Cuidado com a Criação



ID: 2691

Deus nas mudanças climáticas?

21/08/2020

 

Algumas pessoas percebem as mudanças climáticas como se Deus tivesse saído de cena, tivesse sido empurrado para a margem pela atividade humana, deixando de ser ativo no cosmo. Mas para as pessoas de fé, as grandes realidades globais e cósmicas da mudança climática precisam ser consideradas à luz da reflexão sobre como entendemos Deus, a criação e a humanidade.

Em muitas passagens bíblicas, fenômenos naturais, como os que ocorrem atualmente em termos de mudança climática provocada pelos homens, eram atribuídas a Deus. Pessoas em muitos lugares da terra ainda creem isso hoje. Deus tem sido considerado o agente causador de enchentes, tormentas, secas e de outras calamidades naturais locais e globais. As pessoas veem o que está acontecendo como sendo ação de Deus, e perguntam: por quê?

Ao longo da história e sob crenças as mais diversas, desastres relacionados com o tempo muitas vezes têm sido considerados atos de Deus. Quando ocorrem os efeitos destrutivos das mudanças climáticas, há pessoas que logo reagem dizendo: Deus deve estar punindo a gente - e neste sentido interpretam determinadas passagens bíblicas. As pessoas são aconselhadas a simplesmente esperarem e aguentarem o juízo de Deus, ao invés de fazerem algo para mudar no que é considerado como sendo determinado por Deus e, assim, inevitável.

Como pessoas crentes sustentamos que Deus, de alguma forma, está envolvido nas mudanças climáticas - especialmente para nos acordar para a urgência do que está acontecendo - mas não podemos atribuir mudanças climáticas somente a atos de Deus. Também devemos voltar-nos para a ciência, pela qual aprendemos a ver mais profundamente e com maior respeito o que Deus criou.

Muitos dos problemas relacionados com mudanças climáticas surgiram pela forma como os seres humanos abusaram daquilo que Deus criou para o bem de todas as criaturas. Desde há muito tempo a igreja ensinou que devemos ser bons administradores e cuidadores do que Deus tem dado, e ela deve continuar ensinando isso. Mas o desafio vai muito além.

Em grande escala, muitos aspectos globais da crise do clima em mudança surgiram pela forma como entendimentos inter-relacionados sobre Deus, a criação e os seres humanos influenciaram e cunharam profundamente as modernas sociedades, instituições e estilos de vida. Essas interpretações foram legadas através de séculos de dou- trina eclesiástica, a qual, por exemplo, separava a natureza da graça.

O pensamento ocidental, que tendia a separar os seres humanos do restante da criação, contribuiu para o surgimento da industrialização e do capitalismo. E tais desenvolvimentos, por sua vez, se espalharam mundo afora. Durante séculos, aqueles pressupostos e as práticas deles decorrentes contribuíram cumulativamente, e agora desastrosamente, para as mudanças climáticas, que ameaçam seriamente o futuro da vida no planeta como a conhecemos. O efeito da mudança do clima é semelhante ao da fome - ela enfraquece, fere, e mesmo que não seja a única causa de morte, empurra a gente para essa direção.

A mudança climática está provocando a necessidade de alterações em algumas crenças a respeito do clima que por muito tempo eram tidas como naturais e tranquilas.

Mudanças climáticas podem literalmente estar derretendo icebergs, mas também revelam icebergs metafóricos de como Deus, os seres humanos e o restante da criação têm sido conceituados de forma que contribuem para a destruição e as injustiças que escalaram durante o regime atualmente predominante de mudança do clima.


Autoria:
Federação Luterana Mundial
God, Creation and Climate Change. A resource for reflection and discussion.
2009
IELCB - Portal Luteranos
Deus, Criação e Mudanças Climáticas -Subsídios para reflexão e debate
https://www.luteranos.com.br/conteudo/deus-criacao-e-mudancas-climaticas
2010

Sugerido por:
Cat. Mariane Noely Bail da Cruz
Membro Titular do Conselho Fiscal do Instituto Luterano Campos Verdejantes
Membro da Comissão de Comunicação do Instituto Luterano Campos Verdejantes
Membro Titular do Conselho Tutelar de Rio Negrinho
reside em Rio Negrinho - Santa Catarina
Sínodo Norte Catarinense
 


Autor(a): Federação Luterana Mundial
Âmbito: IECLB
Área: Sustentabilidade / Nível: Sustentabilidade - Justiça socioambiental / Organismo: Instituto Luterano Campos Verdejantes
Título da publicação: Deus, Criação e Mudanças Climáticas -Subsídios para reflexão e debate / Editora: IECLB / Ano: 2010
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 58452

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
João 8.12
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br