Plano de Ação Missionário da IECLB - PAMI



Telefone(s): (51) 3284-5400
ID: 3058

O desafio da IECLB na área missionária da Região Carbonífera Gaúcha

05/08/2008

Templo de General Câmara/RS
Profissão de Fé em Butiá/RS
Grupo de estudo bíblico São Jerônimo/RS
1 | 1
Ampliar

Quando se fala em missão, normalmente se pensa em um local distante onde ainda não foi pregado o Evangelho. Porém, se olharmos ao nosso redor, veremos que há um campo missionário bem perto de cada um de nós.

A Área Missionária da Região Carbonífera no estado do Rio Grande do Sul abrange as pequenas comunidades em crescimento de General Câmara, São Jerônimo e Butiá. Estas comunidades estão inseridas num contexto de sincretismo religioso e com muita resistência ao Evangelho.

As três comunidades têm características diferentes. General Câmara (8 mil e 500 habitantes) é uma cidade bem pequena, com grande número de aposentados do exército e com pouca oferta de emprego, o que faz com que muitas pessoas estudem e trabalhem fora. São poucos os jovens que permanecem na cidade.

São Jerônimo (19 mil habitantes) já oferece mais possibilidades. Em Butiá (20 mil habitantes) há muitas pessoas vivendo em estado de pobreza. Falta emprego e as poucas fontes, como a mineração de carvão e o cultivo de mata de reflorestamento, estão diminuindo o número de vagas. Somando, nas três comunidades temos pouco mais de 50 famílias membros, e a participação é ainda menor.

A Missão da Igreja tem muita relevância neste local e pessoas têm sido alcançadas pelo Evangelho de Jesus Cristo, conforme podemos ver no testemunho de membros.

“Pertencemos à Igreja Evangélica de Confissão Luterana de São Jerônimo desde maio de 2007, onde fomos muito bem acolhidos pelo missionário e por toda a Comunidade. Estamos nos sentindo perfeitamente integrados, tanto que, na última eleição para renovação da diretoria, já nos dispusemos a servir como membros do Presbitério. Também estamos lutando pelo crescimento desta Igreja, junto com todos, para continuarmos louvando nosso Deus” (João Alberto e Uiara).

Também investimos no curso básico da fé, que é um curso aberto que proporciona a participação de pessoas que não possuem vinculo com a Igreja Luterana. “Há muito tempo não me sentia tão bem em um lugar! Ao participar do curso, aprendi mais sobre Deus, conheci um pouco da IECLB e encontrei amigos de verdade”, diz Sandra Regina, participante do primeiro curso básico da fé e colaboradora na segunda edição.

Nas comunidades acontecem cultos, curso básico da fé, grupos de estudo bíblico, Projeto Legal – que atende crianças necessitadas –, visitação aos membros, reuniões de Presbitério, ensino confirmatório, grupo de jovens, culto infantil, grupo de mulheres. Em 2007 e 2008, foi realizado um projeto evangelístico na cidade de Butiá, que deu impulso aos trabalhos da comunidade.

A manutenção do trabalho na área missionária, com a graça de Deus, tem sido possível pelo empenho de um pequeno número de membros e dos auxílios que recebemos de pessoas, comunidades, entidades e do Sínodo Rio dos Sinos.

Sonhamos com novos projetos que implantem comunidades luteranas em cidades ao redor, como Charqueadas, Arroio dos Ratos, Triunfo e Minas do Leão. Você também pode participar dessa missão através da Campanha VAI VEM.

(Texto elaborado por Missionário Irio Osterberg e esposa Ivone Osterberg)


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus nos conhece completamente.
2Coríntios 5.11
REDE DE RECURSOS
+
As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br