Paróquia Schroeder

Sínodo Norte Catarinense



Rua Marechal Castelo Branco , 3339
CEP 89275-000 - Schroeder /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3374-1143 | (47) 9880-10009
ieclb.psch@netuno.com.br
ID: 220

O Senhor é a base firme que nos faz ficar de pé

Devocional Dominical - 07-02-2021

06/02/2021

O Senhor é a base firme que nos faz ficar de pé

Você já brincou com um “João-bobo”? Aquele boneco inflável que você pode bater, socar e derrubar e ele sempre de novo se levanta. O “funcionamento” desse brinquedo é absolutamente simples: um “corpo” leve com uma base maciça, pesada e arredondada. É justamente esta base que faz com que o boneco sempre de novo se coloque de pé, independente da quantidade de pancadas que levar. Eis aí uma boa sugestão para as crianças mais agitadas, que precisam descarregar a sua energia e sua força em algum lugar...
 Mas é um brinquedo que nos faz pensar na vida. As vezes também somos golpeados de todas as formas. São lutas, problemas, dificuldades, preocupações... as vezes é assim que quando um problema se resolve aparece outro. É uma pancada em cima da outra. É aí que precisamos ser semelhantes ao “João-bobo”: sempre de novo nos levantarmos. Mas, isso nós só conseguiremos fazer se tivermos uma base firme e sólida. Aí já te faço um questionamento: Qual é a base da tua vida? Ela te faz levantar depois dos nocautes?
 O texto bíblico de Isaías 40.25-31 é dirigido ao povo de Judá que se sente derrubado pelo desânimo e desesperançado após longos anos de cativeiro na Babilônia. Assim chegam a questionar a presença de Deus. Eles bem sabem que o cativeiro que estão sofrendo é uma consequência de sua desobediência e rebeldia contra Deus. Por isso sentem a agonia de ficarem longe de Deus e longe de tudo o que lhes é precioso.
“Levantem os olhos para o alto e vejam.” diz o Senhor. É assim que quando estamos desanimados e desesperançosos ficamos cabisbaixos e olhamos apenas para baixo, para os nossos próprios problemas, para os nossos tropeços. Então Deus nos chama a olhar para cima, pois é dele que vem as forças que precisamos para continuar. É ele quem fortalece ao cansado. É ele quem renova a força aos fracos.
Querido irmão. Eu não sei o que tem tentado te derrubar: cansaço; desânimo; a perda de um familiar; problemas de saúde; apertos financeiros. Há muitas coisas que podem nos golpear. Realmente eu não sei qual é a situação em que você se encontra. Mas eu sei que para que você possa se levantar é necessário que tenhas uma base firme, sólida, segura. Esta base é Deus. Somente Deus. Ele é o único que pode nos colocar de pé novamente, mesmo que problemas e dificuldades venham a nos derrubar. Nem sempre conseguiremos nos levantar imediatamente, como o “João-bobo”. As vezes levamos algum tempo para nos recuperarmos. Precisamos lembrar das palavras do versículo 31 que nos diz: “mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças.” Esperar no Senhor. É o que precisamos aprender, sobretudo em tempos imediatistas.
Pode ser que Deus resolva os nossos problemas, mas, também pode ser que não. Todavia, o que é certo é que ele sempre de novo nos dá forças para nos colocarmos de pé. Deferente de nós, Deus não se cansa nem fica exausto. Ele está pronto para nos socorrer. Até mesmo ofereceu o seu filho, Jesus Cristo, que veio ao mundo, foi golpeado com a morte na cruz, mas, no terceiro dia, foi levantado dentre os mortos e vive para todo o sempre. Este Deus que nos deu a salvação em Cristo, também nos renova as forças para que possamos nos colocar de pé e até mais do que isso: por meio dele, alcançar as alturas.
Deixe Deus ser a base de sua vida. Ele te fortalecerá e te levantará sempre que o mundo tentar te derrubar. Amém.
 


Autor(a): Cleiton Friedemann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Schroeder (SC)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 40 / Versículo Inicial: 25 / Versículo Final: 31
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61055
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br