Paróquia Schroeder

Sínodo Norte Catarinense



Rua Marechal Castelo Branco , 3339
CEP 89275-000 - Schroeder /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3374-1143 | (47) 9880-10009
ieclb.psch@netuno.com.br
ID: 220

Devocional de Páscoa

Não foi em vão

12/04/2020

Não foi em vão!

 

Você já se decepcionou com algo que tenha feito, mas que depois percebeu que foi em vão? Talvez até tenha empenhado bastante tempo, dedicação e esforço, mas no fim acabou percebendo que tudo aquilo de nada adiantou, de nada valeu. Penso por exemplo, na frustração de um agricultor que plantou o seu campo, mas não colheu porque a semente não germinou, ou porque por intempéries do tempo a plantação foi destruída. Penso também na decepção de um estudante que se preparou intensamente para o vestibular e não foi aprovado. Penso igualmente na dor de uma mãe que educa, ensina e aconselha o seu filho para andar por bons caminhos, mas este não lhe dá ouvidos e torna-se um delinquente.
Ninguém de nós, por mais cauteloso e precavido que seja está isento de sofrer a decepção e o desapontamento de ter feito algo à toa, de ter trabalhado ou falado em vão. Provavelmente todos já devemos ter experimentado esse sentimento, alguns com mais, outros com menos intensidade.
Mas, você já pensou se a nossa fé fosse em vão? Se não houvesse razão ou motivo para crer, e pensar que tudo aquilo que críamos, tudo aquilo em que depositávamos a nossa esperança não passasse de uma ilusão? Como ficaríamos nós? Perderíamos totalmente a esperança e nem mesmo a nossa própria vida faria algum sentido. Pois o apóstolo Paulo escreve que seria exatamente assim caso Cristo não houvesse ressuscitado: “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé;” (1 Co.15.14). Ou seja, sem a ressurreição de Cristo, tudo não passaria de uma grande bobagem, de uma imensa perda de tempo. A nossa fé então seria no máximo algum tipo de positivismo e a Bíblia seria um mero livro de autoajuda, sem qualquer perspectiva para além do aqui e agora.
Mas graças a Deus não é assim! Pois Cristo, que veio ao mundo, viveu em humildade, anunciou o Reino de Deus e operou muitos milagres e prodígios, foi traído, preso, condenado e morto por fim ressuscitou. A vinda, a vida e a morte de Jesus Cristo não foram em vão, pois com a sua ressurreição ele garante também a nossa ressurreição.
Que tremenda e grandiosa é então a mensagem da Páscoa! É por ela que toda a fé cristã passa a ter sentido. É nesta mensagem de vida que a Páscoa nos traz que vemos o quanto a vida é preciosa e valiosa. Vida que foi garantida por Cristo que pagou o preço da morte. Para nos garantir a vida, Jesus passou pela sepultura. Quando tudo parecia perdido, quando todos respiravam os ares da decepção, Jesus irrompe da morte, reascendendo a esperança. Assim como brota a esperança do agricultor que mesmo com um ano difícil não desiste, e no próximo ano novamente semeia o seu campo. Esperança que leva o estudante a tentar um novo vestibular, o qual sendo então aprovado, experimenta um gosto de vitória ainda maior. Esperança que permanece viva na mãe que não desiste de seu filho e se alegra quando um dia ele volta arrependido e toma um rumo certo em sua vida.
Sim, Jesus desceu a sepultura, mas lá não permaneceu. Ali ficaram apenas os nossos pecados – aniquilados. A mensagem de Páscoa é portanto impossível de ser calada. Ela alcança as pessoas e as transforma. Transforma o pranto em riso, a dúvida em certeza, o impossível em possível. Transformou até o significado de dois símbolos de morte (a cruz e a sepultura) em sinais de ressurreição e vida.
Viva esta mensagem. Alegre-se pela ressurreição de Jesus. Fale às pessoas do grande amor de Deus e do seu poder sobre a morte Levemos ao mundo esta esperança, pois ela não decepciona. Esta esperança não é em vão! Aleluia!
 


Autor(a): Cleiton Friedemann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Schroeder (SC)
Testamento: Novo / Livro: Coríntios I / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 14
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 56076
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: Não fiquem com medo, pois estou com vocês. Eu lhes dou forças e os ajudo.
Isaias 41.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br