão?

A campanha prevê três etapas, nas quais a participação dos sínodos é de fundamental importância: a) preparação, motivação e divulgação (março e abril); b) execução (11 de maio a 30 de setembro); c) avaliação (outubro e novembro). Cada sínodo terá uma meta de arrecadação e, portanto, deverá definir as estratégias a serem adotadas para alcançá-la. A metade dos recursos arrecadados, descontando-se os investimentos feitos na campanha, será partilhado entre os sínodos, para projetos de missão no seu respectivo âmbito de atuação.

5. Como as comunidades e paróquias podem se envolver na campanha do Fundo de Missão?

A campanha efetivamente acontecerá no âmbito das comunidades e paróquias. É importante que ela seja incluída no calendário de eventos, e que as lideranças ajudem a mobilizar os diferentes grupos da comunidade a se engajarem na sua organização e divulgação. Para auxiliar nesse processo de preparação e de organização da campanha, as comunidades e diferentes setores de trabalho da Igreja estarão recebendo os materiais de divulgação a partir de março de 2008.

 


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